Jorge Jesus, o futebolista

jorge jesus olhanense santa nostalgia 2

Depois de toda a novela à volta da contratação ao S.C. Braga do treinador Jorge Jesus, pelo Benfica, afinal mais uma de muitas do futebol português, Jorge Jesus, o designado "mestre da táctica" já está a trabalhar ao serviço do Glorioso.
Esta carismática figura do futebol português tem-se distinguido como treinador de um já vasto leque de equipas. Jorge Jesus, teve, no entanto, uma relativa larga carreira e experiência como jogador de futebol, no lugar de médio, predominantemente na posição direita. Curiosamente, num dos cromos abaixo representados ao serviço do Riopele, é indicado como avançado. Quem o viu nos relvados, diz ter sido um jogador como centenas de outros, mediano quanto baste, mas a ter em conta alguns dos clubes por onde passou, nomeadamente o Sporting, o Belenenses, o Vitória de Setúbal e U. de Leiria, deduz-se que não terá sido assim tão vulgar, correspondendo a outras apreciações que o consideravam um jogador discreto, é certo, mas com boa qualidade técnica.


Jesus teve a sua formação no Sporting e depois, já como sénior, na época 73/74, foi cedido ao Peniche, a militar então na 2ª Divisão Nacional, e na época seguinte, 74/75, foi emprestado ao Olhanense (agora de regresso ao escalão maior do futebol lusitano). Regressa a Alvalade na época seguinte, não se conseguindo impor ( realizou 12 jogos, dos quais apenas 1 como titular), pelo que de seguida foi dispensado, rumando ao vizinho Belenenses, onde jogou em 76/77. O clube do Restelo tinha nessa altura um excelente plantel pelo que Jesus também não conseguiu singrar; Seguiu-se uma passagem pelo carismático clube fabril, o  Riopele, acabado de subir ao escalão principal, onde esteve na época 77/78. O Riopele não se aguentou e desceu à 2ª Divisão e na época seguinte Jesus acabou por ir para o Alentejo ao serviço da Juventude de Évora, na 2ª Divisão. Na época posterior, em 79/80 já estava na cidade do Lis ao serviço da U. de Leiria (que subiu de divisão nessa época) e em 80/81 fazia parte do plantel do V. de Setúbal, onde se manteve por 3 épocas, situação inédita, contrariando as anteriores e curtas ligações de apenas uma época. Seguiu-se um regresso ao Algarve, concretamente ao S.C. Farense que serviu na época 83/84.

Já numa fase descendente da sua carreira, como é normal no futebol, alinhou ainda ao serviço do clube da Tapadinha, o Atlético Clube de Portugal, na época 84/85.
Finda a época, um novo salto para Jesus que entrou ao serviço do Estrela da Amadora (clube da sua terra, então na 2ª Divisão),  e por ali se aguentou durante duas épocas. Segue-se uma passagem pelo Benfica de Castelo Branco (então na 3ª Divisão Nacional) e põe fim à carreira na época posterior ao serviço do Almancilense, novamente no Algarve.

A sua paixão pelo futebol não termina com o pendurar das chuteiras, enveredando de seguida pela carreira de treinador, cujo percurso é iniciado ao serviço do Amora F.C., seguindo-se o Felgueiras, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Moreirense, U. Leiria, Belenenses, Braga e, actualmente, Benfica).

Não deixa de ser curiosa a sua ligação como treinador a alguns clubes onde foi jogador, como o Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, U. de Leiria e Belenenses. Quem se seguirá?

Para ilustrar parte dessa carreira como futebolista, ficam aqui alguns cromos soltos dedicados ao Jesus, hoje uma incontornável figura do nosso futebol.

jorge jesus olhanense santa nostalgia

jorge jesus belenenses santa nostalgia

jorge jesus belenenses santa nostalgia 2 

jesus riopele santa nostalgia

jesus riopele santa nostalgia 2

jorge jesus u_leiria santa nostalgia

jesus vitoria setubal santa nostalgia

jesus vitoria setubal santa nostalgia 2

jorge jesus farense santa nostalgia

jorge jesus farense santa nostalgia 2

Comentários

  1. cantinhodacasa14/07/09, 00:25

    Olá. Vim aqui por acaso, devido a uma imagem que retirei do google, imagem que lhe pertence, sobre um post que editei e que referia a lousa, objecto usado no ensino primário, antes do 25 de Abril.
    O conteúdo da frase nela escrita, suscitou a curiosidade da minha pequena, com ênfase para o nome Farrusco.
    Como foi retirada do meu blog, com todo o direito, fui procurar outra imagem que, pois há pessoas que passam por lá e não vêem a imagem e não sabem o que é.
    Mas, a este repeito, decidi refenciar o seu blog.
    Venho visitá-lo, e vejo este post do Jorge Jesus, ex-treinador da equipa da minha cidade.
    Achei interessante o percurso dele. Não dou importância ao futebol, mas gostei de ler o aqui editado.
    E quero deixar aqui um pequeno comentário. Por que será que os treinadores que passam pelo SB, vão "fazendo" alguma coisa por cá, e quando se mudam para as grandes equipas, fazem um obra de arte?
    Gostei das fotos de Jorge Jesus.
    Parabéns.
    cantinhodacasa

    ResponderEliminar
  2. Cantinho da Casa (nome giro):
    Obrigado pela visita e pelos comentários.
    Quanto à retirada da imagem, deve ser um qualquer erro do sistema de alojamento, pois até fico satisfeito que algumas das minhas imagens sejam utilizadas. Mas terei todo o prazer em enviar-lhe a imagem. PF Contacte-me para o email santanostalgiablog arroba gmail ponto com.
    Quanto à questão relacionada com os treinadores do Benfica, até eu gostaria de saber a resposta.Mas parecendo simples é demasiado complexo o assunto e daria pano-para-mangas.


    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. Foi muito interessante saber que o Jorge Jesus joguo num grande clube de Famalicão, noutros tempos - o RIOPELE.

    ResponderEliminar
  4. Fernando Dias19/11/12, 22:24

    Já que a memórias se refere este blog,gostaria de acrescentar aqui algo da minha, para enrriquecer o ramalhete relativo ao Jorge Jesus: O primeiro clube que representou como sénior, chama-se COVA DA PIEDADE!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF