ABC dos Pequeninos - Livro escolar

 

abc dos pequeninos 01 santa nostalgia

Hoje trago à memória o livro "ABC DOS PEQUENINOS", destinado ao ensino infantil da Língua Portuguesa, de autoria do consagrado Professor Janeiro Acabado.


O livro apresenta as dimensões de 123 x 182 mm, com 34 páginas, a cores na sua quase totalidade. As ilustrações são de Álvaro Duarte de Almeida.


O livro em questão não tem qualquer indicação da sua data, mas deduzo que possa ser dos anos 50. O exemplar em análise foi composto e impresso nas Oficinas Gráficas da Livraria Aviz.
O livro "ABC DOS PEQUENINOS" teve bastante sucesso, conhecendo mais de duas dezenas de edições.


O livro segue o estilo de cartilha escolar, com os primeiros passos da aprendizagem clássica das letras e palavras, desde as vogais e as consoantes, até à articulação dos primeiros sons e primeiras sílabas, num caminho de dificuldade crescente. O livro termina com uma leitura  da popular  história de Charles Perrault, "O Gato das Botas".

Pela sua natureza e até pela indicação específica de Ensino Infantil, poderá ter sido um apoio complementar aos habituais livros da primeira classe ou como auxilar prévio à entrada na escola.


Como não podia deixar de ser, todo o processo de aprendizagem é fortemente apoiado em ilustrações, coloridas, que lhe confere uma forma agradável de aprendizagem.

Pessoalmente guardo dois exemplares no meu acervo, referentes à 22ª e 23ª edições, ambos relativamente bem conservados.

Oportunamente trarei à memória outros livros escolares do Professor Janeiro Acabado, nomeadamente a sua popular CARTILHA e AS PRIMEIRAS LETRAS.

 

abc dos pequeninos 02 santa nostalgia

abc dos pequeninos 03 santa nostalgia

abc dos pequeninos 04 santa nostalgia

abc dos pequeninos 05 santa nostalgia

abc dos pequeninos 06 santa nostalgia

abc dos pequeninos 07 santa nostalgia

abc dos pequeninos 08 santa nostalgia

abc dos pequeninos 09 santa nostalgia

abc dos pequeninos 10 santa nostalgia

(clicar nas imagens para ampliar)

 

barra2_santa nostalgia

Comentários

  1. cantinhodacasa09/08/09, 18:45

    Adorava estas imagens, quando apremdíamos as primeiras letras.

    ResponderEliminar
  2. Não imagina como esta descoberta me fascinou. Estou a fazer uma tese de doutoramento sobre os contos de Perrault em Portugal e, como tal, ando sempre à procura de publicações que os contenham. Gostaria de lhe pedir um favor pessoal que muito lhe agradeceria: seria possível digitalizar o resto da história do Gato das Botas e enviar-ma por mail? O meu nome é Elisabete Bárbara e o meu mail é elibarbara@hotmail.com
    Se, por acso, conhecer mais alguma antologia ou livro que refiram Perrault, agradecia a indicação. :)

    ResponderEliminar
  3. Armando Correia06/02/12, 10:25

    Interes(santíssimo). Ao olhar as páginas soltas, veio-me à memória o livro por onde aprendi a ler. Melhor dizendo, por onde o meu avô me ensinou a ler. Embora há 50 anos atrás a cartilha maternal de joão de deus estivesse na moda, o ABC teve um enorme contributo na iniciação à leitura e à alfabetização. Coisas que não podemos nem devemos esquecer. Obrigado pelas memórias.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF