Hoje trago à memória o livro "ABC DOS PEQUENINOS", destinado ao ensino infantil da Língua Portuguesa, de autoria do consagrado Professor Janeiro Acabado.
O livro apresenta as dimensões de 123 x 182 mm, com 34 páginas, a cores na sua quase totalidade. As ilustrações são de Álvaro Duarte de Almeida.
O livro em questão não tem qualquer indicação da sua data, mas deduzo que possa ser dos anos 50. O exemplar em análise foi composto e impresso nas Oficinas Gráficas da Livraria Aviz.
O livro "ABC DOS PEQUENINOS" teve bastante sucesso, conhecendo mais de duas dezenas de edições.
O livro segue o estilo de cartilha escolar, com os primeiros passos da aprendizagem clássica das letras e palavras, desde as vogais e as consoantes, até à articulação dos primeiros sons e primeiras sílabas, num caminho de dificuldade crescente. O livro termina com uma leitura da popular história de Charles Perrault, "O Gato das Botas".
Pela sua natureza e até pela indicação específica de Ensino Infantil, poderá ter sido um apoio complementar aos habituais livros da primeira classe ou como auxilar prévio à entrada na escola.
Como não podia deixar de ser, todo o processo de aprendizagem é fortemente apoiado em ilustrações, coloridas, que lhe confere uma forma agradável de aprendizagem.
Pessoalmente guardo dois exemplares no meu acervo, referentes à 22ª e 23ª edições, ambos relativamente bem conservados.
Oportunamente trarei à memória outros livros escolares do Professor Janeiro Acabado, nomeadamente a sua popular CARTILHA e AS PRIMEIRAS LETRAS.
(clicar nas imagens para ampliar)
Adorava estas imagens, quando apremdíamos as primeiras letras.
ResponderEliminarNão imagina como esta descoberta me fascinou. Estou a fazer uma tese de doutoramento sobre os contos de Perrault em Portugal e, como tal, ando sempre à procura de publicações que os contenham. Gostaria de lhe pedir um favor pessoal que muito lhe agradeceria: seria possível digitalizar o resto da história do Gato das Botas e enviar-ma por mail? O meu nome é Elisabete Bárbara e o meu mail é elibarbara@hotmail.com
ResponderEliminarSe, por acso, conhecer mais alguma antologia ou livro que refiram Perrault, agradecia a indicação. :)
BELOS TEMPOS
ResponderEliminarInteres(santíssimo). Ao olhar as páginas soltas, veio-me à memória o livro por onde aprendi a ler. Melhor dizendo, por onde o meu avô me ensinou a ler. Embora há 50 anos atrás a cartilha maternal de joão de deus estivesse na moda, o ABC teve um enorme contributo na iniciação à leitura e à alfabetização. Coisas que não podemos nem devemos esquecer. Obrigado pelas memórias.
ResponderEliminarAinda tenho este livro.
ResponderEliminar