Rical – Sem corantes nem conservantes



rical_garrafa_santa nostalgia

Quem não se recorda dos saborosos sumos da Rical? Recordo-me que no meu tempo de criança e adolescente era uma das boas marcas e de certa forma era uma boa alternativa ao também mítico e popular Sumol bem como ao também popular Frisumo, que apareceu no mercado em 1971, tornando-se um rei de vendas dos refrigerantes. É claro que me recordo sobremaneira de outras populares marcas de bebidas, que a seu tempo trarei à memória, mas a Rical é uma delas, já com o popular slogan "sem corantes nem conservantes".

Com os meus catorze anitos, juntamente com os colegas mais próximos, aos domingos à tarde, principalmente no Verão, íamos a uma das tascas da aldeia merendar. Quase sempre um cartucho de amendoins torrados, ou um punhado de azeitonas, acompanhados com um Sumol de laranja ou um Rical, também de laranja. Pessoalmente preferia o Rical pois dizia que era à Benfica, isto pela cor do rótulo. Os rótulos nas garrafas daquele tempo eram quase sempre pintados pelo que ainda hoje se encontram em bom estado garrafas de algumas míticas marcas de refrigerantes, gasosas e águas.

A bebida era produzida pela Rical - Fábrica de Refrigerantes e Águas, L.da, de Santarém. Ainda nos anos 70, concretamente em 1977, a empresa foi integrada na Unicer. A marca foi relançada em 1995, aparecendo com uma nova imagem.

Comentários

  1. onde encontrar esse refrigerante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi descontinuado, apesar de ainda se fabricar a Rical Gasosa,única bebida com o nome da fábrica, em garrafas 1.5L Pet. A produção em vidro já não é fabricada à 20 anos...

      Eliminar
  2. Porque será acabaram com a laranjada tão boa que saudades

    ResponderEliminar
  3. Porque será que acabaram com a laranjada que bebida deliciosa saudades

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF