Fiat 127




Com toda a legitimidade de um quarentão, é claro que tenho fortes recordações de diversos modelos de automóveis dos anos 60, 70 e 80 e que actualmente já são autênticos clássicos. Hoje, porém, trago à memória o Fiat 127.
Este clássico modelo da fabricante italiana, tornou-se entre nós um carro muito popular, graças às suas elegantes linhas, a que hoje se classificariam como desportivas e à sua fácil condução. Em termos económicos, como a maior parte dos modelos da Fiat, tinham preços relativamente acessíveis, mesmo no contexto das dificuldades da altura, até porque comprar um carro, caro ou barato, era um luxo ao alcance de poucos. A solução era mesmo comprar como usado, por vezes depois de já ter passado pelas mãos de meia dúzia de proprietários.

Um dos motivos que lembro o Fiat 127, é que foi precisamente o primeiro carro que conduzi depois de obtida a carta de condução. Pertencia ao meu irmão mais velho, sempre bem estimado, e com alguns extras que lhe reforçavam a pinta de um desportivo. Era azul escuro, tinha um airlon traseiro, um volante pequeno e revestido a couro, faróis de nevoeiro, uma excelente aparelhagem de som, com colunas Pioneer e equalizador. Uma bomba. Infelizmente para mim e felizmente para o seu proprietário, apenas fiz uma viagem, pois, novato como era, esqueci de baixar totalmente o travão de mão e ao fim de poucos quilómetros o carro já estava todo envolvido em fumo que saía dos tambores das rodas.
Seja como for, o Fiat 127 será sempre um dos carros a quem devo algumas memórias do meu passado e sem dúvida de muitos portugueses.

- Mais sobre o Fiat 127

Comentários

  1. O Fiat 127, também foi o primeiro carro que conduzi depois de ter tirado a carta de condução. Foi com ele que aprendi verdadeiramente a conduzir. Foi com muita mágoa que me desfiz dele, acabei por adquirir outro Fiat, desta vez o "novíssimo" Uno.Mais uma vez estabeleci laços fortes com este modelo o qual conduzi durante 18 anos.

    ResponderEliminar
  2. Se alguém estivesse um Fiat 127 para venda em que estado estivesse estou interessado.
    João Guerreiro 924017239

    ResponderEliminar
  3. No brasil era chamado de fiat 147 e era muito mais bonito que esse aí http://www.pastorecc.com.br/veiculo/147-cl

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF