05/03/2009

Detergente OMO - OMO lava mais branco!

 

santa nostalgia omo

Cartaz publicitário de 1964.

santa nostalgia omo omo

image 

image 

image 

O detergente OMO é uma marca de origem inglesa, da empresa multinacional Unilever.
A designação OMO refere-se à expressão inglesa “Old mother
owl”, a velha mãe coruja, numa alusão à sabedoria e dedicação maternal.
Entre nós, desconheço a data exacta da sua introdução mas foi seguramente por volta dos anos 60, já que no Brasil, onde é uma marca popular e líder de vendas, foi introduzida em 1957.
O detergente OMO, aquele pó granulado, de tom azulado, a partir dos anos 70 fazia parte dos produtos de tratamento de roupa da minha mãe e das donas de casa da aldeia. Antes, o produto principal era o sabão e a lixívia e muita força a esfregar na áspera pedra de granito do lavadouro comunitário.
A marca ao longo dos anos foi acompanhando a evolução tecnológica, dando resposta às múltiplas necessidades de consumo, produzindo diferentes variantes, incluindo o OMO destinado à máquina de lavar.
Os cartazes publicitários ao detergente OMO sempre foram uma constante nos jornais e revistas, bem como na rádio e televisão. Quem não tem presente o seu slogam, "OMO lava mais branco" ?

Outros assuntos, relacionados, ou não:

Publicidade nostálgica - Sabão Clarim

Sabão Clarim - Com Clarim toca a lavar!

1 comentário:

  1. Eu fiz um anúncio para o Omo em 1983,em que dizia com toda a realidade:" já em casa de meus pais usava Omo, estou casada há 18 anos e continuo a usar!" gostava que as minhas netas o pudessem ver,será possível ?
    Grata
    Manuela Baptista

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: