Os rebuçados do Dr. Bayard.
Quem não se lembra dos famosos rebuçados peitorais do Dr. Bayard, compostos por glucose, alteia e mel e xarope de plantas medicinais?
Desde os meus tempos de menino que me recordo destes saborosos rebuçados, tidos como milagrosos contra a tosse, rouquidão e em todas as afecções dos órgãos respiratórios.
Normalmente ao primeiro sintoma de uma destas mazelas, os rebuçados do Dr. Bayard surgiam logo em casa como o remédio mais à mão. Claro que normalmente os rebuçados não resolviam coisa alguma. Quando muito ajudavam a deteriorar os dentes, mas que eram gostosos, lá isso eram.
Actualmente a marca mantém-se, resistindo como um produto clássico, no que ajuda a manutenção da sua imagem de há muitos anos e muita gente continua a chupá-los, que mais não seja pelo seu agradável sabor.
A história tem origem no final dos anos 30, com Álvaro Matias, que conhecera um médico farmacêutico francês, o Dr. Bayard, fugido das provações da II Guerra, que antes de regressar a França, deixou a famosa receita ao amigo português, bem como os famosos desenhos de gente de todas as idades a tossir, bem como a assinatura que ainda hoje se mantém como logotipo da marca.
estes ainda andam por aí. conto com eles sempre que a garganta começa a arranhar. ainda agora comprei umas pastilhas xpto todas moderninhas na farmácia, já vou na segunda caixa e a garganta ainda nao voltou ao normal. lá terei de recorrer aos velhinhos e deliciosos rebuçados! :)
ResponderEliminar