Caderneta de cromos de caramelos - Reis do Futebol – 62/63 – Divertimentos Zélito

 

Trazemos à memória a caderneta de cromos de caramelos, intitulada "Reis do Futebol - Colecção de Jogadores da 1ª Divisão e Emblemas da 1ª e 2ª Divisões", uma edição de Divertimentos Zélito, correspondente à época futebolística de 1962/1963.
Equipas que integram a colecção (14): Benfica, Sporting, F.C. do Porto, Belenenses, Atlético C.P:, Académica, Vitória de Guimarães, Lusitânio de Évora, G.D. da CUF, Olhanense, Leixões, F.C. Barreirense, Vitória de Setúbal e C.D. Feirense.


A caderneta segue a linha estrutural de muitas cadernetas da época, com lugar para 11 cromos. Os jogadores são representados a meio-corpo (do peito para cima), sobre um fundo sólido, que se diferencia nas diferentes equipas, por exemplo: Benfica e Académica com fundo amarelo, Sporting e Atlético com fundo azul, Porto e Belenenses com fundo vermelho, etç. Apesar disso, esta caderneta tinha de certa foram uma inovação relativamente ao que era comum, já que reservava páginas para os cromos referentes aos clubes da 1ª Divisão, mas também da 2ª Divisão, e aqui reside a novidade.


A capa, com um grafismo interessante, reproduz uma jogada entre dois jogadores no que poderá ser um clássico Benfica – Sporting. Na metade esquerda de cada cromo aparece representada a taça correspondente ao Campeonato Nacional de Futebol.
Resta acrescentar que o Campeonato de Futebol da 1ª Divisão correspondente à época 62/63 foi ganho pelo SL Benfica, com 48 pontos (12º título da prova), seguido do FC do Porto, com 42 pontos e do Sporting, com 38 pontos.

 

caderneta reis do futebol brindes zelito capa

caderneta reis do futebol brindes zelito 1

caderneta reis do futebol brindes zelito 2

 

*****SN*****

Comentários

  1. Gostaria de ver os cromos do Sporting
    individualizados, pois estou a fazer uma base de dados do clube e dificilmente se percebe o nome dos jogadores.
    De qualquer maneira, parabéns pelo Blog que está espectacular.

    ResponderEliminar
  2. arturabreu:

    Os jogadores do Sporting são os seguintes:Libânio, Lino, Lúcio, Hilário, J. Carlos, Mendes, Figueiredo, O. Silva, Geo, Morais, Hugo

    at.te

    ResponderEliminar
  3. Sou adepto e coleccionador de antiguidades do C.D.Feirense. Será possível digitalizar a página do Feirense desta caderneta?
    Obrigado.
    Luís Oliveira - Feira.

    ResponderEliminar
  4. Para o Santa Nostalgia:
    Sou adepto e coleccionador de antiguidades do C.D.Feirense. Será possível digitalizar a página do Feirense desta caderneta?
    Obrigado e desculpe a insistência.
    Luís Oliveira - Feira.

    ResponderEliminar
  5. estes cromod nao pertencm a esta caderneta

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF