Trago hoje à memória a caderneta de cromos de caramelos intitulada "Caricaturas Desportivas Coloridas", uma edição da Confeitaria Universo.
Esta caderneta tenho-a referenciada como sendo da época futebolística de 1940/1941, mas consultando a relação das equipas participantes nessa época verifica-se que não existe uma coincidência entre esta e as equipas representadas na colecção, o que, de resto, era uma situação normal das colecções de cromos de caramelos da época e até de anos posteriores.
Efectivamente, na caderneta constam as seguintes 8 equipas: FC Porto, Benfica, Sporting, Belenenses, Académica de Coimbra, Carcavelinhos, Barreirense e Académico do Porto. Ora na relação das equipas participantes do campeonato dessa época, é coincidente o número de 8 participantes mas fazem parte as equipas do Boavista e do Unidos de Lisboa, que não constam na caderneta, no caso substituídas pelas do Carcavelinhos e Académico do Porto. Desconhece-se, de todo, o critério subjacente a este facto.
Mesmo analisando as épocas próximas, anterior e posterior, verifica-se que também não existe concordância, até porque na época 39/40 participaram 10 equipas e na época 41/42 eram 12 as participantes. De todo o modo, tudo indica que a colecção se refira em concreto à época 39/40, com supressão das equipas do Leixões e Vitória de Setúbal. A referência à época 40/41 certamente que se refere a uma reedição.
Como já se referiu, a colecção era composta por 8 equipas, com 11 cromos (estampas) cada, perfazendo uma colecção com um total de 88 cromos.
Tal como o título da colecção indica, os jogadores eram representados não em fotografias mas em caricaturas, de autoria do consagrado José Pargana. Por esse facto, a colecção era auto-considerada como "única no género", "interessante e original".
Verdade se diga, os cromos representados em caricaturas poderiam ser então novidade em Portugal mas já tinham antecedentes na variante de cartões/brinde de marcas de tabacos e de chocolates, principalmente em Inglaterra, como já referimos num anterior post.
Seja como for, os cromos em caricaturas sempre resultaram numa boa aceitação por parte dos coleccionadores, pelo a fórmula seria usada noutras épocas e por outras editoras.
Ainda quanto a esta caderneta, a mesma atribuía diversos brindes que saíam através de senhas surpresa que acompanhavam os cromos.
*****SN*****
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.