Os caminhos de Noële – Parte II

 

Já depois de publicado o artigo referente ao anterior post, mexendo em alguma papelada da época, consegui obter informações adicionais e complementares.
Deste modo, constatei que a série foi adquirida pela RTP em dois pacotes, em diferentes alturas.


Inicialmente a série foi adquirida pela RTP em 21 episódios de 26 minutos cada e 1 episódio de 39 minutos, ou seja, 22 episódios, exibidos durante 1972. Soube ainda que a série poderia ser comercializada em diferentes durações, em 45 episódios de cerca de 15 minutos ou mesmo em episódios de cerca de 30 minutos ou 60 minutos. Seria assim uma forma de compatibilizar os interesses de horários das estações televisivas que adquiriam a séria.


Acontece que esta primeira parte exibida pela RTP em 1972, terminou de uma forma aparentemente inesperada, sem o tão esperado happy end, que seria o casamento de Noël com um dos dois pretendentes (o amigo de infância ou Ugo, um pianista). Esta situação, o âmago do enredo, face à popularidade da série, provocou alguma confusão e até muitas reclamações na RTP, tanto mais justificadas depois de uma revista da época ter publicado fotos do casamento de Noële, que tinha mesmo acontecido.


Esta situação levou a RTP a procurar saber junto da produtora os verdadeiros motivos, vindo a comprovar que na realidade existia uma segunda tranche de 40 episódios de cerca de 15 minutos cada. Face a esta situação, ao que parece, inesperada porque desconhecia o facto, a RTP obviamente que acabou por adquirir o segundo pacote da série  cuja exibição foi iniciada em Março de 1973, aos Sábados, por volta das 22:00 horas, em episódios de cerca de 30 minutos. Este horário posteriormente veio a ser alterado, passando para as segundas-feiras, antes do Telejornal, por volta da 21:00 horas.


Nesta segunda volta, Noële efectivamente acaba por casar com o pianista Ugo, acontecimento que ocorre logo no segundo episódio.
Face a este esperado happy end, as tele-espectadoras ficaram finalmente sossegadas. Nem de outra forma poderia ser.

os caminhos de noele santa nostalgia 1

- Noël, com o pai adoptivo

os caminhos de noele santa nostalgia 2

- Noël, com Ugo, no seu casamento.

barra2

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF