Académica de Coimbra - Anos 70

 

santa nostalgia academica de coimbra

santa nostalgia academica de coimbra

Equipa de futebol da Académica de Coimbra - Época 70/71.

Neste excelente plantel dos "estudantes", cujo treinador era o já desaparecido Júlio Cernadas (Juca), sem fazer qualquer pesquisa, se a memória visual me não atraiçoa, consigo reconhecer os seguintes jogadores: Em cima da esquerda para a direita: Rui Rodrigues, Artur, ?, Gervásio, Feliz e Melo. Em baixo da esquerda para a direita: ?, ?, ?, Vitor Gomes, ?.

Alguém nos consegue confirmar a correcta e completa composição?

Rui Rodrigues (1º em cima da esquerda para a direita), um excelente defesa-central, jogaria de seguida pelo Benfica e depois pelo Vitória de Guimarães. Artur, o "ruço", um óptimo defesa-direito, também jogou posteriormente no Benfica e depois no Sporting. Em baixo, ao meio, parece ser o Toni, mas não, pois embora sendo da Académica, já havia sido contratado pelo Benfica, em 68.

Como curiosidade, o terceiro jogador em cima, da esquerda para a direita, embora mais alto, tem parecenças com Rui Costa, o maestro, mas não. Nesse época ainda não era nascido, porque apenas em 29 de Março de 1972.

A Académica de Coimbra, pelo seu estatuto de equipa de estudantes, sempre foi muito acarinhada pelos adeptos do futebol em geral, de norte a sul do país, pelo que é natural que, depois de um dos três grandes clubes nacionais (Benfica, Sporting e Porto), a Académica seja um dos clubes preferidos de muitos portugueses.

Classificações da "Briosa" nos anos 70:

69/70: 10º lugar num campeonato de 14 equipas. Sporting, campeão;

70/71: 5º lugar num campeonato de 14 equipas. Benfica, campeão;

71/72: 15º lugar num campeonato de 16 equipas. Desceu de divisão. Benfica, campeão.

72/73 - Militou no Campeonato Nacional da II Divisão. Curiosamente, nesta época jogou na I Divisão o rival da cidade, o U. de Coimbra, que, contudo, desceria de divisão no final da época.

73/74: Regressa à I Divisão e obtém o 10º lugar num campeonato de 16 equipas, ganho pelo Sporting;

74/75: Nesta época a equipa muda de nome, de Associação Académica de Coimbra para Clube Académico de Coimbra, designação que manteria até 80/81, voltando nessa época à anterior designação. Nesta época de 74/75 obtém o 14º lugar num campeonato de 16 equipas, ganho pelo Benfica;

75/76: 11º lugar num campeonato de 16 equipas, vencido pelo Benfica;

76/77: 5º lugar num campeonato de 16 equipas, vencido pelo Benfica;

77/78: 8º lugar num campeonato de 16 equipas, vencido pelo FC Porto;

78/79: 15º lugar num campeonato de 16 equipas, vencido pelo FC Porto. Descida à II Divisão; Regrassaria na época 80/81, onde ficou em último lugar voltando a descer de divisão. Regressaria depois em 84/85.

Para terminar esta memória sobre a Académica dos anos 70, de referir que este clube é conhecido por outros vários nomes: estudantes, briosa e pardalitos do choupal.

 

Comentários

  1. Deixo uma declaração de apreço pelo esforço em reviver e deixar correcto registo de um momento, tão vasto em tempo e implicações, ilustrado por uma simples foto de equipa.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. O de cima é seguramente o Carlos Alhinho, defesa central, tragicamente desaparecido este ano.

    Um abraço,

    Pedro Patrão

    ResponderEliminar
  3. Ora bem, penso que a "solução" é esta. Em pé da esquerda para a direita: Rui Rodrigues, Artur, Carlos Alhinho, Gervásio, Feliz e Melo. Em baixo, pela mesma ordem: Mário Campos, Manuel António, Serafim, Vítor Campos e Oliveira Duarte.

    ResponderEliminar
  4. Bem haja pelo acervo.
    Na equipa da AAC penso que o jogador mais alto é o Vieira Nunes.
    Na fila de baixo dsa esquerda para a direita: Mário Campos, Manuel António e Nene.
    Espero não ter falhado.
    Obrigado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF