Caderneta de cromos de caramelos - Vigor e Desporto - A Francesa

 

Hoje damos a conhecer outra colecção de cromos de caramelos, desta feita a VIGOR E DESPORTO, uma edição de A Francesa, da época de 1964. A bela capa apresenta-nos, supostamente, um clássico do futebol português, o Benfica-Sporting. Será?

Equipas que integram a colecção:

Benfica, Sporting, Porto, Belenenses, V. Guimares, V. Setúbal, Académica, CUF, Leixões, Lusitânio Évora, Sp. Braga, Sp. Covilhã, Varzim, Barreirense, Salgueiros, Olhanense, Seixal, Atlético.

A colecção segue a linha editorial do que era norma na época e característica das cadernetas de cromos de caramelos, ou seja, 11 cromos por equipa. Nesta colecção o emblema faz parte da caderneta. Nalgumas colecções o emblema é em si um cromo.

Nesta colecção, o jogador é apresentado na característica pose de corpo inteiro, sobre um fundo azul e a parte superior com relvado a verde. Por detrás do jogador junto ao relvado é representada uma bola dourada. O nome do clube é inscrito na parte superior do cromo numa espécie de arco ou faixa. O número e o nome do cromo é apresnetado na parte inferior, sobre uma faixa vermelha.

É certo que na maior parte das colecções de cromos de caramelos, a qualidade gráfica de cada cromo era pobre e algo esborratada, mas depois de completada a equipa o resultado do conjunto era bastante apelativo. Aliás, a diversidade das diferentes colecções residia precisamente no cenário de cada cromo e no esquema da caderneta, já que de resto as fotografias base dos jogadores eram muitas vezes repetidas época após época, sendo comuns até em diferentes editoras, o que poderia advir de acordos entre as mesmas, tudo em nome da baixa de custos da produção dos cromos.

Como não podia deixar de ser, esta, a exemplo de outras semelhantes, é uma caderneta extremanente rara e valiosa.

cromos de caramelos vigor e desporto capa santa nostalgia

cromos de caramelos vigor e desporto capa int nostalgia

Não esqueça de visitar outros artigos semelhantes no tópico Cadernetas.

*****SN*****

Comentários

  1. Sou autor do blogue "Glórias do Passado", in www.gloriasdopassado.pt.vu, espaço especialmente dedicado ao Vitoria de Guimarães e onde são recordadas historias e personagens do passado.

    Para elaborar esse trabalho foi coleccionando varios artigos dedicados ao Vitoria, especialmente, colecções de futebol.

    Assim, se fosse possivel, gostaria que me enviassem, com a maxima qualidade possivel, a pagina do Vitoria de Guimarães nesta colecção Vigor e Desporto 1964 - A Francesa.

    Email: gloriasdopassado@gmail.com

    Obrigado

    Alberto de Castro Abreu

    ResponderEliminar
  2. Oi Amigo . ainda está interessado?


    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF