28/07/2006




Para a malta da minha geração, e não só, uma das séries-TV mais marcantes foi a americana Bonanza, que retratava o dia-a-dia de um clã masculino do Oeste Americano, portanto um filme de Cowboys, com todos os ingredientes característicos das séries de entretenimento familiar: aventura, acção, romance, suspense e comédia.
O cenário é o Rancho Ponderosa, uma enorme propriedade rural próxima das cidades de Virgínia City e Carson City, banhada a sul pelo Lago Tahoe, propriedade da família Cartwright, composta pelo chefe Ben Cartwrigth e seus filhos Adam, Hoss e Litle Joe.
Bem Cartwrigth representa o papel de um patriarca viúvo e os seus três filhos são meios irmãos entre si, portanto filhos de mães diferentes.
Na televisão portuguesa, tenho a ideia da série passar aos Sábados, de tarde, pelo que uma vez acabado o episódio, a malta ainda emocionada e com o bichinho da aventura, lá organizava um jogo de brincar aos Índios e Cowboys.
Ainda hoje recordamos a música tema de abertura que nos faz lembrar um rápido galope de cavalo.

Cada personagem tinha uma personalidade muito própria e intrínseca. Juntas vincavam fortemente todo o desenrolar dos episódios e da série: Bem Cartwright, o chefe, autoritário, ponderado, respeitado e respeitador, o elo de ligação entre toda a família; Adam, o mais velho, era uma espécie de esquecido, e nem sequer aparecia em todos os episódios, o que leva a supor que entre os quatro principais personagens, Adam era um papel secundário. Apesar disso era o que se assemelhava mais com o estilo do pai, sendo bastante calmo, ponderado e discreto, mas determinado quando necessário; Hoss, o gordo, com o seu característico chapéu alto, representava a força em detrimento da inteligência, sendo o bonacheirão, o desajeitado e o cómico, mas apesar disso, sempre com um bom coração e disposto a ajudar os familiares; Litle Joe, fazia sobretudo o papel do bonitão, o quebra-corações na cidade de Virgínia.

3 comentários:

  1. ...e aqui o "bonanza"!

    nós nao tinhamos televisao e só podia ver em casa duma vizinha, mas eram bons tempos esses!

    ResponderEliminar
  2. Bonanza Intriga em Ponderosa
    Caderneta completa com 176 cromos
    1.ª edição Outubro 1968
    Agência Portuguesa de Revistas
    Vendo jbinacio@clix.pt

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: