Os Pequenos Vagabundos


os pequenos vagabundos

marion des neiges

Das muitas séries de TV que passaram nos idos anos de 70 - tão caros à nossa infância de quarentões - não resisto a trazer à memória “Os Pequenos Vagabundos” (Les Galapiats, no original). A série foi repetida pela RTP no início dos anos 80.
Como série, até foi pouco extensa (apenas 8 episódios de cerca de 30 minutos cada), mas deixou marcas indeléveis no espírito aventureiro das crianças da altura, até porque cada episódio era a continuação do anterior, pelo que o suspense deixava marcas durante toda a semana.

A forte memória sobre Os Pequenos Vagabundos prevalece desde logo porque os heróis eram um grupo de crianças e jovens adolescentes, com os quais cada um de nós se identificava e personalizava de acordo com os seus sonhos, mas também pela envolvência e cenário da história. Como sinopse, importa lembrar aos mais esquecidos, que a aventura decorreu num campo de férias, onde um grupo de amigos partiu à aventura da busca de um tesouro perdido da antiga ordem dos Templários. O Castelo Sem Nome, imponente e deslumbrante na sua silhueta medieval, emprestou a toda a série um ambiente de mistério, segredos, perigos e coragem. Para apimentar a aventura, o grupo de amigos teve que lidar com um perigoso grupo de bandidos que haviam realizado um assalto a uma carrinha carregada de ouro, raptando a filha do condutor. Como convém, no final os criminosos foram derrotados e os jovens heróis foram os vencedores.

Quem não se lembra das fantásticas cenas da integração de Lean Loup no grupo, a escalada à torre do castelo, o percurso na gruta, o esconderijo dentro de uma armadura de cavaleiro, em plena reunião da quadrilha de ladrões e outras incríveis passagens, repletas de acção e suspense? A abertura da série e a sua inconfundível música, ainda prevalecem nas nossas profundas memórias, mas simultaneamente tão à superfície da alma e próximas como se tudo acontecesse ontem.
Apesar da série ter passado na RTP a preto e branco, tornou deveras coloridos os sonhos e fantasias de muitas crianças do nosso tempo.
Recordo-me que toda a rapaziada ficou apaixonada pela doce Marion-des-Neiges e nas diversas brincadeiras fingiam ser o Jean Loup ou Bruno, o Cowboy.

Hoje sabemos que a série foi uma co-produção da RTB da Bélgica, com outras televisões de outros países, ORTF-França, SSR-Suiça, SRC-Canadá, tendo sido rodada em 1969, com a novidade de então, ser já produzida a cores. Para além de Portugal, a aventura dos Pequenos Vagabundos foi um êxito de popularidade em muitos países.
A série foi captada em Stavelot, na Bélgica e as inolvidáveis cenas  foram rodadas no castelo de Beersel e as interiores no castelo de Velves.

O principal elenco: Philippe Normand (Jean-Loup), Marc di Napoli (Bruno, o "Cow-Boy"), Beatrice Marcillac (Marion-des-Neiges), Thierry Bourdon (Patrick), Jean-Louis Blum (Byloke), François Mel (Lustucru), Realizou Pierre Gaspard-Huit. Curiosamente, apesar de algumas experiências posteriores noutros filmes de alguns dos intérpretes, nomeadamente Marc di Napoli (que também participou na série igualmente popular, "Dois Anos de Férias") e Philipe Normand, a verdade é que todos tiveram carreiras discretas e pouco popularizadas. A loura Marion des Neiges, até há pouco tempo era uma discreta agente imobiliária. No entanto, para a geração dos da minha infância, prevalecem quase imortalmente como os famosos e aventureiros Pequenos Vagabundos.


Comentários

  1. Caro autor, descobri muito recentemente este blogue, que tenho consultado com alguma regularidade. Desde já as minhas felicitações pela iniciativa! Sou de uma geração ligeiramente mais nova, mas que também sente nostalgia ao descobrir esta compilação. É já um blogue interessante e espero dentro em breve escrever um "post" exclusivo à "Santa Nostalgia" em:
    LINKS INTERESSANTES
    http://linksinteressantes.blogspot.com/

    Cumprimentos e até breve!

    ResponderEliminar
  2. Existia um grupo no YAHOO com algum interesse

    http://groups.yahoo.com/group/galapiats/messages

    Contudo tem estado inactivo (e foi invadido por mensagens XXX)

    Alguns links referenciados:

    http://kidlogis.com/galapiats/

    http://misteriojuvenil.com/forum/viewforum.php?f=10

    http://www.yamatovideo.com/it/magazine/archives/2004-09/0750152077525854/0099538501817733/

    http://www.laptopgalore.info

    Apenas vi há cerca de um ano (em DVD). O primeiro episódio foi espectacular, mas a série foi perdendo alguma qualidade (sobretudo quando começou a história do rapto da menina inglesa pois perdeu-se aquele toque de mistério que tão bem caracterizava a série)

    ResponderEliminar
  3. não conheço o autor do blog, mas sinto já uma grande cumplicidade pela forma como fala dos "vagabundos". recordar a série provoca um sentimento muito especial que não vale a pena descrever, pois quem viu, sente.
    também não adianta referir o que é bom ou menos bom, tecnicamente falando, porque não é isso de todo que está em causa.

    ResponderEliminar
  4. Isabel,
    obrigado por partilhar o mesmo interesse e nostalgia.
    Seja bem vinda e passe por cá mais vezes.

    ResponderEliminar
  5. Os Pequenos Vagabundos são sem dúvida um marco, não só na nossa infância, mas, atrevo-me a dizer, e por mim falo, um marco na nossa educação, na nossa maneira de ser!! Eles, e outras pérolas desse tempo, como os desenhos animados Vickie ou a série Pippi das Meias Altas, penso terem ajudado a formar o meu carácter, e ainda hoje recordo com emoção esses tempos de ingenuidade e felicidade.

    ResponderEliminar
  6. bem haja, sou fã dos pequenos vagabundos, influenciou sem dúvida a minha formação, não me canso de pesquisar sobre esta série que guardo até a musica me faz voltar á ápoca.É optimo partilhar estas nostalgias que influenciaram a nossageração. Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Meus caros
    Ontem recordando com uma conhecida os meus tempos da adolescência ( tenho 48 Anos ) por sinal muito felizes, onde nos fomos lembrar dos filmes e banda desenhada que nos fizeram sonhar, e como não podia deixar de ser: Serie preferida Os pequenos Vagabundos, banda Desenhada VicKie ( Vou contar-vos um segredo até tinha um fio com a cara do Vickie ) Marco, a Pipi sem duvida espectacular e Heidi lindo... que saudades Deus meu, como estou nostálgica, sou tão saudosista...Até breve e desculpem qualquer coisinha ( Onde é que eu já ouvi isto? )

    ResponderEliminar
  8. Santa Nostalgia...obrigado por este blog. Também eu fui menino nesses tempos saudosos. Sonhávamos acordados, era maravilhoso. Saúde e o melhor para todos.

    ResponderEliminar
  9. Como é que eu posso rever os epísódios todos?
    Gostaria que me respondessem. luismanuel1@sapo.pt
    Não encontrei à venda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei na Fnac se quiser eu posso indicar!!!!

      Eliminar
  10. Olá que saudades... daqueles tempos da contagem de tempo até ao práoximo episódio. Revi uma data de vezes hoje aos 51 recordo com enorme nostalgia.... O tempo não volta para trás. Se alguém tiver em formato mp3 o generico agradecia.
    Bem hajam

    ResponderEliminar
  11. Pois, também tenho muitas saudades dos pequenos vagabundos. Tendo neste momento 47 anos pertenço à geração que após ver a série íamos fazer um lanche metiamo-lo numa mochila e rumávamos ao campo mais próximo tentando recrear as aventuras e os heróis de que tanto gostávamos. Não tínhamos castelos nem bandidos mas conseguíamos imaginá-los :)
    Foi uma série que nunca esqueci, nem a banda sonora! Obrigado pelo avivar da minha memória.

    Maria Tavares

    ResponderEliminar
  12. Claro,também tenho o prazer de dizer que sou da geração televisiva dos que têm quarenta e muitos. Descobri este blog quando procurava outra série que se devem lembrar "A Flecha Negra". Tivemos a sorte de assistir a muitas series e programas televisivos de onde se podia extrair alguma coisa positiva para a formação de cada um, além do entretenimento como é lógico.
    É com alguma mágoa que por exemplo hoje, neste momento, me encontro na net. Isto devido ao tipo programação dos canais públicos, pois estão a ser transmitido programas que eu simplesmente me recuso a assistir e aconselho os meus filhos a fazerem o mesmo pois são maus demais para ser verdade. Tenho pena que os jovens de hoje, nos quais incluo os meus filhos, não tenham a sorte que nós tivemos.
    Um abraço
    Abílio Sousa

    ResponderEliminar
  13. Fenomenal.Sou um quarentão á beira dos 50. Até estou arrepiado. Há imenso tempo que procurava algo sobre os "Pequenos Vagabundos". De facto esta série fez parte do meu imaginário de adolescente. As brincadeiras que fiz por causa do filme. Não me esqueço das sensações por causa da Marion. Parece que h+a por aí um CD da série. Alguém pode informar sobre o assunto? Ha ... mil obrigados pelo blog.

    ResponderEliminar
  14. Bem...pequenos vagabundos, os cinco (qual "uma aventura"), pipi, planeta dos macacos, espaço 1999, caminho das estrelas, robin dos bosques, galáctica, buck rogers, flecha negra, gente do amanha, tarzan, pedras brancas, os quatro blindados e o seu cão, bonanza, continuo?
    Todos estes filmes e séries nos trazem muitas saudades do nosso tempo de criança, o tempo em ficávamos a brincar na rua até tarde durante os longos Verões, o tempo em tomávamos banho no rio e quando chegávamos a casa levávamos uma tareia, o tempo em que ía-mos para os montes viver as aventuras das séries...enfim, bem haja o autor deste blog.
    abraço a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora mas que rico ramalhete. Agora "Os quatro do blindado e o seu cão", ui já pensava que só morava no meu imaginário. Bem lembrado. Obrigado! Parabéns pelo blog.

      Eliminar
  15. Ola a todos quantos estao neste espirito . Subscrevo tudo o que esta q acima ... hoje com 45 anos , revi com enorme prazer imagens e musica dos pequenos vagabundos . ha ja algum tempo que procurava informação sobre eles . Parabens ao site .
    P.f. podem-me informar onde posso ver/obter os episodios , ou a serie ?? ja andei a procura e nao encontro ... desde ja muito obrigado .
    arlindolopes7@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. Que espetáculo. E eu que andava a pensar nesta séria "Os pequenos vagabundos" e agora por casualidade vi este blogue. Realmente só a geração dos 40 sabe o que é a nostalgia deste tipode sérias. Para além desta temos outras tantas, como o Verão Azul, A Heidi, O Marco, Espaço 1999, e mais uma squantas, que nos deixam mesmo a pensar naquele tempo já ido.
    Bem hajam aqueles a quem este tempo diz algo.

    ResponderEliminar
  17. Fernando Avelino25/06/13, 17:09

    os pequenos bagabundos,me fizeram ter infánçia fenomenal.

    ResponderEliminar
  18. Ai a Marion-des-Neiges o meu primeiro amor :)

    ResponderEliminar
  19. Não resisto a deixar também aqui os meus comentários. Parabéns ao blog.Quando a nostalgia nos assalta até os olhos ficam humideficados. Estou nos 53 anos e gosto de dizer que sou dos maravilhosos anos 70. Os pequenos vagabundos eram da minha idade....gostava muito de Lancer ( Ranch L) ; os invasores; Kung - fu e tantas outras. Recorde-me de ouvir o relato foot ao domingo à tarde. Ver todos os dias no jornal de noticias a classificação da volta à França/Portugal. Livramento e Chana, Yazalde José Cid ouf ...

    ResponderEliminar
  20. Ando à procura de uma serie americana dos finais de 70 principio dos anos 80, que se chamava "Jovens Rebeldes" ainda a preto e branco, mas que me ensinaram muito da historia americana... gostava de rever

    ResponderEliminar
  21. Sobre os "Jovens Rebeldes":

    http://www.tvsinopse.kinghost.net/m/missao-heroica.htm

    ResponderEliminar
  22. https://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/medricas-nao-entra-1744574?frm=ult

    http://www.publico.pt/uma-serie-na-memoria

    ResponderEliminar
  23. Olá
    Grata por estas partilhas.
    Ando à procura de uma série e não encontro. A minha memória é de uns miúdos que tinham um "clube", (acho) e encontravam-se dentro de um autocarro de 2 andares abandonado. Tenho ideia de se chamar "Os 7 no autocarro", mas posso estar a fazer confusão.
    Alguém se lembra?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF