18/06/2008

- "Quem sóis Vós, Senhor?" - Catecismo do 1º ano - Iniciação

 

santa nostalgia catecismo a1

Este catecismo foi posto em circulação em 1971, patrocinado pela Comissão Episcopal da Educação Cristã e pelo Secretariado Nacional da Catequese, numa fase experimental, com o propósito de colher sugestões de párocos, pais e catequistas. Depois disso consolidou-se e continuou a ser utilizado durante vários anos incluindo os anos 80. A edição que possuo e da qual extraí as ilustrações deste post é de 1987.

Trata-se de um catecismo que graficamente rompia com as características mais realistas da anterior série do Catecismo Nacional, em uso nos anos 50 e 60, do qual falaremos em próxima oportunidade. Por conseguinte as ilustrações ocupam um maior espaço, bastante coloridas e de traço mais estilizado. Os textos também são mais resumidos, confinando-se a frases curtas e objectivas, quase sempre extraídas da Bíblia e do Evangelho. Como quase todos os catecismos do 1º ano dá forte ênfase às principais etapas da vida de Cristo, tal como a Anunciação, Natividade, Paixão e Ressureição.

É composto por 24 lições e comporta ainda as principais orações como o Benzer, o Pai-Nosso, Avé-Maria, Oração da manhã, Oração da Noite e o Acto de Contricção.

Formato: 117 x 168 mm - 64 páginas. Não tem indicação do ilustrador.

É um catecismo muito bonito e que certamente faz parte da memória de tantos portugueses que na época frequentaram a catequese católica.

santa nostalgia catecismo a1 6

santa nostalgia catecismo a1 5

santa nostalgia catecismo a1 4

santa nostalgia catecismo a1 2

santa nostalgia catecismo a1 3

santa nostalgia catecismo a1 7

santa nostalgia catecismo a1 8

santa nostalgia catecismo a1 9

santa nostalgia catecismo a1 10

2 comentários:

  1. eu tenho livros de catecismo desde os anos 40 =) e alguns são muito interessantes. este parece já um pouco adaptado à actualidade. Se quiser posso passar-lhe imagens dos meus livros =)
    ivone recordarviver@sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Ivone,
    obrigado pelo comentário.
    Quanto às imagens, certamente que sim. Ficar-lhe-ía agradecido.
    Já lhe enviei mensagem por email.

    Santa Nostalgia

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: