As calças de ganga Lois


image

image

image

image

Em Outubro de 2008, a imprensa dava-nos conta da falência do grupo grupo Sáez Merino, detentor da marca de jeans (calças de ganga) LOIS.
A empresa espanhola, com sede em Valência, não resistia às dificuldades do mercado, um pouco à semelhança de muitas outras empresas ligadas ao sector têxtil, não sendo alheia a esta crise, a proliferação e aumento das exportações da China.

Mais recentemente, já este ano, li na revista Sábado que ainda estavam a ser estudadas algumas possibilidades de salvação, que não da empresa, pelo menos da mítica marca. Uma hipótese poderia residir na aquisição por parte do grupo Inditex que detém a cadeia de vestuário Zara. Estão em aberto várias hipóteses. O certo é que a marca ganhou mais prestígio e em alguns sites de leilões e vendas, as calças da LOIS têm vindo a ser transaccionadas a preços elevados.

A Lois era a marca emblemática do grupo Sáez Merino, nascida em 1962. A marca sempre teve muito prestígio, nomeadamente nos anos 70, com campanhas publicitárias protagonizadas pelo grupo musical sueco Abba, o cantor Rod Stewart e o tenista sueco  Bjorn Borg.

As calças de ganga LOIS eram conhecidas pelo símbolo inconfundível de um touro preto, com um grafismo estilizado. Também ficaram famosas as casacas (jackets) exportadas para França que saíram com o defeito das mangas compridas. O defeito tornou-se feitio pois tornou-se moda usar as casacas com parte da manga arregaçada. Ainda hoje é frequente ver esta situação.

Em adolescente recordo-me de possuir pelo menos dois pares de calças desta marca. Eram de facto excelentes, quase sempre ajustadas ao corpo. Tinham tanta fama e prestígio quanto as Levi´s, as Lee ou as portuguesas Número 1. Era das minhas calças preferidas e era com orgulho e vaidade que ostentava o touro. Claro que custavam uma pipa de massa, muito acima do custo de um par de calças de qualquer outra marca inferior.

As calças de ganga, hoje designam-se popularmente de jeans e estão universalizadas. De um vestuário grosseiro, fundamentalmente de trabalho, passou a fazer parte da indumentária do dia-a-dia, tanto na aldeia como na cidade, tanto no campo como no escritório, em ocasiões informais ou até em cerimónias.
Apesar do conceito do corte e do estilo não ter alterado substancialmente ao longo da sua história, actualmente as calças de ganga estão mais diversificadas, vendendo-se, inclusive, já com rasgões, coçadas, esfarrapadas e quase sem cinta, em contraponto aos anos 70 em que as cintas eram demasiado altas e as pernas demasiado largas, chamadas de boca-de-sino. Neste aspecto, apesar do estilo inconfundível, as calças de ganga, ou jeans, não deixaram de se adaptar às modas e às tendências.
Por tudo isto, esperemos que a LOIS continue por muitos anos pois faz parte das memórias e nostalgias de várias gerações.

Comentários

  1. sou de floripa e gostaria muito de saber onde comprar a famosa lois.aucioneg66@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Sou de Vale de Cambra e quero umas LOIS

    ResponderEliminar
  3. Boas tardes,queria umas calças lois,onde comprar

    ResponderEliminar
  4. Em Évora há uma loja nos arcos (praça do Giraldo) que tem.

    ResponderEliminar
  5. Na Rua de Cedofeita, Porto existe uma loja (Tedy Boy) que tem algum material da Lois... o ano passado comprei por duas calças clássicas Lois. Este ano já não tinham este modelo... não sabem se voltarão a ter. Curioso é que é um modelo com procura e deixam de vender porque não acautelam o stock. Uma loja a que recorrem clientes de Lisboa para este modelo deveria possuir uma melhor gestão.

    ResponderEliminar
  6. Voltei a encontrar em Mourão, na casa Julião.

    ResponderEliminar
  7. Na Rua da Junqueira na Póvoa de Varzim tem disso ao molho.Eu ainda o ano passado comprei umas,custaram 65 euros.São muito boas.Usei nos anos 70 a 80 e já tinha saudades porque nunca mais vi a marca à venda,mas agora há muitas.

    ResponderEliminar
  8. Podem encontrar a marca Lois na nossa loja online oficial em www.lois.pt e enviar um email para info@lois.pt para obter informações sobre lojas físicas :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF