Clubes de Portugal - Caderneta de cromos de futebol - Época 78/79

clubes de portugal cromos sn 01

A caderneta de cromos de futebol CLUBES DE PORTUGAL, uma edição de Acílio Ascenção Silva, referente à época 78/79, é uma das muitas colecções feitas por mim e pelo meu irmão mais velho. As carteirinhas eram compradas a meias numa das mercearias da aldeia.

A caderneta é composta por um total de 192 cromos, sendo cada uma das 16 equipas representadas com 11 jogadores, em pose de corpo inteiro e um cromo com a equipa em formação clássica.

A capa tem um grafismo simples mas interessante, reproduzindo uma imagem de acção de um jogo entre o V. Setúbal e o Benfica, precisamente no Estádio do Bonfim. Na imagem, em primeiro plano, talvez na sequência da marcação de um canto ou de um livre,  reconhece-se o defesa do Benfica, Alhinho num ombro-a-ombro com um jogador dos sadinos. Mirobaldo, Narciso ou outro? Por mim vou no Mirobaldo.

A caderneta tem as dimensões de 215 x 297 mm. Uma das curiosidades da caderneta, caso único por mim conhecido, é o facto do último cromo de cada equipa ser colado numa disposição horizontal, no canto inferior direito. Há quem entenda que tal situação resulta de um erro de maquetagem. Acho que não, até porque a maquetagem poderia facilmente ser corrigida antes de serem impressas as cadernetas. Penso que a disposição tem um objectivo de equilíbrio com o cromo da equipa em formação, colado na parte superior direita. Seja como for, considero-a uma disposição pouco feliz mas sob um ponto de vista de coleccionismo apresenta características únicas.

A caderneta é relativamente rara e pela suas características globais tem alguns aspectos herdados dos cromos de caramelos.

Relativamente à época em questão, a equipa do F.C. do Porto surge representada em primeiro lugar já que havia vencido o campeonato na época anterior (77/78), depois do tal jejum de 18 anos, uma vez que tinha vencido pela última vez em 58/59. Depois da vitória em 77/78, com os mesmos pontos (51) do S.L. Benfica, o F.C. Porto, então treinado pelo carismático José Maria Pedroto, venceu o campeonato da época seguinte. O tri-campeonato foi-lhe roubado pelo Sporting C.P.

 

clubes de portugal cromos sn 02

clubes de portugal cromos sn 03

clubes de portugal cromos sn 04

clubes de portugal cromos sn 05

Comentários

  1. Olá. Sou adepto ferrenho do Sporting Clube de Braga e essa época foi muito especial para mim porque foram os meus primeiros tempos de adepto.
    Seria possivel de alguma maneira que me enviassem uma cópia da página referente ao meu clube? Eu pago o vosso trabalho ou compenso-vos da forma que acharem mais justa. Para além disso seria um grande favor.

    ResponderEliminar
  2. Manuel Cardoso,
    certamente que sim.
    Envie-me o seu email e dê-me alguns dias, pois de momento encontro-me de férias.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado. Quando tiver material que vos interesse enviar-vos-ei.
    Um grande abraço
    mj.cardosog@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. ola .na capa da caderneta sao pedrinho ,narciso e martin pelo vitoria e alhinho,reinaldo e sheu pelo bf.coleccionei esta colecçao onde me falta 10 cromos.o senhor nao me consegue arranjar? em copias pelo correio? eu pago o necessario

    ResponderEliminar
  5. ola .na capa da caderneta sao pedrinho ,narciso e martin pelo vitoria e alhinho,reinaldo e sheu pelo bf.coleccionei esta colecçao onde me falta 10 cromos.o senhor nao me consegue arranjar? em copias pelo correio? eu pago o necessario

    ResponderEliminar
  6. Vtitor Ferreira,
    escreva-me para o email de contacto. Depois combinaremos.

    ResponderEliminar
  7. Olá, tenho essa colecção mas está sem capa, seria possivel digitalizar a capa por tras e pela frente?
    e também me faltam estes cromos:

    Boavista – 84
    Setúbal – 96
    Académico – 120
    Estoril – 132
    Famalicão – 144
    Viseu – 174
    Maritimo - 192

    aguardo contacto sff.
    rmcm21@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. gostaria de adquirir só os do benfica

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF