O Carrocel Mágico - Franjinhas, Anita, Saltitão e companhia

Magic_roundabout

Recordo hoje a série de animação que foi êxito na RTP, no final dos anos 60 e princípios de 70, chamada "Carrocel Mágico", com personagens que jamais esqueceremos, desde logo o Franjinhas, um cachorro de pelo liso que caía com "risco-ao-meio" até ao chão. Depois a Anita, o feiticeiro Saltitão (o mau da fita), o caracol Ambrósio e outros. Depois, a presença omni-presente do carrocel, que afinal dava nome à série.
A série original teve como pai, em 1964, o francês Serge Danot, e chamava-se "La Ménage Enchanté"-, sendo posteriormente adaptada para a BBC por Eric Thompson, que durou entre 1965 e 1977, correspondendo à versão que passou em Portugal, ainda a preto-e-branco.
A série já deu origem a um filme, com animação digital, em 2005 (The Magic Roundabout) e também a uma nova série, de concepção digital, no canal inglês Nick Jr.
Na televisão do meu saudoso avõ, em 1969 e por aí fora, o Carrocel Mágico e as aventuras do Franjinhas e da Anita, com as trapalhadas do "mauzão" Saltitão torni-cotim-torni-cotão, eram para mim sagradas, pelo que era um lufa-lufa a fazer os deveres de casa e da escola para não perder pitada de cada episódio. É certo que hoje temos a noção que eram histórias extremamente simples, mas quando crianças basta muito pouco para que todas as histórias e aventuras se transformem em maravilhosas e inesquecíveis.
Também recordo os brindes (os bonecos em plástico) que os gelados da "Olá" ofereciam por essa altura e dos quais cheguei a ter quase todos mas que as vicissitudes do termpo acabaram por levar. Com muita pena minha.



Magic Roundabout

magicroundabout1

ftkids300

2

{D531FBC2-442E-4B8D-906A-7A82A05601FE}Img100

Comentários

  1. O franjinhas na versão Francesa chamava-se Pollux.

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo,
    de facto também tinha esse nome na versão francesa..

    Santa Nostalgia

    ResponderEliminar
  3. Acho que a menina se chamava Anica ;)

    Eu também via o Carrocel Mágico lolol

    O seu blog é muito giro :)
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Que saudades!... ainda à pouco tempo falei destes desenhos animados aos meus filhos e da colecção da olá, tinha os personagens todos... não sei onde poderão estar. Isto é nostalgia!

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante, Obrigada andava á procura disto há já algum tempo. Não sei se se recorda mas houve na altura uma moda muito engraçada: usavam.se uns cestos (raparigas) com os bonecos desta serie cozidos....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF