Brindes dos detergentes

 brindes jua 01
Já tivemos a oportunidade de relembrar aqui a marca de detergentes JUÁ, muito popular nos anos 60 e 70.
Uma das características dessa marca, como aliás de outras congéneres, era a frequente oferta de brindes, alguns mais complexos, a exigir comparticipação do consumidor, mas outros totalmente de borla. Era o caso de uns pequenos bonecos plásticos em PVC, alguns, quase sempre, monocromáticos, mas outros pintados. 
 
Dessa altura, ainda guardo alguns exemplares. Deixo, em baixo, uma curta amostra com brindes de uma colecção de animais, distribuídos com o detergente AZUR. 
 
Acrescente-se que estes pequenos e simples brindes, tanto dos detergentes JUÁ, DET, AZUR e outros produtos populares nos anos 60 e 70, como os gelados RAJÁ e OLÁ, continuam a exercer um fascínio especial por parte de quem com eles conviveu, pelo que existem muitos coleccionadores e frequentemente aparecem em sítios de vendas e leilões, atingindo valores surpreendentes, dependendo, obviamnete,  da colecção a que pertencem e da qualidade e raridade dos mesmos. 
 
Estes pequenos bonecos estavam inseridos em colecções, muitas vezes reproduzindo bonecos de séries animadas que passavam na TV ou da banda desenhada.


brindes jua 02

brindes jua 03


brindes jua 05

brindes jua 04

Comentários

  1. Dos brindes do Juá, lembro-me apenas das molas de roupa. Mas havia um outro detergente, que se juntavam as tampas, para se obter um serviço de jantar, dando um valor simbólico em dinheiro,salvo erro da VISTA ALEGRE, recordo-me de andar á procura junto dos caixotes de lixo municipais dos tais pacotes vazios, para a minha mãe adquirir essa loiça.

    ResponderEliminar
  2. Dos brindes da Jua lembro-me de sairem uns copos. E a Toddy também dava um copo em cada embalagem de chocolate para leite.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF