Estamos em pleno período dos Jogos Olímpicos, com a sua edição 2008 a decorrer em Pequim - China.
A este propósito trazemos hoje à memória a série de filuminismo "Humor nas Olimpíadas", uma colecção de 20 carteiras de fósforos produzidas pela Sociedade Nacional de Fósforos, de Lisboa, com desenhos do saudoso ilustrador João Martins, popularmente conhecido pelos seus inconfundíveis trabalhos, durante vários anos, no jornal desportivo "A Bola".
Como o nome da série indica, trata-se de uma paródia humorísica a algumas das modalidades olímpicas.
Recordo que na altura da venda destas carteiras, eu era rapazote, que não fumava, mas que andava sempre a chatear os colegas de trabalho, mais velhos e fumadores, para me guardarem a carteira quando acabassem os fósforos. Outra fonte de angariação, era no chão das várias festas da aldeias vizinhas. A colecção original, arrecadada com esse estratagema acabou por se perder, mas mais tarde tive a oportunidade e a sorte de a adquirir numa edição de coleccionista, neste caso espalmada, sem a característica lixa.
O João Martins trabalhou na Regisconta, em part-time, de 1959 a 1961. Era, simultaneamente, fiscal camarário dos jardins da capital mas era, acima de tudo, um grande Humorista, espontâneo e cheio de graça. O convite para trabalhar na Publicidade da Empresa e, ao mesmo tempo, como decorador de montras e ilustrador do Magazine (onde fez as páginas de Humor de 14 números consecutivos, do 6 ao 19) foi feito com a intenção de tentar vencer a sua proverbial modéstia e a sua incurável timidez, obrigando o a dedicar se totalmente aos bonecos. Isso só viria a acontecer mais tarde e o Martins viria a ser o grande cartoonista de "A Bola'; o autor de muitos filmes publicitários de desenhos animados, como, por exemplo, os primeiros do J. Pimenta; o ilustrador principal da revista 'Parada da Paródia" (para a qual fez todas as capas) e, mais tarde, do jornal "O Diário". Pelo meio disto tudo, esbanjou o seu talento, até ao fim da sua vida, por muitos e variados sítios, onde a sua graça natural e a sua simpatia fizeram dele, para além do grande Artista que sempre foi, um grande Amigo que nunca esqueceremos.
3 - Barra fixa
também uma colecção de cromos, que nunca mais me consegui recordar do nome... era genial, assim com caricaturas também.
ResponderEliminarParabéns pelo blogue.
[João Brites]
[BLOGUE] [O CROMO DOS CROMOS]