04/05/2008

Munique 74 - Campeonato do Mundo de Futebol - Alemanha 1974

 

mundial 74 santa nostalgia

mundial 74 alemanha santa nostalgia

O Euro 2008 (Campeonato Europeu de Futebol, entre selecções) está a escassos dois meses do seu início. A respectiva edição terá lugar na Suiça e na Áustria, sucedendo esta dupla de países a Portugal, que organizou o evento em 2004.


Para além de toda a importância desportiva, com paralelo apenas no Campeonato do Mundo, também em futebol, e nos Jogos Olímpicos, este evento gera todo um potencial de interesses ao nível da televisão, imprensa em geral e indústria de marketing. Neste particular, a Panini, editora multinacional e líder no mercado de cromos, já produziu a sua caderneta dedicada ao Euro 2008, estando a mesma a ser comercializada em toda a Europa. Como não podia deixar de ser, como antigo coleccionador de cromos, já tenho a minha caderneta completa, a exemplo do que havia acontecido com as edições relativas ao Euro 2004, e Mundial 2006 e anteriores.

Fazendo uma viagem às minhas memórias, a minha primeira colecção de cromos a nível de selecções, foi a referente ao Mundial de 74, realizado na Alemanha (então Alemanha Ocidental).
A caderneta em causa designa-se de Munique 74, o que não deixa de ser uma opção esquisita já que o Campeonato do Mundo decorreu em várias cidades e não apenas em Munique. Talvez influência dos Jogos Olímpicos de Munique, que haviam decorrido nessa cidade dois anos antes.

A caderneta "Munique 74" é uma edição da Ediguia, com distribuição da Regimprensa, sob licença da AGEDI, com um formato de 240 x 340 mm. A colecção é composta por 256 cromos, 16 por cada uma das 16 selecções presentes, que foram as seguintes: Grupo I: Chile, Alemanha Ocidental, Alemanha Oriental e Austrália; grupo II: Jugoslávia, Brasil, Zaire e Escócia; Grupo III: Holanda, Uruguai e Suécia; Grupo IV: Haiti, Itália, Polónia e Argentina.
O título viria a ser conseguido pela selecção da casa vencendo na final a Holanda (cuja selecção ficou então conhecida por "laranja mecânica") por 2-1.

Ainda como curiosidade, a mesma ilustração da capa viria a ser adoptada também na capa da caderneta referente à edição seguinte, Argentina 78, uma edição do Clube do Cromo, caderneta de que falaremos noutra oportunidade.


Das edições do Campeonao do Mundo em Futebol, o Alemanha 74 foi aquela a que primeiro assisti pela televisão. Antes já tinha ouvido falar do Mundial 70, no México, mas não me recordo de ter visto algum encontro pela televisão.

2 comentários:

  1. Tal como tu, também foi o primeiro campeonato do mundo, que me lembro de ver na televisão.
    Que grande futebol praticava a "laranja mecânica", mas como frequentemente acontece, o mais bonito futebol, não ganha. No entanto, a RFA, também tinha uma grande equipa e o seu natural pragmatismo. Como disse uma vez Voghts, quando a Alemanha joga bem ganha, quando joga mal, também ganha.

    ResponderEliminar
  2. El futbol es un deporte en el que 11 jugadores juegan contra otros once y siempre gana Alemania (Gary Lineker dixit)

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: