26/02/2009

Santuário de Lourdes - Postais

 

O Santuário de Fátima é um dos locais mais conhecidos e visitados de Portugal, pelo que já há pouco mais a dizer que possa acrescentar alguma coisa à sua popularidade. É conhecido como um dos grandes Santuários Marianos a nível mundial e a ele ocorrem todos os anos, largos milhares de peregrinos católicos, tanto do país como do estrangeiro, com predominância nos dias 13 dos meses de Maio a Outubro.


Hoje, porém, não pretendemos falar do Santuário de Fátima, de modo especial, mas sim de um outro conhecido Santuário, o de Lourdes, localizado na região dos Pirinéus, no sul de França.

image

Vista aéra do Santuário de Lourdes, obtida no Google Earth.

 

Tudo começou com os aparecimentos da Virgem Maria a uma menina chamada Bernardette Soubirous, em 1858. Depois da aprovação dos acontecimentos pela Igreja Católica, o local transformou-se num destino de peregrinação internacional que rivaliza com Fátima.


Lourdes tornou-se assim num local de culto, de peregrinações de fé mas também de turismo. Ora onde há turismo, e o mesmo acontece em Fátima, há venda de souvenirs e recordações, incluindo os clássicos postais. Neste aspecto, pela sua posição na montanha e com o rio Gave bem ao lado, o Santuário de Lourdes é muito mais fotogénico do que o congénere de Fátima.

Neste contexto, hoje publicamos alguns antigos mas belos postais adquiridos em Lourdes, nos anos 60.

santa nostalgia lourdes franca 1

santa nostalgia lourdes franca 2

santa nostalgia lourdes franca 4

santa nostalgia lourdes franca 5

santa nostalgia lourdes franca 3

1 comentário:

  1. como es linda minha mae que me livrou da mote e das ciladas inimiga quero te pedir libertai meu lar e minha familia das tentaçoes que sempre me aflijem e abate meu coraçoa cubra minha familia com teu manto afastai os malvados inimigos ucultos pois serei lavada e remida pelo o espirito santo e a mae divino e teu poder intercedei a jesus por mim

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: