Detergente JUÁ - A Régua Mágica e outros brindes

 detergente jua santa nostalgia 01
image

image

 O detergente JUÁ era fabricado pela SONADEL - Sociedade Nacional de Detergentes, por sua vez parte do grupo CUF.

O detergente  JUÁ foi sem dúvida um dos mais populares nas décadas de 60 e 70, sendo, no entanto, ainda comercializado pelo menos em parte dos anos 80. Este produto de limpeza de roupa mas também de louça, tornou-se popular, se não pela sua eficiência, seguramente pelos inúmeros brindes que fazia distribuir em cada caixa do pó azul. Desde as úteis molas (por cá na terra conhecidas por pregadeiras) destinadas a segurar a roupa no arame do estendal, até porta-chaves, passando por artigos de uso na cozinha, como copos e taças em vidro, mas sobretudo por bonecos em miniatura moldados em plástico e outros brinquedos, o que eram então a alegria dos mais novos. Hoje em dia, os que sobrevivceram são objectos cobiçados por coleccionadores e saudosistas.

Ora quanto aos inúmeros brindes oferecidos pelo JUÁ, quem se lembra do detergente de lavar roupa marca JUÁ, com o seu slogan: "Juá a lavar é sol a corar!" ? Este detergente, que creio que rivalizava com as marcas OMO, PRESTO, e TIDE, já desapareceu do mercado mas tornou-se muito popular nos anos 60 e 70, não tanto pelas suas qualidades, que de resto não seriam inferiores aos concorrentes, mas sobretudo pela vasta gama de brindes que oferecia.
É caso para se dizer que os jornais actuais copiaram o conceito ao JUÁ. De resto na época a oferta de brindes era uma éstratégia usada por muitas marcas, nomeadamente as ligadas a produtos de uso doméstico e da alimentação.
Recordo-me sobretudo dos brindes na forma de bonecos em PVC, monocromáticos. Pessoalmente cheguei a ter dezenas deles, a que juntava outros semelhantes oferecidos pelos gelados Olá.

Para além dos bonecos, que actualmente são muito procurados, a JUÁ oferecia outras coisas, tal como copos. A minha mãe até ainda há pouco tempo tinha uma interessante colecção de copos castanhos.
O poster publicitário acima publicado, datado de 1963, refere-se à oferta de um fervedor. Para o efeito, à dona-de-casa, bastaria acrescentar 19$50 a uma tampa da caixa gigante, ou a duas tampas das caixas grandes ou a três tampas das caixas pequenas.

De todos os brindes proporcionados pelo detergente JUÁ, um dos mais originais chamava-se "Régua Mágica", que hoje sabemos que funcionava pelo princípio do Espirógrafo (Spirograph).

A régua de que me lembro (idêntica à exibida acima), e que infelizmente alguém desviou do lote dos meus brinquedos, era composta por um conjunto de 2 círculos dentados interiormente, abertos na própria régua e 3 rodas dentadas móveis, de diferentes tamanhos, por sua vez cada uma com um conjuntos de orifícios feitos a diferentes distâncias do centro. A ideia era inserir a ponta do lápis ou da esferográfica num dos orifícios da roda dentada móvel e fazendo girar a mesma entre si que por sua vez percorria a circunferência dentada do círculo fixo.

De acordo com os tamanhos das rodas e do ponto de inserção da esferográfica, os desenhos realizados apresentavam-se diferentes mas todos fascinantes para a imaginação de crianças.
Claro está que a combinação das diferentes rodas e de diferentes cores, era possível desenhar umas coisas giras, para admiração dos colegas da escola.

Hoje em dia, com as ferramentas da Internet, até podemos brincar com Espirógrafos virtuais e assim, de certa maneira, recriar aqueles momentos inesquecíveis com a "Régua Mágica" oferecida pelo detergente JUÁ.

Comentários

  1. Olá boa noite. Lembro-me perfeitamente dos espirógrafos, encantava-me quando era miúdo, passava tardes inteiras naquilo, muitas vezes matava os 3 longos meses de férias da escola. Isso a brincar aos berlindes e ao jogo da macaca. Agora este blog de nostalgia fez-me regressar no tempo e com emoção recordei momentos da minha infância. Obrigado. Merece um post no meu blog.

    ResponderEliminar
  2. Caro José Coelho, o modesto objectivo do blogue é precisamente esse, o de ajudar a trazer à memórias alguns dos bons momentos dos nossos tempos de criança e adolescente.
    Volte mais vezes.

    ResponderEliminar
  3. Em minha casa, houve, durante anos, uns copos de vidro castanho que saíram no Juá.

    Obrigada por tanta lembrança boa e parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar
  4. Ola Santa Nostalgia
    agradeço o comentário e a chamada de atenção. De facto deveria ter mencionado a fonte, mas não foi intencional, apenas um lapso, pois já não sabia de onde retirei a informação. Agora já está.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Domingos Madruga,
    desculpas aceites.
    É sempre positivo que sejamos capazes de reconhecer o valor das coisas, por mais insignificantes que sejam. Afinal, precisamos uns dos outros.
    Volta sempre.

    ResponderEliminar
  6. Ja me tinha esquecido desses copos...!
    Muito obrigada pela lembranca :-)

    ResponderEliminar
  7. e a colecção de bonecos de plásticos de Indios e cowboys?
    Alguem se lembra?
    Leveu uma valente coça, porque na altura os meus Pais tinham um mercearia e eu abria os pacotes d eJuá para completar a colecção. :)

    ResponderEliminar
  8. Boas

    Dei com este post pela google porque me deu uma nostalgia do passado. Acontece que 1978 a minha mãe trabalhava na Macaan que tinha a conta da Juá. Andaram a fazer um casting para uma nova campanha, eu entrei ao barulho e fiz o casting fotográfico.
    Casting aprovado e eu a ser filmado numa secretária a brincar com uma régua magica. Entretanto aproximava-se uma menina"invejosa" que dizia : "Dá-me" e eu respondia "Pede à tua mãe para comprar".
    Até hoje (tenho agora 39 anos) ainda sou conhecido por muitos amigos como Juá.

    PS: Na escola o "Nesquick" foi meu colega de turma :)

    Obrigado pela viagem ao passado

    Abraços
    Nuno Ribeiro

    ResponderEliminar
  9. Alguém se lembra dos pequenos pacotes com sinais de trânsito que vinham no JUÁ?

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  10. E os jogos do galo? Uns pequenos tabuleiros brancos com uns pinos vermelhos e outros azuis?
    E os glutoes do presto para colocar na ponta dos lapis? ;-)

    ResponderEliminar
  11. vou encomendar uma aqui por .49 Euros LOL
    https://pt.aliexpress.com/item/Creative-Gift-Spirograph-Geometric-Ruler-Drafting-Tools-Stationery-For-Students-Drawing-Toys-Set-Learning-Art-Sets/32781581656.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.8frbLw

    ResponderEliminar
  12. Alguém se lembra do boneco sempre em pé que foi oferta do Jua durante um tempo?

    ResponderEliminar
  13. Mª M.

    Eu tive a régua mágica.
    E como naquela época, as meninas iniciavam o enxoval cedo (que palermeira credo).
    Colecionei alguns brindes, com esse fim.



    ResponderEliminar
  14. Ai tanta recordação boa. Uma embalagem de juá a chegar a casa e " Mãe, posso abrir ?"e a mão lá dentro á procura dos brindes 😀. Ainda hoje tenho copos e chávenas 😀

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde corrijam me se estou a fazer confusão mas eu lembro me e ainda tenho em casa outros brindes penso quase de certeza serem também do juá é nisto que espero que se alguém se lembrar ou se tiverem a certeza que estou errada me corrijam:um apara lápis que o lixo caia para dentro eu por exemplo ainda tenho um em forma de televisão ....umas panelas e tachos de esmalte havia em amarelo (tenho em casa ) e também em vermelho um tacho do gênero do fervedor que já vi nas imagens com tampa azul de alumínio e dentro tem uma forma para cozer os pudins em banho Maria ...enfim e outras coisas ...mas destas alguém se lembra ?!
    Eu até posso tirar fotos e postar mas não agora porque tenho em casa.Mas gostava de saber se alguém se lembra
    Muito obrigada
    Isabel Caetano

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF