Jogo do "Cantinho"

 

jogo do cantinho santa nostalgia

Nas poucas "horas mortas" da nossa infância, o jogo do "Cantinho" merecia-nos uma especial atenção, pela sua simplicidade e interesse. Era do gosto tanto de rapazes como de raparigas.

O jogo era disputado por dois jogadores: Um seria o "carpinteiro" e o outro o "pedreiro". Uma vez feita a escolha da profissão, o "pedreiro" apanhava do chão três pedrinhas, com tamanhos mais ou menos uniformes e o "carpinteiro" escolhia do mesmo modo três pauzinhos. Depois, no chão era desenhada uma grelha com quatro quadrados. O jogo iniciava com as pedrinhas dispostas horizontalmente na primeira linha e os pauzinhos distribuídos do mesmo modo mas na linha oposta. Por norma iniciava o "pedreiro". Depois da primeira partida iniciava o perdedor. Os jogadores íam mudando uma peça de cada vez, alternadamente, colocando-a em qualquer umas das inter-secções vazias das grelha. Ganhava a partida aquele que primeiro ocupasse com as suas peças uma linha horizontal, vertical ou diagonal.

No fundo, pelas suas características, o "Cantinho" pode considerar-se como uma variante do conhecido "jogo do galo" ou "jogo da velha".

Quando um jogador colocava as peças de modo a ficar com duas opções de completar a linha, dizia-se ter "jogo de duas maneiras". Dada a sua simplicidade, cada partida ganha resultava normalmente da distracção de um dos jogadores. Quando bem concentrados e analisando previamente os movimentos, o jogo decorria durante muito tempo sem que alguém levasse a melhor.

Hoje, está praticamente esquecido e já ninguém o joga, nem mesmo as crianças de agora o conhecerão. Faz, contudo, parte do património da nostalgia do nosso tempo de meninos.

Comentários

  1. Cá no Norte chamava-mos o jogo do simplesmente do jogo dos pedreiros e dos carpinteiros.
    Não é para me gabar, mas era um campeão.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Eu jogava muito frequentemente este jogo na praia... sou do norte e denominava por jogo do cantinho e não por jogo dos pedreiros e dos carpinteiros! Mas fiquei a aprender mais umas coisitas! Estamos sempre a aprender... :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF