Tempo da tropa

 

tropa

Quem não se recorda do seu tempo de tropa?


Com o fim do serviço militar obrigatório a tropa tornou-se mais uma saída profissional do que propriamente uma forma de servir a Pátria. Depois, há que dizê-lo, quem é que sentia realmente esse sentido do dever, quando por ali andavam obrigados e arrastados das suas casas, familiares e amigos, principalmente no tempo da tropa a sério, em plena Guerra do Ultramar, nas suas diversas frentes.


Seja como for, não pretendo aqui fazer um exercício sobre a tropa, o serviço militar, nem debater os seus contextos históricos e sociais. Pretendo apenas recordar o tempo de tropa, pura e simples, e se possível trazer à baila as melhores lembranças, aqueles momentos que jamais esqueceremos e agora nos fazem sorrir com saudade e até mesmo, estou certo que na maioria dos casos, em desejar voltar a esse tempo e a essa experiência.


No meu caso, passei pela tropa já depois de assentes as poeiras decorrentes da revolução do 25 de Abril de 1974, portanto já sem o pesadelo e o estigma da Guerra no Ultramar.
Quiz o destino ou o acaso, ou outras coincidências, que prestasse o serviço militar durante dois anos, completos, ao serviço do ramo da Marinha de Guerra Portuguesa.


Iniciei o serviço militar na Escola de Alunos Marinheiros, em Vila Franca de Xira, mesmo na borda do Tejo, seguindo, depois de concluída a instrução básica, até ao Alfeite, mais concretamente para a Escola de Comunicações, no complexo da Marinha, frequentando o respectivo curso na especialidade de Operador Táctico.


Durante todo este percurso de dois anos passei pelos postos de segundo grumete recruta, segundo grumete, primeiro grumete e segundo marinheiro. Tenho ideia de que o posto de primeiro marinheiro era para quem decidisse permanecer no quadros depois do serviço militar obrigatório, podendo depois concorrer ao posto de cabo e por aí fora.

Durante o último ano, já com o curso, estive de serviço no Centro de Telecomunicações, no Comando Naval do Continente, na Base Naval de Lisboa, sediada no Alfeite, onde fazia parte de uma das três divisões que asseguravam um serviço permanente 24 horas por dia.

Foi assim um tempo que hoje recordo, com uma mistura de sentimentos, desde lembranças de bons momentos, que foram muitos, mas também de dificuldades, responsabilidades e até coisas negativas, desde logo pela suspensão da vida activa que a tropa representava.


Pelo meio recordo todos os episódios durante a recruta, durante o curso e mesmo durante o serviço final, nomeadamente os vários turnos durante a madrugada. Também lembro as intermináveis viagens de combóio, pela madrugada fora, com paragens em todas as estações e apeadeiros, em jornadas que demoravam seis e sete horas.
Recordo os episódios na caserna, com a cama feita à espanhola, açúcar nos lenções e as peripécias no refeitório e nas saídas e escapadelas às meninas do Intendente, em Lisboa. Também me lembro de ter que decorar os postos, as bandeiras do Código Internacional de Sinais, e aprender os nós-de-marinheiro.

Também não esqueço, porque foi uma das bases do meu curso, a aprendizagem do código morse na especialidade de luzes. Cheguei mesmo a ganhar medalhas, tanto na categoria de transmissão como recepção.

Inesquecível as inúmeras vezes que subia as dezenas de degraus de acesso à torre central na Base Naval, ao nascer e ao pôr-do-sol para içar a bandeira (tenho ideia de que se chamava preparativa), pondo em sentido todas as guarnições ali acostadas. Pelo meio recusei a oportunidade de embarcar no emblemático Navio Escola Sagres, por troca com um colega. Não há nada como ter os pés firmes em terra.

Não posso também esquecer os vários amigos que fiz, provenientes de vários locais do nosso país, desde o Algarve até ao Minho.
Como vêem, até a tropa pode ser sinónimo de recordações e nostalgias. Quem as não tem?

escola de alunos marinheiros vila franca

- Vista aérea da Escola de Alunos Marinheiros, em Vila Franca de Xira, onde realizei a recruta. Lá está, junto à parada, o edifício da minha caserna.

tropa 2

- Vista aérea do complexo de escolas da Marinha de Guerra Portuguesa, no Alfeite. Lá está a Escola de Comunicações, a parada, as casernas e o refeitório. Ah, e o Tejo.

Comentários

  1. Se me permite participar no seu blog, eu também estive na Marinha, fiz a recruta em 1981 (Junho)6ª Companhia.
    Depois fui da classe L.
    Os maus momentos para mim foram fazer a faxina no refeitório, que na altura era obrigatório para as praças.
    Então o refeitório da Base era qualquer coisa de surreal.

    Bem Haja
    Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Paulo eu sou da 2ª de 1980 2503/80 e estive em serviço precisamente na nossa escola de Abastecimentos,
      Abraço,
      Couto
      Espinho

      Eliminar
    2. alguém da 3 incorporacáo de 80, quinta companhia. 314080- carvalho.. fotos..

      Eliminar
    3. Meus caros camaradas, o único meio para chegarem onde pretendem é criarem uma página no Facebook. Depois procurem os diversos grupos que existem, se não encontrarem . Pedem adesão aos Filhos da Escola e ai publiquem o que procuram. Saudações navais.

      Eliminar
    4. Alguém perguntou por marinheiros de 80 🙂aqui está.
      Um 3096 80 - 3a

      Eliminar
  2. Encontrei este blog por acaso. É um excelente blog. Tambem estive na marinha (10ª comp. 1984). Belos tempos. Estes ultimos anos temos feito almoços convivios com o pessoal da 10ª. É sempre bom recordar tempos passados.
    Parabens pelo blog.

    Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, eu ingressei na 2ª de 84, na 10ª Companhia, com os Cabos FZ Teiga, e Caetano. Era o numero, 2793/84, conhecido pelo Pontinha.
      Mais tarde fiz o curso L, e embarqwuei na NRP Magalhães Corrêa

      Eliminar
    2. Era da tua companhia 2761/84 Carlos Moreira (Carnaxide). Abraco. Se houser the algum almoco ou encontro 925728874. (Destacado messe cascais )

      Eliminar
    3. Amigo Carlos, nunca soube de nenhum encontro entre os nossos camaradas. Tenho o contacto de 2 camaradas, mas mais nada.
      Posso ser contactado pelo numero 936300074.
      Por agora estou em Inglaterra, mas conto ir a portugal em janeiro.
      Mas tenho esse número activo. Alguma coisa entra em contacto sff.
      obrigado
      um abraço
      Vítor Santos

      Eliminar
    4. Camaradas Carlos e Nuno, vão ao Facebook ao grupo Filhos da Escola e pedem para aderir. E só depois publiquem o que procuram. Antes verifiquem se já existe algum grupo formado, boa sorte. Saudações navais.

      Eliminar
  3. Encontrei este blog enquanto procurava informaçoes de antigos conpanheiros de tropa.
    Estive na Marinha,(passei por vila franca de xira e pelo alfeite) na 2º companhia da 2º incorporaçao de 1984. Apos o curso TFD completei o resto do percurso militar na escola naval do alfeite.
    Aproveito desde ja para pedir a quem possa ter sido meu companheiro de recruta e de escola naval para me contactar para o seguinte numero: 919990955 ou para o mail: autocostavelha@sapo.pt.

    com cumprimentos,

    Carneiro (Paços de Ferreira)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo eu fui da 3.ª incorporação c/ n.º 307084 1.ª companhia,especialidade TFH,nunca nos conhecemos, mas talvez nos chegassemos a cruzar na parada, na escola de curso de taifa VFX, ou na vedeta que nos transportava desde a doca da marinha ao alfeite.
      Tenho no entanto um amigo cuja especialidade era a de artilheiro e que prestou serviço na base naval e era tal como ambos do ano 84, seu nome é Fernando, não sei se por nome ou por especialidade lhe diz algo, mas é quem me recordo ter servido até ao fim nessa unidade.
      Pensando ter cumprido o dever de ajudar me despeço com um abraço amigo.
      Meu contacto 966048795 email:caaferreirasterson@gmail.com



      Eliminar
    2. Caríssimos Filhos da Escola, apresenta-se o recruta 209784, mais conhecido por "Gondomar", da 2ª incorporação de 84.
      Gostaria de reencontrar malta da nossa "guerra".
      Abraço e bem-haja ao autor pela forma como se apresenta.

      Eliminar
    3. Foi por acaso que entrei neste blog e devo dizer que fui da 1ª companhia da 2ª inc. de 1984 e também frequentei o curso de TFD seguindo para a Messe de Cascais o meu nr. era 2036 estou a tentar lembrar-me dos companheiros de curso.
      Cumprimentos,
      João Costa (Felgueiras)
      jmanuel_costa@hotmail.com

      Eliminar
    4. Boas nao estou a ver quem es mas conheces - me de certeza sou o Moreira condutor messe cascais tambem de 1984 abraco

      Eliminar
    5. Boa tarde camarada. Eu tambem sou da 2 incirporacao de 84 1 companhia. 205484. Meu contacto mariocapelao@hotmail.com

      Um abraço

      Eliminar
  4. Boa Tarde.
    Vi o seu blogue e decidi escrever algo.... Fiz a recruta na escola alunos marinheiros, mas ja procurei por todo o lado informação acerca dessa instituição e nada, não encontrei nada, estive lá 1990, adorei, fantastico, foram momentos inesqueciveis, aqueles momentos da ida para as aulas, cadernos debaixo do braço, bons tempos. Aprender a nadar, lindo, e recordo muito bem o Nosso Sargento Grilo, grande Homem, aprendi muito. Depois, depois lá fui eu ate ao Grupo 2, Escola Armas Submarinas, Torpedeiro Detector, belo Curso....., Estaria aqui a falar o dia todo e não chegava, portanto, quem ler isto e queira trocar e-mail's, deixo aqui o meu e o meu contacto, e porventura alguem que tivesse estado na 1.ª Incorporaçao de 1990 e 2.ª Companhia diga alguma coisa, gostava de rever os meus colegas, era Fantastico. Aqui fica o meu e-mail, bem como o meu contacto. E-mail - paulovalentebrito@gmail - Telemovel 927008808 ( N.º Marinha 1146/90) Um abraço a todos os FILHOS DA ESCOLA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, temos aqui um grupo no Facebook da 1ª Incorporação de 1990.

      www.facebook.com/groups/1.incorporacao.de.90/

      Grande abraço

      Eliminar
  5. mesquitabingo@gmail.com03/03/10, 23:52

    Olá filhos da escola.
    Eu queria ser novo outra vez por alguns momentos e fui pesquisar "MARINHA DE GUERRA PORTUGUESA" vi o blogue, parabéns.
    Escola Alunos Marinheiros - Julho de 1974
    Escola de Comunicações - 1974/1975
    Centro de Comunicações da Arnmada - 1975/1976
    Que SAUDADE - um grande abraço filhos da escola
    Albino Mesquita Mar C 2166/74

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tambem passei por essas portas , nesses tempos , radio telegrafista, alguem se lembra do Pias

      Eliminar
  6. Eduardo Ramos19/03/10, 17:07

    Uma Saudação muito especial para todos os filhos
    da Escola, sou o Eduardo Ramos, 777/74, da 12ª Compª. de Janeiro de 1974, aos meus camaradas
    de recruta e de curso que me queiram contactar
    e que terei muito gosto, o meu Email é o seguinte
    eduardo.ramos.silva@gmail.com, um grande abraço para todos vós.

    ResponderEliminar
  7. Com grande satisfação encontrei este blog.....tal reviveu meu passado...Fui grumente manobra...20003...e onde me colocaram a barra...assim sou dos primeiros barras 476\64...espero encontrar ex-companheiros...Madeira assim me chamavam...aliás o nome da terra er nosso nome...rsss

    ResponderEliminar
  8. Encontrei este blog enquanto procurava informações da Escola Alunos Marinheiros.
    Estive na Marinha,(passei por vila franca de xira e pelo alfeite) na companhia com o nr.157484, incorporação de 1984.
    Aproveito desde ja para pedir a quem possa ter sido meu companheiro de recruta e de escola naval para me contactar para o mail: ribas.ac@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. amigo ribas pelo teu numero foste da 8ª companhia tal como eu,o teu email não esta actualizado, o meu e: manuelcalves1963@gmail.com da notícias,um abraço do filho da escola Alves

      Eliminar
  9. Encontrei este blog quando procurava alguem da minha incorporação 2ª incorporação 10ª companhia de 1995 na escola de alunos marinheiros! tenho uma grande nostalgia desses tempos pois recordo todos os graduados como pessoas e não como militares foram todos de uma humanidade que de facto nem paraecia que estavamos na"tropa" num fundo foi uma lição de vida como se pode ser disciplinado sem se ter um comportamento agressivo e bruto! Lembro-me de a sucapa ir eu mais uns camaradas da minha companhia a despensa da cozinha beber uns canecos valentes em tijelas de inox! Na base naval estive a prestar serviço na sub estação de electricidade! Nunca bati continência a ningém! Lembro me de quando regressei a vida civil das lagrimas me caírem da vedeta para o tejo! com a certeza de não mais voltar!Dos meus companheiros e do sítio só tenho lembranças que ão-de morrer comigo! Bem hajam a todos os que ajudaram! antoniojosebarata@hotmail.com deixo o meu contacto para quem junto comigo queira partilhar alguns momentos passados no verão de "95 2ºgrumete Barata 5645/95

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tambem estive na 2_incorporacao de 95 4 companhia n 413695 todos me chamavao guima vou tentar entrar no msn para encontrarte

      Eliminar

    2. boa tarde
      estive a cumprir serviço militar em vila franca(grupo nº1) e assentei praça a 01-06-1995 fui da 3ªcompanhia com o nº 520395 não me recordo do turno mas os instrutores eram
      SRGT FZ FARIA
      CABO FZ FERREIRA
      1º MAR FZ CARDOSO
      1º MAR FZ MOREIRA
      Alexandre Dores
      cumprimentos

      Eliminar
  10. 262379 Telecomunicações, cripto. Frequentei a Escola no ano de 1980 nunca consegui encontrar mais ninguém do meu tempo. Um abraço a todos os Filhos da Escola.

    ResponderEliminar
  11. Pereira
    Ola filhos da escola sou o grumete 2324/90 e tenho muitas saudades. Belo tempo que la passamos.Um abraço ao pessoal da 7° repartiçao do ministerio da marinha (Lisboa).
    Parabens pelo Blog.O meu mail...
    pereira46@msn.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou o grumete 2353/90 e fomos da mesma companhia
      Abracf

      Eliminar
  12. Pinheiro, de Coimbra, 211590, classe L, Escola de LA
    Um abraço, para todos os filhos da escola da 2ª incorporação.
    rucapinha@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. Nobrega, 172188 Gostava de encontrar pessoal da 10ª companhia da 1ª incorporação de 88
    Um abraço
    963066976 Vila Real

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai a Armada filhos da escola. Em 1.06.2013 fizemos um convívio. Sou da 9ª. companhia 1ª incorporação.

      Eliminar
    2. ola
      eu era 113788

      Eliminar
    3. Afinal há mais alguém de 88 que ainda não esteja identificado no Facebook no Grupo: ARMADA - Filhos da Escola 88

      Caso pretendam contactem: filipe.alves67@hotmail.com

      Eliminar
  14. Boa Tarde, eu encontrei este blog por acaso quando tentava encontrar antigos contactos de colegas..tanto da recruta como do curso de comunicações, fiz a recruta em VF Xira e fiz comunicações na escola no alfeite, e posteriormente fui colocado em Monsanto juntamente com o colega Calvario, (Que era de Oeiras e nunca mais vi) e a seguir na Radio Naval de Cascais..Fica aqui o meu numero de Marinha e o meu contacto para quem tiver sido meu colega ou não!!!
    4330/91
    Antonio Reis - antonio.reis@portugalmail.com
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Sou da 3ª incorporação de 91. Também fiz a recruta em VF Xira (8ªcompanhia). Curso de comunicações no Alfeite e fui colocado em Monsanto.
      Sou Sérgio Correia de Peniche (3557/91). Será que não se cruzamos por lá?

      Eliminar
  15. boa noite a toudos' filhos da escola pois entrei no dia 7 de abril de 72 em vila franca de xira em julho fui para escola de fuzileiros em setembro de 72 força de fuzileiros logo de seguida grupo 2 em outubro de 72 até dezembro de 73 depois janeiro de 74 comp.10 de fuz.moçambique lago niassa cobué vila cabral nanpula beira joão belo lourenço marques em junho de 75 força de fuzileiros e em 1976 casa terminei a marinha hoje é com muintas saudades que recordo toudo o percurso que fiz na marinha de guerra um abraço a toudos fui o 813\72 ex grumete.FZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filho da escola (813/72), agradeço que te integres no grupo filhos da escola Abril/72, onde estão camaradas da tua companhia. Vai ao facebook e procura FILHOS DA ESCOLA ABRIL/72, SAUDAÇÕES NAVAIS DO 1100/72 Mar. CM.

      Eliminar
  16. ola filhos da escola. eu fui encorporado em 95 na e a m, gostaria de reencontrar antigos camaradas desse ano nomeadamente da 4 companhia.tambem gostaria de voltar a encontrar camaradas que estiveram no hospital da marinha entre 96 e 97. 1 grumete tfd pintassilgo n 818595. CONTACTO:929064401 aco_666tiago@hotmail.com . um abraço a todos os camaradas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola sou guima estive na 4 conpanhia em 1995 te deixo o meu email araujo1188@hotmail.com

      Eliminar
  17. Olá filhos da escola.
    Desde já, quero felicita-lo(autor), pelo belo blog que apresenta.
    Estando eu a pesquisar por imagens da escola de marinheiros de Vila Franca de Xira quando deparo com este blog e lendo estas mensagens, queria deixar aqui a minha.
    Sou antigo aluno marinheiro de 95, mais propriamente 18-08-1995 (739395) e gostaria também de encontrar velhos camaradas da escola da minha incorporação. Deixo aqui o meu contacto electrónico (meireles.jorge@gmail.com). Um grande abraço a todos os filhos marinheiros.

    ResponderEliminar
  18. OLÁ FILHOS DA ESCOLA DE ABRIL DE 1974
    UM ABRAÇO A TODOS,O ULTIMO ENCONTRO QUE FUI FOI EM 1999,NUNCA MAIS RECEBI CONTACTO NENHUM,NÃO SEI SE FIZERAM MAIS ALGUM ENCONTRO,O ULTIMO QUE FUI FOI EM FERNÃO FERRO,VENHO RELEMBRAR QUE É PENA OS ENCONTROS TEREM TERMINADO,VAMOS RECOMEÇAR?
    O MEU CONTACTO (retrovaia@hotmail.com) ou
    (retrosariastaovaia@gmail.com)
    telem 965244454 e 934248426)
    José Ferreira 1434/74

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. francisco lesico09/04/12, 11:57

      tambem sou de abril de 74,(1087/84-4ªCompanhia seguindo a ideia,vamos tentar encontrar-mo-nos.VAMOS A ISSO.
      O meu contato;flesico@transtejo.pt-934096830/919387407.Fico aguardando contatos até lá AQUELE ABRAÇO.

      Eliminar
  19. OLA BOAS NOITES FILHOS DA ESCOLA EU FUI INCORPURADO EM 90/92 2-INCORPURAÇÃO 1-COMPANHIA N.R 2035/90 ,BONS TEMPOS PASSAMOS GOSTARIA DE ENCONTRAR OS COLEGAS DA MINHA COMPANHIA PARA SE FAZER UM ENCONTRO BREVE.AGRADEÇO CONTACTOS BREVES MUITAS SAUDADES.O MEU CONTACTO (luis.grilo.abf@hotmail.com)(telem 926428626)LUIS GRILO 2035/90

    ResponderEliminar
  20. Apenas uma correcção, chama-se COBERTA e não CASERNA. G. Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Boa Noite a todos os filhos da escola!
    Fui 1144 incorporado em 83/85 2ªcompanhia e fiz recruta em Vila Franca curso TFD e fui também para a escola naval.
    Gostaria de encontrar antigos colegas tanto da recruta como do curso e para quem foi meu colega espero por comentario para posteriormente entrar em contacto.
    A todos um grande abraço - Espinho.

    ResponderEliminar
  22. Boa noite.... eu procuro antigos colegas militares de meu pai que esteve na Marinha em VFX no ano de 1975 .... Seu nome Antonio Guezo..... alguem?????

    ResponderEliminar
  23. Boas as todos os filhos da Escola, foi com grande satisfação que encontrei este Blogue, sou filho da escola da 4ªincorporação de 1990 da 5ª. Companhia, o meu emeil é jfbsilva41@gmail.com , foram ate hoje os melhores tempos da minha vida. Um abraço a todos os filhos da escola - Maia

    ResponderEliminar
  24. Ola boa tarde a todos foi por acaso que descobri este blogue,sou da primeira incorporação de 1984(166084)da 9 companhia, e que saudades, nunca mais soube bada de ninguem é pena que assim seja, digam alguma coisa um abraço, meu mail;ferreira.toni.63@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa tarde,chamo-me vitor silva.andei na marinha grupo 2 escola da armada em 1981.gostaria de entrar em contacto com os meus companheiros da 7ºcompanhia escola de comunicações,se tiverem alguma informação que me podessem fornecer,agradecia k entrassem em contacto através do e-mail:silviamanuela28@hotmail.com

      desde já o meu muito obrigado.
      com os melhores cumprimentos,
      Grumete Silva.

      Eliminar
  25. Ola, gostaria de encontrar filhos da escola da recruta de agosto de 95 em Vila Franca de Xira e da secçao armas naval do Alfeite.respondam por favor mario-gomes08@hotmail.com

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde!
    Ora faz hoje precisamente que me apresentei no Centro de Recrutamento da Armada em Alcãntara! A seguir a famosa Escola de Alunos Marinheiros em VFX! Bons tempos! Grande tempos diria mesmo! Estive na 5ª Incorporação! 02 de junho a 29 de setembro de 1995! Recruta e Bar dos Oficiais! Sempre em VFX! As saudades são muitas! Colegas até hoje nada! Se aparecer alguém mandem notícias!
    Afinal somos todos uma família!
    Filhos da Escola Sempre!
    Um orgulho enorme!
    Grande abraço a todos!
    Parabéns pelo blog!
    José Porfírio Santos
    Sta. Maria da Feira - Ovar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite,
      Olá Amigo,
      Somos da 7.ª Companhia - 5.ª Incorporação de 1995. Depois da Escola de Alunos Marinheiros em VFX fui para o Ministério da Marinha. Estou a tentar organizar um encontro entre todos, daí ter "passado" por aqui. Envia-me o teu e-mail, nome completo, morada e telemóvel para o meio e-mail: jorge.fontearcada@gmail.com .

      Grande abraço,
      Vivam os Filhos da Escola
      Ferreira (Penafiel)

      Eliminar
    2. Eu fui da 3a companhia 1/6/95 5203/95 um grande abraço para todos

      Eliminar
  27. 2ª. Companhia de 1990 (DEZ1990)

    Quem for desta Companhia ou escola vá contactando...quem sabe para um jantar...
    email: nesto.benfica@gmail.com
    Ernesto Godinho (Ovar) - CM motor.
    Prestei serviço no Ministério da Marinha; NRP Cunene e NRP Schultz Xavier.

    ResponderEliminar
  28. 200299. recruta em vale de zebro, depois BNL

    ResponderEliminar
  29. gostava de encontrar alguem da 1º companhia do ano 1996
    ultimo ano que decorreu a recruta na escola alunos marinheiros
    parabens pelo blog.

    ResponderEliminar
  30. Ernesto Godinho:

    Pessoal da 2ª. Incorporação de 90 (DEZ90), onde andam???!!!
    Era da 2º. Companhia, depois CM motor. Fui para o Ministério da Marinha, andei no NRP Cunene e Xultz Xavier.
    Mail: nesto.benfica@gmail.com

    ResponderEliminar
  31. Carlos Ferreira(Viana do Castelo) 1.ª companhia ano 84/86 TFH VFX Força de Fuzileiros do Continente.
    Antes de começar a escrever minha mensagem, aproveito também para felicitar o autor deste Blog que faz a ponte de ligaçaõ com todos aqueles que representaram a marinha tal como eu e que através deste manifestam suas saudades pelos velhos tempos passados. Termino enviando para todos cumprimentos.
    meu contacto 966048795 mail:caaaferreirasterson@gmail.com

    ResponderEliminar
  32. Ola a todos os filhos da escola. Estive na Marinha de 1978 a 1983. Tirei a especialidade de V em Vila Franca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola boa tarde o meu pai tambem esteve la em 78 chama se cassiano ribeiro e é da Livraçao Marco De Canaveses

      Eliminar
    2. Eu tambem sou de Junho de 1978 da 10ª companhia grande Escola em Vila Franca.

      Eliminar
  33. Olá a todos os filhos da escola, foi por acaso que descobri este blog, sou da 2ª incorporação de 84, estive sempre em Vila Franca, fui L, estive a trabalhar no comando, fazia pagamentos, gostva de encontrar alguim desse tempo. zcf063@hotmail.com Abraço

    ResponderEliminar
  34. Olá a todos os filhos da escola, sou da 1ª incorporação de 1981 2ª companhia. Fiz a recruta e fui L.
    Fui depois para a E.S.S.M. (Escola de Serviço de Saude Militar) em Campo de Ourique.
    Gostava de saber se alguem tem conhecimento de encontros de ex alunos desse ano.
    Meu contacto josemartinsc@gmail.com

    Com um grande abraço

    José cardoso

    ResponderEliminar
  35. Olá a todos
    Encontrei este blog por acaso, quando procurava notícias de antigos colegas da minha incorporação. É um excelente blog. Fui incorporado na marinha em 1982 com o n.º 223082 - 2ª Incorporação - tendo feito o curso de Abastecimento (L). Bons e belos tempos, ainda hoje os recordo com saudade. Tratavam-me pelo Moita, pois morava lá (zona Sul), outros chamavam-me Alfama, de onde sou nascido e criado.
    Um grande abraço para todos os Filhos da Escola.
    Parabens pelo blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 161888 1ª incorporação 9ª companhia

      Eliminar
    2. Eu sou o 170984 também da 9ª Companhia, o meu email baptista.matias@gmail.com.
      Um abraço a todos os Filhos da Escola

      Eliminar
    3. José Alberto Batista Nunes16/07/15, 12:02

      Olá Gomes! Também sou da 2ª de 1982. Tinha o Nº 2144 82! Naveguei na Sacadura e Roberto Ivens a bordo era o A-26, A Nunes conhecido pelo NIL ! Uma afundara na no algarve, a outra foi para o Uruguai! Já não posso matar saudades! Gostava de falar com alguém que também tive se feito o mesmo percurso! O meu mail jose.batistanunes@mne.pt é mail do serviço! Parabéns pelo blog!!!!!! Um Abraço a Todos os Filhos da Escola!

      Eliminar
  36. Olá
    Sou Miguel 7ª companhia 249484.
    2ª incorporação de 1984.
    miguelnavy@hotmail.com

    Araço a todos
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,Filhos da escola,miguel,tu pelos vistos eras da minha companhia,sou o Valente/248384,do Alentejo

      Eliminar
    2. Contactos pelo mail.
      luispvalente@gmail.com
      248384/ EAM/Grº 2 de EA e NRP.BAPTISTA DE ANDRADE.
      ABRAÇO A TODOS.
      E parabéns pelo blog.

      Eliminar
  37. um abraço especial ao autor deste blogue
    sou o Afonso com o nº2588/84 da8ªcompanhia um bem haja para todos os meus camaradas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu sou o Antonio mais conhecido por "Carcavelos" nº 2592/84 tambem fui da tua companhia um bem haja para os filhos da escola da 8º companhia - meu email antocasilva13@gmail.com

      Eliminar
    2. Eu sou o Henrique (o frances)n° 2648/84 tambem fui da 8°companhia,um abraço para ti.

      Eliminar
  38. Boas filhos da escola
    Souo barbosa(2353/90) 2a incorpuracao 5a companhia
    Tfh cozinheiro radio naval Lages
    Entrem em contatoatraves de mail(Barbosa.sm@gmail.com) ou tlm(935765708)

    ResponderEliminar
  39. João Raminhos07/11/13, 17:33

    Boas a todos,

    João Raminhos
    2ª de 1990, 5ª Companhia
    De seguida curso de TD - Detector
    Servi no Gabinete de Estudos da Armada

    joaoraminhos@netcabo.pt

    ResponderEliminar
  40. Carlos Moreira 276184 Especialidade V. 10. Companhia. Restante tempo serviço Messe Cascais. Abraço para todos. Carlossousamoreira2007@gmail.com. T. 925728874

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sterson
      Para ti e todos os camaradas da 1.ª à 10.ª companhias de 84 tal como eu a todos os das classes marinha e Fz, neste período do qual nos aproximamos vai um grande abraço com os votos de um bom e feliz natal e um próspero ano novo.

      Eliminar
  41. Procuro antigos colegas para reencontro/convívio, que tenham assentado praça em 1980, na 2ª incorporação da 3ª Companhia. Abraços a todos, B. Xavier. E-mail: xavisublda@hotmail.com

    ResponderEliminar
  42. Eu sou da segunda de 1982, 7 companhia depois fui para o curso de abastecimentos, depois 16 meses no Arquivo Geral da Marinha em Alcântara boas recordações (251982 Vitor)

    ResponderEliminar
  43. Boa tarde a todos,

    Chamo-me Eduardo e gostaria de encontrar alguém da ultima de 91....era conhecido pelo Lisboeta
    Fui CM e andei embarcado na Sacadura Cabral, João Belo e Roberto Ivens,,,,acompanhei a Sagres até Cadiz no arranque da Volta ao Mundo em 92 na João Belo e fiz Serviço SAR a bordo da Sacadura após ter saido da Doca Seca,,,Gostava de ter algumas fotos do pessoal desta epoca para tentar identificar alguns amigos a quem perdi o rasto,,,pessoal de famalicão, Vila Real, Tomar, enfim malta que me acompanhou,,,,o meu contacto para quem possa ter recordações desse tempo e queira enviar, evicente@informan.pt.... Abc e Obg

    ResponderEliminar
  44. Sou o ex-marinheiro CM 1100/72 Correia, procuro pessoal da 5ª. companhia de Abril/72 (zeamcorreia@gmail.com)

    ResponderEliminar
  45. Para todos, as minhas melhores saudações de amizade. Um forte abraço (ex-marinheiro CM1100/72 Correia)

    ResponderEliminar
  46. Boas
    Sou da incorporaçao de 86 a 88 especialidade cot, estive na corveta afonso cerqueira e gostava de reatar contatos com filhos da escola da altura
    mail geral.antoniofortunato@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou da segunda incorporação de 1986, 8ª companhia

      Eliminar
    2. Boas Tardes. Sou da 10ª de 1986, 172986 - Rui Oliveira, especialidade CTP, e andei na Oliveira e Carmo, até Março de 1988----e`mail.... orui@rocketmail.com.......parabéns pelo blog, e um abraço a todos os Filhos da Escola..

      Eliminar
    3. Boa noite sou 241686 estive n.r.p. João roby até junho de 1988 contacto 914687412

      Eliminar
    4. Camarada, vai ao Facebook e procura o grupo FILHOS DA ESCOLA. Pede adesão e depois publica o que pretendes. Encontrarás o que procuras, saudações navais.

      Eliminar
    5. Eu também era da segunda de 80 sétima companhia 2557/80era o keeper fomos campeões de futebol de 5 no alcatrão o alentejano

      Eliminar
  47. Obrigado pelo seu blog, sou da 2ª Incorporação de 1980 da 7ª companhia 2º Mar "L" COUTO, se alguém aparecer por aqui desse tempo aqui fica o meu mail;
    azcouto@gmail.com
    O Espinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também era da sétima 2557/80 o alentejano keeper da equipa futebol de 5

      Eliminar
  48. Procuro fuzileiros da Escola de 1980, da 3ª incorporação. Chamo-me Acúrcio Morais, mais conhecido como "Poceirão". Deixo aqui o meu contacto: joaomorais27@sapo.pt

    ResponderEliminar
  49. Procuro pessoal da 5ª companhia de Abril de 72. Eu sou o Zacarias e era o 1123 fui radiotelegrafista e estive na Guiné. Na minha recruta ganhei o prémio de educação física.

    ResponderEliminar
  50. Horácio Cunha
    Procuro pessoal da incorporação de 1978.Estive em Vila Franca na recruta e depois fui para Comunicações no Alfeite e terminei na Estação Radionaval Almirante Ramos Pereira-Apulia
    A todos um bom dia

    ResponderEliminar
  51. Camarada Horácio, no facebook em "FILHOS DA ESCOLA /78" ou "FILHOS DA ESCOLA".

    ResponderEliminar
  52. Procuro camaradas da primeira incorporação de 96 - 8º companhia, na Escola Alunos Marinheiros em Vila Franca de Xira. Sou o Marques, ou o "Amadora" como muitos me chamavam. 1422/96
    Alguns de voces ficaram com o contacto de toda a companhia mas nunca marcaram nada, ao menos uma vez por ano!
    Contactem-me para fermax76@gmail.com
    Tenho saudades do pessoal!

    ResponderEliminar
  53. Camarada Marques, vá ao Facebook "Filhos da Escola" e pesquise ou adira ao grupo. Penso que irá encontrar a ponta do fio! Boa sorte. Um abraço.

    ResponderEliminar
  54. Bom Dia, procuro camaradas da 7ª incorporação de 1995, 18 de Agosto. Mais propriamente da 1ª Companhia.(onde estão o Ravaneli - Viseu, o Caneças - Odivelas, o Rabo de Peixe - S.Miguel,e muitos outros. Podem enviar mail para o.meu.mail.1975@gmail.com
    Abraço a todos do Coimbra

    ResponderEliminar
  55. sou da 1ºcompanhia de1990 nº1319 90 gostava de encontrar alguém sou o frança

    ResponderEliminar
  56. Caro amigo França, vá ao facebook e peça adesão ao grupo formado FILHOS DA ESCOLA. E depois de aceite faça então esta publicação, decerto colherá os seus frutos. Um abraço

    ResponderEliminar
  57. Boas, eu fui da 3° incorporaçao de 1984, meu numéro: 264884 da 9° companhia e tirei o curso de radarista.Estive no patrulha " GEBRA " e na corveta 'Gago coutinho ".Gostaria de ter noticias dos meus camaradas da época.
    um abraço para todos

    ResponderEliminar
  58. Caro Camarada, se pretende vir a ter noticias dos seus camaradas: 1) Ligue-se ao Facebook 2) Procure nos grupos formados, se estará lá o seu. 3) Inscreva-se no grupo FILHOS DA ESCOLA e depois de aceite, publique o que procura. Decerto irá ter feedback. Um abraço

    ResponderEliminar
  59. Boas, fui recruta da marinha, na escola de fuzileiros em vale de zebro, em janeiro de 1995 (penso que era na companhia Bravo). Não me lembro do meu número nem dos camaradas (recentemente encontrei um). Se houver alguém por aí deixo o meu contacto de e-mail: silva1203@gmail.com.

    ResponderEliminar
  60. Camarada Silva, procure nos grupos "FILHOS DA ESCOLA" e peça para aderir. Ao ser aprovado, publique então o seu SOS. Abraço (1100/72)

    ResponderEliminar
  61. Este texto fez-me voltar atrás no tempo e recordar os belos tempos que passei na Marinha. Tal como o autor eu fiz um percurso muito semelhante ao dele, primeiro a passagem por Vila Franca e depois a continuação na Escola de Comunicações. Daí passei a trabalhar no Centro de Comunicações e a ir içar a preparativa ou ir entregar mensagens urgentes a todas as unidades. Recordo com saudade todos os amigos que fiz desde o Minho até ao Algarve. Marinha deixou muitas saudades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em que ano es o Ferreira de Gondomar?

      Eliminar
    2. Ferreira estiveste no centro de comunicações com o Assis, o Caria, o Teixeira, o Gamito (Alentejano) e depois o Agostinho?

      Eliminar
  62. Força camaradas, o tempo passa e já não volta. Abraços.

    ResponderEliminar
  63. Bom dia , 359182, Freire ,3 1982-9 companhia, curso Manobra ,embarque 1983/1984 Pereira D`Eça/477 procuro camaradas desse tempo,abraço a todos Escolas, contacto.964062056.O brigado pelo blog.cump

    ResponderEliminar
  64. Bom dia pessoal alguém da 4ª incorparação de 1994, eu sou o 622594

    ResponderEliminar
  65. Olá Filhos da Escola!
    Entrei na Marinha na 3ª incorporação de 1985 8ª companhia 360685 Araújo.
    Fiz curso de CM e fui destacado para a Escola Naval.
    Gostaria de ter contacto de camaradas que se tenham cruzado comigo.
    Escola Naval em 86/87 cabo Vasco Penitencia de Sines sargento Gonçalves, entre outros. um abraço a todos Filhos da Escola.

    ResponderEliminar
  66. Olá pessoal procuro camaradas da sexta companhia da primeira incorporação de 86. Eu sou o 143486. Sou o Setúbal.

    ResponderEliminar
  67. Se me permite Boa noite. Não sei quem o sr. é pois já lá vão 30 anos mas gostava de poder contactar consigo pois eu fui da mesma incorporação e da sua companhia a 8ª da segunda incorporação de 1986. Recorda-se do nosso sargento de instrução? O sargento Pais? recorda-se ser-mos a melhor companhia de infantaria? Recorda-se de fazer-mos parte do tattoo militar que treinamos para o dia do nosso juramento de bandeira?

    Aqui fica o meu mail se me quiser contactar lgguarda@gmail.com

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  68. Se me permite boa noite. Nostalgia sobre a marinha de guerra portuguesa também me bateu à porta. Gostava de contactar consigo pois também pertenci à mesma incorporação a 2ª de 1986 e também fui da sua companhia a 8ª. Lembra-se do sargento da companhia o sargento Pais? Lembra-se de ser-mos a melhor companhia dessa altura em infantaria? lembra-se da nossa companhia ter participado no tattoo militar para o dia do nosso juramento de bandeira?
    Fica aqui o meu mail se me quiser contactar lgguarda@gmail.com
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  69. Fiz a minha entrada no grupo 1 em.Janeiro de 1980,recordo como a melhor fase da minha vida, fui paro o curso de CM e depois embarquei na Joao Belo ate Fevereiro de 1982, fui da 5 Companhia , a memoria de muitos promenores apagou ao fim de 38 anos, mas restam algumas muito boas e que deixam, muitas saudades e uma lagrima no canto do olho, no passado sabado , dia 1 de Setembro de 2018, vivi um dia, que ficará para sempre na minha memoria, voltar a pisar o chao que nao pisava á 38 anos, rever amigos que nao via desde essa altura, muita emoçáo, e tambem a tristeza de ver a degradaçáo que deixaram acontecer naquele espaco, fico por aqui, as minha cordeais saudaçóes a todos os Camaradas

    ResponderEliminar
  70. Camarada Francisco Coelho, entrou dentro das instalações do GN1? Eu tambem adorava lá voltar, isso é possivel?

    ResponderEliminar
  71. Camarada ligue para este nº. 210 925 200, e solicite essa informação. Saudações navais.

    ResponderEliminar
  72. Olá,sou escola 3'comp;2223/84TFD depois de Vila franca estive em Alfeite messe oficiais depois messe sargentos, procuro Malta deste tempo,um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://chat.whatsapp.com/BD4vwk3yaKD1t76KGYGVZx
      Podes aderir ao grupo de whatsapp de camaradas de 1984

      Eliminar
  73. Camarada, vá ao Facebook e procure FILHOS DA ESCOLA. Peça para aderir, e a partir daí tudo será mais fácil...Encontrará eventualmente grupo ou grupos dessas incorporações. Saudações navais.

    ResponderEliminar
  74. https://chat.whatsapp.com/BD4vwk3yaKD1t76KGYGVZx
    Podes aderir ao grupo de whatsapp de camaradas de 1984

    ResponderEliminar
  75. Estive em Vila Franca de Xira
    Cheguei em 29 de Março de 1974
    Ali Jurei Bandeira em Junho de 74, nesse ano em que desfilou pelas ruas de Vila Franca de Xira.
    Estive na 2 companhia.
    Fui também o vencedor do premio de Educação Fisica.
    Bons tempos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF