22/06/2008

Caderneta de cromos - Génios da Bola - 78/79

 

santa nostalgia - genios da bola capa

"Génios da Bola" - Época: 78/79
Edição: Acrópole
Formato: 230 x 320 mm - 255 cromos - Cada equipa é formada por 15 cromos. Para além das 17 equipas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, inclui ainda um conjunto de cromos designados de Selecção da UEFA, integrados num concurso onde o objectivo era acertar no nomes dos respectivos cromos, não identificados.

Sempre gostei de caricaturas pelo que os cromos de jogadores de futebol com esta técnica estão entre os meus preferidos. Felizmente em Portugal sempre houve bons mestres de caricaturas desportivas, dos quais destaco o saudoso Francisco Zambujal.

Esta caderneta "Génios da Bola", é uma das emblemáticas colecções de cromos de futebol, sendo desenhada pelo também excelente caricaturista Juvenal, com o seu elegante traço, com um estilo muito próprio e inconfundível, que aprendi a gostar do jornal "O Norte Desportivo", para onde desenhava, nos anos de 70.

É uma caderneta interessante e que deve fazer parte do lote de um qualquer bom coleccionador. Por outro lado, é das boas cadernetas no estilo de caricaturas, figurando ao lado das populares colecções do género como a "Caricaturas de Futebol da 1ª Divisão - 1976/1977", da Sorcácius e da "Arte e Futebol" - 1979/1980, da Mabilgráfica (esta com caricaturas de Francisco Zambujal).

santa nostalgia - genios da bola benfica

santa nostalgia - genios da bola fc porto

santa nostalgia - genios da bola fc porto

santa nostalgia - cromo toni

santa nostalgia - cromo manuel fernandes

santa nostalgia - cromo jordao

santa nostalgia - cromo gomes

santa nostalgia - cromo costa

santa nostalgia - cromo chalana

1 comentário:

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: