Caderneta de cromos de futebol - TV Bola - 84/85

 

Hoje trago à memória uma caderneta de cromos de futebol designada de TV BOLA. Trata-se de uma edição de Francisco Más, L.da e refere-se à época futebolística de 84/85.

A caderneta apresenta as dimensões de 170 x 235 mm e é composta por uma colecção de 256 cromos, correspondentes a 16 por cada uma das 16 equipas representadas.

A caderneta não tem nada de especial para além da curiosidade dos jogadores serem representados, ao nível do peito, no ecrã de um televisor de modelo clássico, daí a originalidade do nome. Por sua vez, cada televisor está centrado num cenário azulado composto por uma baliza de futebol.

Cada equipa tem direito a duas páginas, com 8 cromos cada. O nome da equipa abrange na parte superior as duas páginas.

A capa tem um grafismo simples e sem qualquer informação adicional para além do título. A contra-capa tem o mesmo grafismo da capa. Na parte interior da capa é representado o calendário para o campeonato da época 84/85. Como curiosidade referente a essa época, o FC Porto foi o campeão com 55 pontos seguido do Sporting, com 47 e do Benfica com 43. Foi, pois, uma vitória folgada da equipa das Antas. Desceram à 2ª Divisão os clubes do Rio Ave, Farense, Varzim e Vizela.

Numa época em que eram várias as editoras a publicar colecções de cromos, o factor originalidade era um dos aspectos reclamados mas nem sempre com a qualidade gráfica desejável.

Apesar de tudo, é uma caderneta obrigatória na lista de qualquer coleccionador.

 

caderneta cromos tv bola santa nostalgia capa

caderneta cromos tv bola santa nostalgia int

caderneta cromos tv bola santa nostalgia benfica

caderneta cromos tv bola santa nostalgia sheu

PS: Estamos já em período de férias pelo que os artigos não têm tido a regularidade habitual, pelo que pedimos a compreensão dos visitantes costumeiros.

 

barra2_santa nostalgia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF