22/06/2009

Omer Pacha – Tenente Latas

 

Hoje trago à memória outra interessante série de televisão, que na altura em que foi exibida na RTP, foi seguida com entusiasmo pelo seu ritmo de aventura.
Trata-se de OMER PACHA, uma série com 13 episódios de cerca de 30 minutos cada, produzida em 1971 pela ZDF-Alemanha, que na RTP passou em 1973, aos sábados, por volta das 22:00 horas.

A série teve realização do francês Christian-Jaque sobre um argumento de Thor Rainer e Peter Kostic.

omer pacha santa nostalgia 01

omer pacha santa nostalgia 02


A série narra as aventuras de um tenente do exército austro-húngaro, Michael Latas, que depois de ter participado num duelo de morte, proíbido, cai em desgraça e vê-se obrigado a fugir, descendo a zona ao longo do Danúbio até entrar em terras otomanas. Ali, depois de muitas aventuras, converte-se ao islão, adoptando o nome de Omer. Rapidamente consegue integrar-se na sociedade local e pela sua inteligência e tácticas notáveis, depressa prossegue a carreira militar, prestando bons serviços à Turquia otomana, pelo que obtém a alta distinção e o título de paxá.


Seguindo algumas, escassas informações, esta série baseia-se numa figura (Omer Pascha) e factos reais ligados à sua vida.
A série era particularmente interessante porque aliava a aventura às clássicas lutas de espada num ambiente tão característico como o do império otomano e de toda a região envolvente, incluindo os Balcãs, nomeadamente na Croácia.

O Tenente Latas foi interpretado pelo actor esloveno, Miha Baloh.

omer pacha santa nostalgia 03

- Aquele que será o verdadeiro Omer Pascha

Casting:
Miha Baloh (Tenente Michael Latas)
Franz Stoss (Radakovics Coronel)
Jutta Heinz (Radakovics Elisa)
Götz von Lang casas (Graf Banovich Merten-Hill)
Michl Bernhard (Smiljan)
Erich Padalewsky (Stanko)
Helmut Janatsch (Malik Efendi )
Klaus Homschak (Hassan),
Otto Ambros (Jukcic)
Frank Dietrich (Fazil Ahmed)

 

*****SN*****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: