25/08/2008

The Roman Holidays


the roman holidays_santa nostalgia_01
- Principais personagens da série.

the roman holidays_santa nostalgia
the roman holidays_santa nostalgia_02

the roman holidays_santa nostalgia_03

Hoje trago à memória The Roman Holidays, uma série de animação que passou entre nós, na RTP, em anos 70. O primeiro episódio foi para o ar pelas 21:00 horas de sexta-feira, 22 de Fevereiro de 1974. Nos Estados Unidos passou entre 1972 e 1973. No entanto este horário foi posteriormente alterado para depois do almoço aos domingos; tenho presente esta particularidade porque nessa altura mal acabava de "engolir" ao almoço ia literalmente a correr para casa de um amigo onde ali assistia deliciado ao episódio.

A série entre nós  manteve o mesmo nome original. Sei ainda que no Brasil, muito dado  a alterar e a inventar os títulos e personagens, esta série tinha um nome esquisito e nada condizente com o original "Os Mussarelas" ou até mesmo "Os Muzzarelas". O Gus Holiday era o "Zecas", o Happius era o "Jocas", a Groovia era a "Ruvias". Particularidades. Ainda no Brasil, a série teve direito a publicação em papel pela editora Abril na revista Heróis da TV com o nome de "Folias Romanas".
O cenário da série decorria na Roma antiga, no ano 25 A.C. e as histórias giravam em torno da família Holiday, que era composta por Gus, sua esposa Laurie e os seus filhos Groovia, Happius e Precocia. Tinham uma bichinho de estimação, que era o leão Brutus. Para além destas personagens, eram importantes as participações do patrão de Gus, o Tycoonius e o seu senhorio, Evictus.
Gus era o típico chefe de família que vivia na preocupação do trabalho, numa empresa de construção e nos problemas do dia-a-dia da sua família. Laurie era a bela esposa, doméstica, entretida com as coisas da casa e da família. Groovia e Happius eram os filhos mais crescidos, com comportamentos típicos dos jovens dos anos 60/70, com uma filosofia de vida baseada na diversão e irresponsabilidade. Precocia, a filha mais nova, era a mais inteligente, sensata e equilibrada, uma espécie de Maggie na actual série The Simpsons.
Brutus, o leão, era tudo menos feroz. Apesar do seu tamanho, era um autêntico gatinho, preguiçoso e covardolas, sempre a arranjar encrencas. Uma das situações recorrentes nos episódios tinha a ver com o facto da filha do senhorio da família ser alérgica a pêlos de leão pelo que eram constantes as peripécias para ocultar o bicho às frequentes visitas do rezingão Evictus, sempre desejoso de despejar os Holidays do edifício Vénus de Milo Mars.

The Roman Holidays, foi produzida pela casa norte-americana Hanna - Barbera, e foi exibida na NBC entre Setembro de 1972 e Julho de 1973. Apenas foram produzidos e exibidos 13 episódios. Não se sabe ao certo o motivo de tão curta duração. Parece que um dos motivos resulta do facto da série The Roman Holidays ter sido uma variante de duas populares séries da mesma produtora, The Flintstones (166 episódios entre 1960/1966) e dos The Jetsons (24 episódios entre 1962/1963), adaptada apenas a outro cenário temporal e físico, mas toda a filosofia e conceitos eram muito similares.
O que é certo é que a série por onde passou, teve um assinalável êxito. Não se sedimentou apenas devido ao escassso número de episódios relativamente ao que era habitual nas séries da Hanna - Barbera. Não admira, pois, que as referências a esta série sejam tão escassas.
Mesmo assim, esta série, The Roman Holidays, faz parte das minhas boas memórias do tempo de criança e de quem foi criança por essa altura.
Quem se recorda?

Genérico de abertura no Youtube.

6 comentários:

  1. Eu recordo bem desses desenhos animados! Já não me lembro a que horas passava, mas era de certeza aos Domingos. Gostava bastante do leão medricas... Infelizmente, não é fácil de encontrar algo relacionado com esta série e cheguei a pensar que era uma "rasteira" da minha memória!... O Santa Nostalgia prova que tinha razão!...
    Se lançada no mercado, eu compraría sem dúvida.

    ResponderEliminar
  2. Julgo que a série chegou a ser transmitida pela RTP durante os anos 80

    ResponderEliminar
  3. Ruivias não era da família e sim namorada do Jocas. Realmente a série se baseou nas duas outras séries ambientadas em tempos diferentes: Os Flintstones e Os Jetsons, mas as características dos personagens era completamente diferente. Tinham temperamento/personalidade totalmente diferntes uns dos outros. O Fred Flintstones é mal humorado enquanto o George Jetsons e mais bobão, amoroso e até mais parecido com o Zecas. era isso que fazia dos estudios Hanna Barbera os campeões de animações pra TV, a difernça de personalidade entre seus personagens. O Desenho Os Muzzarelas (alias uma excelente adaptação do nome original) é extremamente bem bolado com episódios impagáveis. Quem quiser se lembrar, no site www.ripforcebr.com tem quatro episódios para baixar com imagens e som muito bons. Então é só curtir. Abraços a todos!

    ResponderEliminar
  4. 1) A Ruvias era namorada do Jocas; não irmã!

    2) Os Jetsons foi relançado entre 1985 e 1987...

    3) Vocês acham melhor a tradução que deram aqui; ou a que usaram em espanhol; "Roma Me Dá Risa" (Risos!)?

    ResponderEliminar
  5. Olá!!! Num momento de total nostalgia, estavámos aqui no trabalho lembrando dos desenhos de nossa infância, em especial o Leão Brutus. Li seu comentário de que no Brasil é hábito a criação de nomes não condizentes com os originais da lingua de origem. Sim, é verdade!!! Aqui essa mania de aproximar personagens estrangeiros da realidade basileira são desnescessários, além de descaracterizar o personagem na sua forma original. Um abraço!!!

    Lang, Rio de Janeiro

    ResponderEliminar
  6. Apenas um comentário. O senhorio era conhecido no Brasil como Chatus e o patrao nao faço idéia. Evictus nao me vem a mente de jeito nunhum...

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: