Publicidade nostálgica - Tokalon

 

tokalon publicidade santa nostalgia

Creme de beleza Tokalon. Com umas carinhas tão frescas e larocas, mesmo a preto-e-branco, não havia como fugir à tentação de usar o Tokalon. As adolescentes da minha geração já o usavam e de facto devia resultar porque tinham mesmo uma carinha fresca como uma maçã acabada de colher. Pelo menos os beijos que ali se colhiam sabiam a maçã.

Claro que, mesmo publicitado como milagroso, estes tipos da publicidade, mesmo os dos anos 60 e 70 sabiam-na toda, porque nestes cartazes nunca aparecia quem realmente tinha rugas e por conseguinte, precisava mesmo do creme. Ou seja, estes e outros produtos associados à beleza aparentemente eram usados por quem não precisava deles. Paradoxal. O espelho sempre foi mau conselheiro.

tokalon publicidade nostalgica santa nostalgia

Sobre o Tokalon, vejamos o texto de um anúncio ao creme, publicado no jornal O Século, em Janeiro de 1940:

HÁ UM MÊS CHAMAVAM-ME PELE DE SAPO:

Agora a minha pele é maravilhosamente clara e fresca

Milhares de senhoras tendo a tez horrorosamente feia conseguiram em quinze dias ter uma pele clara e aveludada graças a este meio simples e novo.

Há já anos que os especialistas dermatologistas recomendam o azeite especialmente preparado e o creme fresco predigeridos como sendo o meio mais natural de purificar a pele. Estes produtos estão hoje incluidos no Creme Tokalon, de côr Branca (não gorduroso). Infiltram-se nos póros e dissolvem as poeiras e impurezas profundamente incrustadas, que a agua e o sabão não podem nunca atingir. Os pontos negros são dissolvidos. O creme Tokalon, côr Branca, contem tambem elementos nutritivos e tónicos que apertam os póros, rejuvenescem a pele, tornando-a fresca, branca e aveludada. Com o Creme Tokalon, Côr Branca, obtêm-se optimos resultados pois de contrario devolve-se o dinheiro.

Á venda nas perfumarias e boas casas do ramo. Não encontrando dirija-se á Agencia Tokalon - 88 - Rua da Assunção - Lisboa

Texto algo hilariante, mas deve ter resultado porque o creme sempre teve muita aceitação. Será que alguém pediu a devolução do dinheiro?

Comentários

  1. Já tarde ouvi denegrir o Tokalon dizendo que era feito dos olhos das tartarugas.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  2. Aquelas sobrancelhas não lembram o diabo. Descobri este blog pelo bic laranja. Estupefacto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF