Caderneta de cromos de caramelos - Campeões da Bola - 1961/62 - A Francesa

 

campeoes da bola a francesa capa

campeoes da bola a francesa int

Hoje trazemos à memória a caderneta de cromos de caramelos, "Campeões da Bola", uma edição da casa "A Francesa".
A caderneta está referenciada como sendo de 1960, mas as equipas representadas não coincidem com as épocas próximas (59/60 ou 60/61), o que de resto era uma situação relativamente normal nas colecções da altura, quer devido a estratégias de mercado, quer pela baixa de custos das edições que habitualmente aproveitavam as fotografias das épocas anteriores. De resto, tenho indicações de que será uma edição referente à época 61/62.


Na caderneta estão representadas as seguintes equipas:
Benfica, Sporting, FC Porto, Boavista, Belenenses, Atlético, SP. Covilhã, Académica, Olhanense, Lusitânio Évora, Salgueiros, GD CUF, Beira Mar, V Guimarães, V. Setúbal, Sp. Braga, Sp. Farense e FC Barreirense.


Analisando a lista dos clubes participantes na época 59/60, verifica-se o seguinte:
Na caderneta estão a mais as equipas do Salgueiros, Sp. Farense, Olhanense, Beira-Mar e o FC Barreirense. Por outro lado falta o Leixões.
Comparando com a época seguinte (60/61), a caderneta tem a mais o Boavista, o V. Setúbal (que desceram da época anterior), o Sp. Farense, o Olhanense e o Beira Mar. A equipa do Leixões continua a faltar.

Ao analisar a época 61/62, estão a mais o Sp. Farense, Sp. Braga, FC Barreirense, Boavista e V. Setúbal. Volta a faltar o Leixões.


Continuando a verificar as épocas imediatamente anteriores e seguintes observam-se de novo discrepâncias, desde logo porque a caderneta contém 16 equipas e os campeonatos dessa época, desde 46/47, eram a 14 equipas. O Campeonato foi alargado para 16 equipas a partir da época 71/72.


Contrariamente ao que era norma na época, a maior parte dos cromos desta colecção reproduzem o cenário natural, predominando, por isso, o azul do céu.

Esta caderneta de cromos de caramelos, a exemplo de todas as edições congéneres, são muito raras e valiosas.

 

*****SN*****

Comentários

  1. gostava de adquirir esta caderneta em particular... agb1951@live.com.pt

    ResponderEliminar
  2. como posso vir a aduirir esta caderneta? ela própria, ou digitalizada, ou fotocopiada...qualquer suporte servia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF