Emblemas e distintivos de clubes - 1

Como apreciador de cromos e cadernetas, de modo especial da temática do futebol, desde cedo me habituei a apreciar os emblemas dos diversos clubes que quase sempre tinham direito a um cromo próprio. Não admira, pois, que ainda hoje continue a gostar da temática dos emblemas dos clubes de futebol, claro está, de modo especial dos clubes portugueses.


Todos sabemos que os emblemas são um elemento gráfico que personalizam a esse nível a imagem de um clube, tal como acontece com o logotipo de uma empresa, marca ou produto. Quase sempre resultam de uma mera composição de formas e cores, mas muitas vezes os emblemas são compostos por elementos que dizem muito da história dos respectivos clubes. Atente-se, por exemplo, no caso do emblema do Sport Lisboa e Benfica, que resulta de uma composição dos emblemas dos dois clubes que estiveram na sua origem, concretamente o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica. Mas claro que há mais exemplos.


A maior parte dos clubes tem sabido manter-se fiel ao grafismo ou modelo inicial dos seus emblemas, mas outros há, que em nome de uma suposta renovação e modernidade da imagem, têm introduzido alterações, algumas com bastante profundidade, descaracterizando toda uma imagem e emblemática com muitos anos de história. É o caso do Sporting Clube de Portugal, S.C. Beira Mar e outros mais.


Tenho estado a referir-me ao termo emblemas, por ser o mais conhecido, mas na verdade, nos meus tempos de criança, estes símbolos eram conhecidos e designados como distintivos. Creio que esta acepção tem estado em desuso, adoptando-se agora também a nomenclatura de logo ou logotipo. Sinais dos tempos.

Seguindo esta minha paixão pelos emblemas ou distintivos, que certamente é partilhada por muitos dos nossos visitantes, publicarei por aqui alguns deles, sem qualquer critério especial de ordenação.

Para já ficam estes.

emblemas santa nostalgia conjunto 01

emblemas santa nostalgia conjunto 03

emblemas santa nostalgia conjunto 02

Comentários

  1. ha tambem que referir que alguns dos símbolos contêm coroas, por exemplo quase todos os símbolos dos clubes da liga espanhola têm coroas nos emblemas

    ResponderEliminar
  2. oi eu também tenho um blog e eu gostarai de falar que o seu blog esta nota 10, e se puder vc poderia me falar como que vc colocou seus "temas -tópicos" pq eu estou tentando e não estou conseguindo por, vc poderia me fala?
    a seu blog esta na minha lista de blogs ja divulguei seu blog para meeus amigos.

    ResponderEliminar
  3. Viig,
    agradeço a atenção.
    Quanto ao resto, os Temas-Tópicos são um widget facultado pelo próprio Blogger. Na área de configuração deve seleccionar essa ferramenta (que julgo que na origem está como tópicos ou etiquetas) e pode alterar o título que pretende bem como o modo de apresentação, que no nosso caso é no formato "núvem".
    Vai ver que é fácil.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF