Figuras & Figurões – Caderneta de cromos

 Nos anos 70 (76/77), a empresa IMPRELIVRO - Imprensa e Livros, SARL, proprietária do jornal diário O PAÍS, promoveu um concurso designado "Figuras & Figurões". Para participar era necessário preencher uma caderneta com um conjunto de 36 cromos ou estampas, publicadas ao longo 12 semanas (entre 05 de Novembro de 1976 a 28 de Janeiro de 1977), nas páginas do respectivo jornal.

Os cromos ou estampas tinham como tema caricaturas representativas de um conjunto de figuras públicas ligadas ao período do 25 de Abril de 1974. Cada estampa tinha ainda uma quadra cuja parte final, que correspondia ao nome da pessoa caricaturada, era necessário adivinhar e preencher, o que não era difícil já que para além da popularidade dessas figuras, o nome coincidia com a rima da quadra.

Para validar a entrada no concurso tornava-se necessário entregar a caderneta devidamente preenchida, com as estampas coladas nos seus devidos lugares e devidamente completadas na tal questão da quadra. O regulamento não o indica, mas presume-se que no final as cadernetas seriam devolvidas aos respectivos donos, ou talvez não.
Para além dos 36 cromos, a caderneta continha páginas com publicidade de algumas empresas e marcas que patrocinavam o concurso.

O concurso implicava os seguintes principais prémios: 1º: 1 automóvel Citroen GS, no valor de 196.000$00; 2º: 1 viagem ao Cairo - Egipto, para 2 pessoas, pela TWA, ida e volta em classe turística, no valor de 39.963$00; 3º: 1 jogo de maples em pele MICL, no valor de 35.000$00; 4º: Uma máquina de lavar-roupa RUTON e 1 televisor RADIOLA, com o valor total de 31.738$00. A lista de prémios continua até ao 377º lugar e incluia prémios diversos como 1 máquina de costura BERNINA, 1 máquina de tricotar, 1 bicicleta motorizada, 1 máquina de escrever, 1 fogão JUNEX, 1 rádio-gravador, 1 mala de senhora, 1 relógio de cozinha, etc, etc.

As caricaturas têm uma excelente qualidade artística, reproduzindo na perfeição as características físicas dos respectivos retratados. Na caderneta não é indicado o nome do autor, sendo que pela assinatura com as inicias ZM, que surge nalguns cromos, se supõe serem do excelente artista Zé Manel.

Tendo em conta a qualidade das caricaturas e pela importância dessas figuras no período histórico e conturbado do pós-25 de Abril de 1974, iremos publicando os respectivos cromos em futuros posts.
Acrescente-se que este tipo de concursos, baseados no preenchimento de cadernetas com estampas publicadas pelos jornais diários, conheceu vários exemplos. Recordo-me particularmente de uma colecção relacionada com ciclismo, pelo JORNAL DE NOTÍCIAS e  de uma outra  com a temática de provérbios populares, pelo jornal O COMÉRCIO DO PORTO. Num dia destes procurarei trazer mais detalhadamente o assunto à memória dando a conhecer as respectivas cadernetas que na época coleccionei.

figuras e figuroes santa nostalgia 01

figuras e figuroes santa nostalgia 03

figuras e figuroes santa nostalgia 04

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF