Caderneta de cromos de caramelos – Caricaturas Desportivas – 40/41 – Confeitaria Universo

 

Trago hoje à memória a caderneta de cromos de caramelos intitulada "Caricaturas Desportivas Coloridas", uma edição da Confeitaria Universo.
Esta caderneta tenho-a referenciada como sendo da época futebolística de 1940/1941, mas consultando a relação das equipas participantes nessa época verifica-se que não existe uma coincidência entre esta e as equipas representadas na colecção, o que, de resto, era uma situação normal das colecções de cromos de caramelos da época e até de anos posteriores.

Efectivamente, na caderneta constam as seguintes 8 equipas: FC Porto, Benfica, Sporting, Belenenses, Académica de Coimbra, Carcavelinhos, Barreirense e Académico do Porto. Ora na relação das equipas participantes do campeonato dessa época, é coincidente o número de 8 participantes mas fazem parte as equipas do Boavista e do Unidos de Lisboa, que não constam na caderneta, no caso substituídas pelas do Carcavelinhos e  Académico do Porto. Desconhece-se, de todo, o critério subjacente a este facto.
Mesmo analisando as épocas próximas, anterior e posterior, verifica-se que também não existe concordância, até porque na época 39/40 participaram 10 equipas e na época 41/42 eram 12 as participantes. De todo o modo, tudo indica que a colecção se refira em concreto à época 39/40, com supressão das equipas do Leixões e Vitória de Setúbal. A referência à época 40/41 certamente que se refere a uma reedição.


Como já se referiu, a colecção era composta por 8 equipas, com 11 cromos (estampas) cada, perfazendo uma colecção com um total de 88 cromos.
Tal como o título da colecção indica, os jogadores eram representados não em fotografias mas em caricaturas, de autoria do consagrado José Pargana.  Por esse facto, a colecção era auto-considerada como "única no género", "interessante e original".
Verdade se diga, os cromos representados em caricaturas poderiam ser então novidade em Portugal mas já tinham antecedentes na variante de cartões/brinde de marcas de tabacos e de chocolates, principalmente em Inglaterra, como já referimos num anterior post.
Seja como for, os cromos em caricaturas sempre resultaram numa boa aceitação por parte dos coleccionadores, pelo a fórmula seria usada noutras épocas e por outras editoras.

Ainda quanto a esta caderneta, a mesma atribuía diversos brindes que saíam através de senhas surpresa que acompanhavam os cromos.

caricaturas desportivas coloridas capa

caricaturas desportivas coloridas ccapa

caricaturas desportivas coloridas int

caricaturas desportivas coloridas cromo1

caricaturas desportivas coloridas cromo2

 

*****SN*****

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF