19/05/2008

Fungágá da Bicharada

 

fungaga da bicharada

image

image

image

image 

O programa "Fungágá da Bicharada" estreou na RTP no longínquo ano de 1976, sendo apresentado, aos sábados, por Júlio Isidro, com José Barata-Moura, na altura com um aspecto de revolucionário, com cabelo e barba desgrenhadas, que era o autor e intérprete das famosas músicas, incluindo a do genérico.


Em cada programa, de forma divertida, era dado a conhecer um animal e armava-se um diálogo interessante entre o Tio Júlio e a criançada presente. Depois, o que marcava mesmo, era a musicazinha dedicada a esse mesmo animal, sempre com um nome divertido e que procurava caracterizar o bicho em destaque, interpretada pelo José Barata-Moura.


Recordo, de memória, que me pode atraiçoar, que mais tarde saíu o José Barata e entraram a Ana Mayer, a Cândida Branca-Flôr e o Carlos Alberto Moniz e Maria do Amparo. Esta dupla também compôs e interpretou muitas e lindas canções sobre a bicharada convidada semana após semana.
Para trás ficam músicas divertidas, como a “A sinfónica dos pinguins”, “Fernandol e Fernandel, os tigres do pincel”, “ O Mocho professor”, "O Porco Toneladas", "O Coelho Barafunda", "O Faisão Mestre Bento", "O Chimpanzé Barnabé", "Adriano Pelicano" e muitas outras.


o "Fungágá da Bicharada", na linha de muitos outros programas infantis da época, eram divertidos e acima de tudo instrutivos, o que, diga-se, nem sempre hoje acontece.


Foram tardes divertidas que hoje recordamos com saudade e nostalgia.

excerto 1

excerto 2

excerto 3

Fungágá da Bicharada

[refrão]
É o fungágá, fungágá da bicharada
É o fungágá, fungágá da bicharada
la la la la la la la la ra la la

Vamos falar de animais e de como eles são
Do piriquito do gato e do cão
E outros mais também virão
Talvez uma girafa um macaco ou um leão
[refrão]

Vamos todos aprender como vive a bicharada
O que é um cardume e uma manada
Vamos ver não tarda nada
Quem é que afinal tem a voz bem afinada
[refrão]

Vamos tambem descobrir uns amigos bestiais
Bem diferentes dos habituais
E vamos rir até não poder mais
Com as palhaçadas dos amigos animais
[refrão]

1 comentário:

  1. Quem diria que o José Barata Moura viria a ser reitor da Universidade de Lisboa

    Saiu há cerca de dois anos uma edição especial com os temas do JBM. O meu irmão conseguiu comprar a preço económico, tendo eu aproveitado para dar de prenda á minha afilhada

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: