27/04/2009

Código Morse - Marinha de Guerra Portuguesa

 

A propósito do aniversário de Samuel Morse (218 anos sobre o seu nascimento em 1791), criador do célebre código de comunicação que ficou conhecido com o seu nome, a que hoje o Google faz referência com o logotipo adaptado à efeméride, como acontece com outros eventos, saltou-me à memória a minha experiência como Operador Táctico, uma vertente da especialidade de Comunicações na Marinha de Guerra Portuguesa, onde prestei serviço militar em meados dos anos 80. Os operadores tácticos tinham a especialidade de comunicação visual, como mensagens por bandeiras e transmissão e recepção de comunicações via código morse visual.

Recordo, por isso, de ter participado num concurso designado de COMPCOMAR, onde obtive um honroso terceiro  lugar na especialidade de transmissão e um quinto lugar na recepção. Nada mau, se considerarmos que eram vinte ou trinta colegas concorrentes.

Na altura o serviço militar era considerado uma autêntica seca, tanto mais que era obrigatório. Foram dois anos subtraídos à vida civil com os inerentes atrasos, como se compreenderá. Apesar de tudo, hoje à distância de mais de vinte anos, recordo com saudade muitos momentos e experiências, tanto mais que a Marinha tinha uma componente educativa muito forte, que julgo ter aproveitado, devidamente, para além de muitos outros aspectos de convivência e camaradagem.

Creio que já o disse noutra ocasião, mas depois da recruta na Escola de Alunos Marinheiros, em Vila Franca de Xira, passei para a Base Naval do Alfeite, para a Escola de Comunicações, onde tirei o curso atrás referido e finalmente passei para o Comando Naval do Continente, na Base Naval de Lisboa, onde estive até completar dois anos inteirinhos de serviço.

Quanto ao Código Morse, é claro que o aprendi de cor-e-salteado, pelo que durante muito tempo os traços e os pontos estavam na ponta da língua, nos olhos e nos dedos. Mas pronto, hoje em dia apenas sei de cor os códigos de alguns caracteres.

Também aprendi o nome e significado de todas as bandeiras, o chamado alfabeto fonético. O método de aprendizagem passava pela distribuição de um baralho de cartas contendo todas as bandeiras numa face e o nome das mesmas no lado oposto. Nas horas vagas era um exercício obrigatório.

Como curiosidade, neste link, pode-se escrever um determinado texto e depois ver e ouvir a sua tradução em Código Morse.

Por exemplo: Santa Nostalgia: ... .- -. - .- / -. --- ... - .- .-.. --. .. .-

 

codigo morse

medalha marinha

Uma das medalhas que conquistei no concurso COMPCOMAR.

divisas marinha

As minhas divisas do posto de segundo-marinheiro, com que terminei o serviço militar obrigatório, na especialidade de Comunicações.

 

marinha grupo comunicacoes

(clicar na imagem para aumentar)

Ainda a propósito do meu serviço militar, não importa para o caso, mas nesta foto acima, eu devo estar por ali, algures na segunda fila da frente para trás, misturado entre os colegas do curso de Comunicações.

Bons tempos que já não voltam, apenas na nostalgia da nossa memória. Voltarei às memórias da tropa.

 

*****SN*****

75 comentários:

  1. Qual foi o ano?
    Eu não fui sinaleiro, era assim que se chamava no passado?
    Mas andei lá nos anos de 81 a 83.
    Fui L.

    ResponderEliminar
  2. Paulo,
    eu passei por lá de 83 a 85.
    Para além da vertente de Operadores Tácticos havia os Teletipistas e os Rádio-Operadores (morse sonoro).
    Bons tempos.

    ResponderEliminar
  3. carlos carapeto29/04/09, 23:21

    EU FOI 1º MAR CRO COM O NOME DE CARLOS CARAPETO N 424183 COLEGA DO SARAIVA DO MAR CRESPO AGORA CABO DE QUEM SOU AMIGO.
    TAMBEM CONHEÇO O VALADOR UM QUE LHE CHAMAVAM O ALENTEJANO O CAETANO DA CALDAS DA RAINHA ETC TIRANDO O CABO CRESPO E O VALADOR OS OUTROS ERAM VOLUNTARIOS DE 83
    UNS FICARAM OUTROS COMO EU VIEMOS EMBORA
    MEU MAIL FURACAODOASFALTO@LIVE.COM.PT

    ResponderEliminar
  4. Fui Mar CRO vol. de 85 (406685). Um abraço. Carlos Baptista.

    ResponderEliminar
  5. antonio jose07/09/09, 12:30

    FUI TELEGRAFISTA NA BRIOSA, ERA O 33/64.
    ESTIVE NA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES NO ALFEITE A TIRAR I ITE E DEPOIS O 1º GRAU.DEPOIS FUI PARA A D. FRANCISCO DE ALMEIDA E MAIS TARDE PARA A ESTAÇÃO RADIO NAVAL DE ALGÉS E TERMINEI NA DO FUNCHAL.
    RECORDO COM SAUDADE OS TEMPOS DE MARINHA E ARREPENDIDO ESTOU DE TER SAIDO.

    oo- --- o- -ooo o-o o- -o-o ---

    ANTONIO JOSÉ

    ResponderEliminar
  6. O mundo é mesmo pequeno.
    Ainda estou no activo. Curso de 84incorporacao de 1982. Dos camaradas que ja comentaram conheco perfeitamente o Carapeto, e o Crespo, ainda no activo tambem.
    Sou CCT. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Ex Mar teleg. 1262/67 saí da armada em 1975.Grandes mestres tivemos nós telegrafistas na velha Escola de Comunicações,era um curso de nove meses bastante intensivo,mas que nos preparava muito bem para o nosso futuro na Armada.Claro que para ser um bom Telegrafista seria necessário deixar passar mais um bom par de anos e apanhar muita porrada pela proa.
    Um abraço para todos os ex. Telegrafistas.

    ResponderEliminar
  8. mesquitabingo@gmail.com02/03/10, 22:10

    OLÁ FILHOS DA ESCOLA.
    NA TROPA, FUI MARUJO E COM VAIDADE
    DESSSE TEMPO, COMO EU TENHO SAUDADE
    ESSA ESCOLA QUE TANTO ME ENSINOU
    A ELA MUITO DEVO DOQUE HOJE SOU

    MESQUITA MAR C 2166/74

    ResponderEliminar
  9. gostava muito de encontrar camaradas ou filhos da escola da 10 companhia de 1981.eu fui 2 marinheiro CM no NRP MANDOVI com o num 374981.conhecido por viana.quem tiver alguma informacao por favor enviar me um mail afonso-benfica@hotmail.com obrigado

    ResponderEliminar
  10. Um grande abraço para todos filhos de escola. Aqui escreve o 52274 Ferrao, foi com grande felecidade que encontrei este cantinho de marujos, fica aqui o meu convite a irem visitar e porque não partecipar no meu cantinho aqui vahi, http://marinheiroslouzan.ning.com/ ´CMMT´s a todos FSFerrao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou de 74 4ª companhia 1082/74
      Siga a marinha

      Eliminar
  11. 405385 Oliveira.
    Um abraço para todos os cft/cro de 85, bons tempos...

    ResponderEliminar
  12. nesta fotografia do juramento de bandeira estou la
    e do ano 3 ª corporação de 91 10 companhia
    o meu nº e 18 Machado

    ResponderEliminar
  13. 405585 Manuel Chotas

    Bons tempos, grandes recordações

    Um abraço para todos os Filhos da Escola

    ResponderEliminar
  14. oi tuga eu também estive na incorporação de 82 7ªcompanhia.
    muitos bons tempos mesmo.

    ResponderEliminar
  15. sou um ex-telegrafista 2659/71 até 76 gostaria de encontrar camaradas da minha escola. Um abraço a todos os camaradas. o meu contacto asjass360@gmail.com

    ResponderEliminar
  16. fui 2º marinheiro cm no nrp mandovi e fui da 2ª de 84 e gostava de encontrar filhos da escola dessa ocasiao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou o Nuno Oliveira 1º Mar CRO e estive embarcado contigo. o meu email é luisnunoo@gmail.com . Um abraço

      Eliminar
  17. Um ola´ a todos os Filhos da Escola!
    Sou da 2ª. incorp. de 1969 (14.04.69). Fui radarista. Sai´em Maio de 1973, sem nenhumas saudades do Serviço Militar, mas, com muitas saudades dos MUITOS e BONS amigos que ali fiz, e dos quais, infelizmente, fui perdendo o contacto ao longo de todos estes anos.
    Nesta fotografia, julgo reconhecer dois "marinheiros" - o 3º. a contar da esquerda para a direita da ultima fila (encostado `a parede) e o 6º. a contar da direita para a esquerda, da
    primeira fila de baixo - dos quais nao recordo o nome e que julgo terem frequentado comigo o C.P.A, em V.F. de Xira, em 1971.
    A todos os Filhos da Escola, um grande abraço!
    Valdemar

    ResponderEliminar
  18. fui 2º Mar CRO 2600/85 Valdemar Pereira de Barcelos, Um abraço a todos os filhos da escola

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui Cro 240585, Vitor Miranda, NRP Hermenegildo Capelo e Monsanto - Vitor Miranda - Porto

      Eliminar
  19. Diana Maques25/11/11, 21:51

    Boa noite. De que ano é a última fotografia? Obrigada. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é de 1981.

      Eliminar
    2. VOLUNTÁRIO DE 1984

      Eliminar
    3. A ultima foto e da 9ª Companhia da recruta de Junho de 1982. Estou lá e reconheço alguns camaradas,outros nem tanto.

      270582 Raimundo.

      Eliminar
    4. Santa Nostalgia,qual era o teu NI ???...se foste para telegrafista,foste comigo,que fui para Criptoteletipista. Qual o teu apelido ?

      270582 Raimundo

      Eliminar
    5. É a 10 companhia da 3 de 1991 eu estou lá sou o número 18 / se alguém foi desta companhia que diga o e-mail e o seguinte fer1012@ livre.com.pt

      Eliminar
  20. Meu nº 310881 criptoteletipista. Onde está a minha escola?
    manueltavares@hotmail.com

    ResponderEliminar
  21. Armando Pereira Cardoso08/12/11, 18:57

    Aqui esta o velho telegrafista Marc 6527 de 1960 do ultimo curso da Universidade Escola de Mecanicos, depois a UN foi para o Alfeite um 73 para todos: Moro em Caxias. Htmail. cardoso.1940@hotmail.com

    ResponderEliminar
  22. PROCURO FILHOS DA ESCOLA DE 1984 VOLUNTÁRIOS COMUNICAÇÕES, FUI CRO, ESTIVE NA HERMENEGILDO CAPELO EM 1985- ANTONIO MORAIS (ALGARVIO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas
      Sou o Nuno Oliveira " CHAPARRO "com o nº 410284 1º MAR/CRO. De Santiago do Cacem, perto de Sines. O meu email é luisnunoo@gmail.com. Gostava de encontrar filhos da escola da nossa incorporação.

      Eliminar
  23. Olá rapaziada, um abraço para todos, fui, o Mar C 468/69 Santos, sai em 1976 depois de sete anos de boas viagens e recordações por Angola, estive na CF6 Sul de Angola dois anos, RN Sazaire dois anos, depois no S. Gabriel, depois em toda a flotilha de Draga Minas, o meu ultimo navio foi o NRP Vila do Porto, enfim foram 42 unidades de passagem em sete anos a comunicar com o mundo, julgo que comuniquei com dezenas de voçes, agora estamos a ficar velhos e ataca a saudade, vai se realizar dia 02 junho 2012 um almoço dos radiotelegrafistas. Compareçam ao rancho, vai tocar a reunir saudades. Visitem o site:http://www.radiotelegrafistas.com/?page_id=167
    Cordiais cumprimentos.
    Julio Santos

    ResponderEliminar
  24. Olá filhos da Escola, sou da 4ª. Incorporação de 1990, 5ª Companhia estive no NRP Oliveira e Carmo, terei muito gosto em contactar alguem, jfbsilva41@gmail.com, abraço a todos os filhos da escola

    ResponderEliminar
  25. Sou o 1075/68 Cabo S Costa (Castela). Fui sinaleiro durante sete anos dos quais tenho boas recordações. Fiz o 1º Grau da especialidade de Fev/Ago de 1969. Embarquei no NRP S. Jorge e no NRP Pico, estive 4 anos no Ex-Comando Naval dos Açores. Se por ai rondar alguem conhecido pode dar noticias para accastela@hotmail.com
    Um abraço a todos os filhos da escola

    ResponderEliminar
  26. eu sou rogerio aleixo criptoteletipista ctp da 1ª encorporação de 1985 5ªcompanhia ou seja 139685. gostaria de encontro de filhos da escola deste ano ou marinheiros que estivessem comigo em vila franca 1ªde 1985 curso de comunicações no alfeite de maio de 1985 a dezembro do mesmo ano. ou marinheiros da radio naval almirante ramos pereira na apulia de 1986. quem tiver algo de informações sobre isto agradecia contacto de msn (meu) maquigaia@hotmail.com

    ResponderEliminar
  27. Afinal,nem a minha figura sei ver...não,não é a 9ª de Jun/82.
    Peço desculpa.

    ResponderEliminar
  28. Caros colegas,
    eu sou da 3ª(última) incorporação de 1983 e pertencia à 1ª Companhia.
    Na Escola de Comunicações, como refiro no artigo, era Operador Táctico, especialidade de comunicações por Morse luminoso e bandeiras.

    ResponderEliminar
  29. Que Saudades, estou nesta fotografia e não a tinha, chamo-me Walter Loureiro, fui 1º Mar/CRO na Antóneo Enes,tratavam-me por Pistola e lembro-me quase de todos, um grande abraço pessoal

    ResponderEliminar
  30. Marinheiro C Nr. 930/74 com orgulho. Um Abraço fraterno a todos os Marujos deste País e em especial a todos os RADIOTELEGRAFISTAS da ARMADA PORTUGUESA.
    Francisco Peixoto
    frjosepx@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fui o 1082/74 fui artilheiro e de pois enfermeiro. Por acaso não és da 4ª?
      Jaime (Braga)

      Eliminar
  31. A todos os marujos que tiveram no antigo NRP São Gabriel.
    de 81 a 82,um abraço.
    manuel.primo@sapo.pt Especialidade CM

    ResponderEliminar
  32. CARLOS GUIMARÃES DE GUIMARÃES

    VIVA A TODOS EU FUI 2453.85 CTP

    ABRAÇO

    carlo_silvag@hotmail.com

    ResponderEliminar
  33. JOSÉ FLOR29/09/12, 14:44

    Aqui vai mais um. Ex MAR R 39/72, com muita saudade procuro camaradas do 4º Curso de Radaristas de 1972, elementos das guarnições de NRP Corvina de 73 a 75, NRP Lagoa de 75 a 77, e Sagres de 77 a 78.
    Agradeço contacto para jose.flor@az-zauia.com

    Um abraço a todos.
    José FLOR

    ResponderEliminar
  34. José Flor10/10/12, 01:33

    Caro amigo Alexandre Sá, enviei-lhe um email à dias acerca do camarada Cassimo. Agradeço me envie os dados dele e a fotografia para eu ver se consigo descobrir o seu paradeiro.
    um abraço

    ResponderEliminar
  35. Carlos Vieira21/12/12, 21:40

    Aqui vai um abraço a todos volutários de 1982,é com muita saudade que procuro camaradas que tiveram no curso de electrotecnia em Vila Franca, na Lancha Alabarda, Sagres ou centro tatica naval.
    o meu n°419382, antigo cabo electricista

    Um grande Abraço

    Carlos Vieira

    o meu contacto email:C.vieira@windowslive.com

    ResponderEliminar
  36. Procuro camaradas da 10° companhia de 1983.
    a.matrix@free.fr

    Marques

    ResponderEliminar
  37. Boas Filhos da Escola, fui voluntário 85 (401485)Carlos Alcobia.Contactem alcobiaaml@live.com.pt

    Abraço a todos os camaradas
    ;-)

    ResponderEliminar
  38. no compcomar de 1985 também participei. figueiredo ex. cabo cct nr 426283. uma abraco a todos. três vivas para a briosa.

    ResponderEliminar
  39. Martins de Faria26/12/13, 23:07

    Só agora descobri este site- nostalgia. Fui marinheiro CRO desta escola 411884-Faria. Um grande abraço aos filhos da escola.

    ResponderEliminar
  40. Foi por acaso que encontrei este cantinho o qual me fez relembrar muitos episódios agradáveis e já distantes, percursos iguais ou semelhantes separados por várias décadas tal como vós também tive a honra de ter servido nessa honrosa arma a que chamávamos "BRIOSA" fui o Mar C 230/70 Ferreira fiz serviço na ex radio naval CMDT Nunes Ribeiro -Algés e cumpri comissão na Guiné a bordo da então LDG Bombarda. A todos um forte (73) e um 2014 cheio de saúde e felicidade. meu contacto é :antonioguilhermeferreira@gmail.com

    ResponderEliminar
  41. Jorge Costa08/01/14, 14:56

    Cumprimentos e votos de bom 2014 para todos os filhos da escola e o meu obrigado para o santanostalgia por me ter feito recordar bons momentos passados na minha juventude e infancia. Pertenci á 10ª companhia da 1ª incorporaçao de 1986 e fui radarista no NRP Almirante Magalhaes Correia

    ResponderEliminar
  42. Fui Mar C 1925/72. Estive na Estação Radionaval Com. Nunes Ribeiro - Monsanto, NRP S. Nicolau e NRP Save em comissão nos Açores de Mai a Dec de 1974.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui Mar C 2917/72. As tantas, conhecemo-nos e nem sabiamos! Radionaval do Montijo, NRP Pero Escovar, Nunes Ribeiro Alges/Monsanto e por ultimo, CCA.

      Eliminar
  43. Comprimentos a todos os filhos da escola,sou da primeira encorporação de 1983,fui 2º Mar CTP Nº.109683,gostava de encontrar filhos da escola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ter sido da 1ª companhia eu era da 3ª, os últimos 18 meses ou seja desde julho de 83 até Fevereiro de 1985 estiva na Polícia Judiciária Militar no EMGFA, Restelo.

      Eliminar
    2. 115983 Carvalho22/11/15, 23:55

      Boas, Maciel acho que tiveste na recruta comigo eu era 115883
      Carvalho meu contacto gunga@sapo.pt

      Eliminar
  44. Boas Pessoal
    Anda por aí alguém da 3ª de1981 ?
    Pedro Costa
    ª

    ResponderEliminar
  45. Boas Pessoal
    Anda por aì alguem telegrafista da 3ª de 1981
    Cumprimentos
    Pedro Costa

    ResponderEliminar
  46. boas, pertenço a 4º de 92 a 1ª incorporação das meninas.... alguém por aqui?

    ResponderEliminar
  47. Boas tardes a todos e com votos a todos filhos da Briosa em especial os filhos da minha escola de comunicações, de um feliz 2015.

    Sou de ano de 1980.
    Gostaria de encontrar camaradas da 5ª companhia da 2ª incorporação de 80, haverá alguém?
    E claro também da escola de comunicações.
    Prestei serviço no Centro de Comunicações do Comando Naval do Continente, na base do Alfeite.
    238080 2ª Mar COT - Teixeira

    davidcteixeira@gmail.com
    Abraços saudosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola.Por acaso nao conhece o marujo Luis Fernando Pereira oliveira.Obrigado

      Eliminar
  48. Boas camaradas procuro camaradas da segunda companhia da marinha chapa azul de 1976. Sou o filho da escola 2030/76 veneno. Abraço

    ResponderEliminar
  49. Tambem passei por essas grandes casas. Escola Alunos Marinheiros (1972 incorporacao de Outubro) recruta. Seguidamente, Escola de Comunicacoes, Grupo 2 de Escolas da Armada, onde tirei o curso de radiotegrafista, logo morse, muito morse claro. Radio Naval do Montijo, NRP Pero Escovar, Radio Naval de Alges e, os meus ultimos tempos, foram passados no CCA (Centro de Comunicacoes da Armada) no Ministerio da Marinha. Assim se foram 4 anos de servico militar, que naqueles tempos se traduziam em 4 anos de vida parada. Porem, hoje, recordo com imensa saudade, esses tempos idos mas sobretudo, a familiaridade/fraternidade e amizade que reinava entre marujos! Espantoso! So quem por la passou consegue sentir!
    Aqui deixo uma saudacao especial a cada filho escola, desde os do meu tempo ate aos mais modernos! A PATRIA HONRAI QUE A PATRIAVOS CONTEMPLA.

    ResponderEliminar
  50. Francisco Ribeiro primeiro marinheiro TFD 123783 terceira companhia, procura companheiros da mesma. O meu e-mail é o seguinte: francisco.gomes.62@sapo.pt

    ResponderEliminar
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  52. Francisco Ribeiro primeira incorporação terceira companhia de 1983 primeiro marinheiro TFD escola de Alfeite e escola de fuzileiros. Procuro filhos da escola que tenham pertencido a está companhia. Podem contactar-me através do seguinte e-mail: francisco.gomes.63@sapo.pt
    Comprimento a todos os filhos da escola.

    ResponderEliminar
  53. 840/70 2ª Corporação - Gostaria de encontrar alguém que tivesse passado pela Escola de Comunicações e por aí fora

    ResponderEliminar
  54. Eu tenho orgulho de ser da BRIOSA sou do 3º turno de 1973 fui para a escola de comunicações no Alfeite passei por Radio Comandante Nunes Ribeiro passei para Radio Naval Luanda e dai acabei a Briosa em 1976 sou Mar. C 2128/73 gostava de encontrar filhos da Escola ou alguem que esteve em Luanda nessa altura Um abraço a todos que se orgulham de ter servido a nossa Briosa.

    ResponderEliminar
  55. Ola camaradas! Eu estive na Marinha de 1962 a 1971 como cabo radiotelegrafista. Tive dois numeros de matriculaçao: 17782 e 9382 mais tarde, antes dos "barras 1964". Fiz Guiné, Moçambique, Angola. Levei baixa em Moçambique onde passei à Marinha Mercante (Em Mozambique na Armada um cabo ganhava 3.000 escudos e na marinha mercante um operador de radio ganhava 20.000 escudos. Foi o que ganhei até à independencia de Moçambique em 1975. O meu armador chamava-se Companhia do Limpopo A. Couto Ltda, o meu navio "N/M Licungo" indicativo de chamada CRLE. Eu sou o Ortiz e habito em Franca. Se me conhecem aqui vai o meu mail: viriatorix44@gmail.com. Boa chance a todos.

    ResponderEliminar
  56. Oi! Malta! Fui marinheiro C 507/72 e estive na Guiné. Alguém do primeiro curso de 1972? Lembro-me de todos e tenho muitas saudades da Malta!

    ResponderEliminar
  57. Olá camaradas, companheiros, filhos da Escola, um cumprimento a todos que serviram e servem sob o lema "A PATRIA HONRAE QUE A PATRIA VOS COTEMPLA". Também servi sob este lema, como voluntário, alistado em 07/07/1973, com o número 1845/73. Fiz a escola de alunos, o ITE e 1º. Grau na especialidade de Radarista, enquanto aguardei promoção a marinheiro prestei serviço no EMA e, quando promovido, fui colocado no velho guarda minas "NRP Vila do Porto". Vivi o 25 de Abril e muito mais... E onde param os demais?... Abraço a todos e que boas recordações...

    ResponderEliminar
  58. Eu também estive na marinha na 4 incorporação de 1987 - 2 companhia. Depois fui para comunicações e fui colocado na radio naval alges. Bem haja para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola.Eu gostava de saber se por acaso nao esteve colocado na estacao radionaval dos acores na decada de80 90.Se esteve,nao conhece o marujo luis fernando pereira oliveira.Ando a procura de noticias dele .Por favor se souber responda me.Muito obrigado

      Eliminar
  59. Cordiais saudações do Lopes. Só hoje descobri este blog. Fiquei radiante com a maioria dos comentários. Fui recruta da 10ª Companhia,Outubro(?) de 1969, com o nº 2576/69. Radiotelegrafista por paixão, fiz na Escola de Comunicações o ITE e 1º Grau. Agradeço à Marinha o excelente Curso que me proporcionou, o qual me foi muito útil depois de sair da BRIOSA, o que aconteceu em Fevereiro de 1974. Aquilo de que não gostei muito foi de ser obrigado a tirar o curso de Fuzileiro Especial. Mas era necessário, paciência,também foi uma experiência muito enriquecedora. Estive 2 anos no DFE10 em Angola. Grande camaradagem! Grandes amizades se criaram! Que saudades! O meu endereço: chicolopes97@gmail.com. Um grande abraço a todos os Marinheiros, especialmente aos radiotelegrafistas e Fuzileiros. "A Pátria ºººº --- -º º-º º- ºº que a pátria vos contempla"

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: