16/01/2009

Artistas de Cinema - Colecção de cromos - 1965

 

artistas de cinema capa_santa nostalgia

"Artistas de Cinema" é uma excelente colecção de cromos editada pela Agência Portuguesa de Revistas, no ano de 1965.
A caderneta é composta por um total de 124 magníficos e coloridos cromos. Na caderneta, cada cromo, em grande formato (75 x 98 mm) é acompanhado por um resumo biográfico de cada artista.
A caderneta apresenta um formato quase quadrado, com as dimensões de 250 x 235 mm. Em cada página estão dispostos quatro cromos.
Tanto ou mais do que na actualidade, o cinema e os seus artistas eram temas relativamente populares nos anos 60 e 70, pelo que a colecção tornava-se apetecível. Por esta via, ainda em criança, recordo-me de contactar com esta caderneta de cromos, que era pertença de um colega um pouco mais velho. Por isso, mesmo sem assitir a grandes sessões de cinema, desde cedo comecei a conhecer nomes como Audrey Hepburn, Charlton Heston, Elizabeth Taylor, James Stewart, Lauren Bacall, Judy Garland, Natalie Wood, Peter O´Toole, Roger Moore, e muitos outros. Claro que, apesar de ainda pequenote, eu já tinha preferências pelas lindas caras das muitas actrizes ali representadas. Escolher a mais bela, isso era um problema, dada a quantidade de opções.
Apesar desta colecção ser dominada pelas estrelas de Hollywood, de referir que há alguns nomes portugueses, nomeadamente, Florbela Queiróz, António Vilar, Carmen Dolores e Tony de Matos.
Desde já e periodicamente, aqui no Santa Nostalgia, colaremos alguns cromos extraídos desta bela caderneta. Certamente que alguns despertarão algumas memórias e nostalgias.

audrey hepburn

steve mcquenn

carrol baker

4 comentários:

  1. Antonio Vilar, Un Grande de la Interpretación Cinematográfica

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Por acaso, não tem para venda (ou conhece alguém que tenha) o cromo XXX desta coleção? A minha mãe fez esta coleção quando era mais nova e falta-lhe apenas esse cromo... Durante anos ouvi falar disto e acompanhei-a a todas as feiras e vendedores de rua na busca infindável desse cromo em falta. Hoje, com oitenta anos, já desistiu de procurar... Seria uma alegria inesquecível se conseguisse encontrá-lo! Obrigado pela atenção. (Contacto: anapippin@yahoo.com.au)

    ResponderEliminar
  3. Perdão, esqueci-me de indicar qual era o artista, pois quis confirmar com a minha irmã e entretanto não escrevi o nome... É a Marisol! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde., Eu tenho o cromo que procura, Marisol cromo 72, e estou a vender varias coleçoes. o meu telemovel é 968487154.

      Eliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: