Pensos Hansaplast - Um homem nunca chora

hansaplast_publicidade antiga_santa nostalgia

Ao publicar este antigo anúncio aos pensos Hansaplast, não posso deixar de me lembrar das crianças (quase sempre de etnia cigana) que os vendem junto de grandes aglomerados de pessoas, como nos parques de estacionamento, praias, romarias, etc. Com caras tristes e maozitas estendidas, oferecendo os packs de pensos, são, de facto, uma imagem associada a estas tirinhas plásticas que são conhecidas e usadas em todo o mundo.
A Hansaplast é uma marca da conhecida empresa Beiersdorf, com sede em Hamburgo, Alemanha, também detentora da conhecida marca de creme Nívea. É líder mundial em produtos de tratamentos ligeiros de feridas superficiais.

A Hansaplast comemorou, em 2007, 85 anos, tendo, na ocasião, sido lançada no mercado uma caixa comemorativa, que abaixo reproduzimos, contendo diversos tipos de pensos. Também com esse pretexto lançou dois inovadores produtos, o Gel Anti-Bolhas e o penso em spray.
A marca comercializa pensos para todos os tipos de ferimentos e situações, continuando um caminho de inovação, iniciado no longínquo ano de 1922. De referir que na Inglaterra e em muitos outros países, o produto é vendido com o nome de Elastoplast.

Como não podia deixar de ser, este produto, os pensos da Hansaplast, está ligado às minhas memórias de criança, pois sempre que surgia um ferimento ligeiro, um arranhão ou picadela, resultante das brincadeiras, o penso da cor de pele surgia como um curandeiro milagroso. Contudo, sempre fiquei com a sensação de que o penso pouco resultado dava. Como a zona central, com o algodão, não aderia à pele, quase sempre não impedia a entrada de sujidade para a ferida. Por outro lado, a zona onde colava, depois de retirada, volvidos alguns dias, deixava uma marca de cola que só saía passando álcool.

Seja como for, desde que me conheço que me habituei a ver por casa estes práticos pensos da Hansaplast. Há cerca de dois ou três anos comprei numa farmácia uma malinha plástica contendo um conjunto de pensos e compressas para várias ocasiões, incluindo uma tesourinha e uma pinça. Felizmente foram poucos os ferimentos pelo que o conjunto, o kit, está quase intacto.

image

image

image

 image
- Embalagem metálica, comemorativa dos 85 anos da marca.
- Documento com listagem de vários produtos da Hansaplast
- Beiersdorf - Portugal
- Um pouco da história da Hansaplast - Espanhol

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF