Ases do Mundial de Espanha - 82 - Caderneta de cromos

 ases do mundial de espanha_santa nostalgia_capa_12092009

O Campeonato do Mundo em Futebol - 1982 foi realizado na Espanha, sucedendo à edição de 1978, realizada na Argentina e antecedendo a prova de 1986, que se realizou no México.
Como não podia deixar de ser, desta edição em Espanha, guardo  fortes recordações porque segui a prova pela televisão bem como pelos jornais, revistas, etc.

Já nessa altura o Campeonato do Mundo em Futebol, organizado pela FIFA, prova maior a nível de selecções nacionais,  suscitava a nível mundial fortes interesses comerciais e de marketing, pelo que foram muitos os artigos produzidos e comercializados à volta da imagem da competição, nos seus diversos aspectos.

Neste contexto, também em Portugal as coisas não foram diferentes. Assim, dos muitos produtos comercializados, recordo-me de uma colecção de cromos designada de ASES MUNDIAL ESPANHA - 82, uma edição da Francisco Más, L.da.
A caderneta apresenta as dimensões de 240 x 167 mm e a colecção é composta por um total de 140 cromos. Por sua vez, os cromos são de formato circular, com 62 mm de diâmetro e representam um sortido com, supostamente, os melhores jogadores das diversas selecções presentes na prova. De destacar nomes como Maradona e Mário Kempes, pela Argentina, Platini e Rochteau, pela França, Dalglish, pela Escócia, Kevin Keegan e Trevor Francis, pela Inglaterra, Meszaros, pela Hungria, Ceulemans, pela Bélgica, Dasaev, pela URSS, Sócrates e Zico, pelo Brasil, Camacho e Santillana, pela Espanha, Prohaska e Krankl, pela Áustria, Rummenigge e Schuster, pela Alemenha, Cubillas, pelo Perú, Panenka, pela Checoslováquia, Paolo Rossi e Dino Zoff, pela Itália´, Boniek e Latto, pela Polónia, entre muitos outros nomes sonantes do futebol mundial da época. De lembrar que de fora da competição, ficaram selecções como Portugal e a Holanda, entre outras.
Nesta colecção, a Espanha, por ser a selecção do país organizador, está representada com o maior número de cromos, exactamente 12.

Para além dos cromos, a caderneta tem várias páginas dedicadas à história do Mundial de Futebol, com apontamentos de todas as edições, nomes dos estádios e ainda o calendário da prova, pelo que a torna um elemento de boa informação e consulta.
A capa da caderneta tem uma boa qualidade gráfica e apresenta um interessante esquema gráfico com o título com as cores da bandeira espanhola, uma imagem de um jogo de futebol entre o Brasil e a Alemanha e ainda a tão característica mascote desse Mundial de 82, o Naranjito.

Ainda relativamente a esse campeonato, ficaram na memória situações como a Itália que foi campeã, derrotando na final a Alemanha, depois de ter realizado uma primeira fase muito pobre, com 3 empates em 3 jogos. Pelo contrário, a super equipa do Brasil, depois de uma primeira fase arrasadora, com 3 vitórias em 3 jogos, na segunda fase de grupos, que determinaria os 4 semifinalistas, acabou por ficar pelo caminho depois de uma derrotada com a Itália. Também a Espanha não foi capaz de tirar proveito do facto casa ficando-se no último lugar da 2ª fase de grupos, depois de ter perdido com a Alemanha e empatado com a Inglaterra.
Uma das maiores figuras dessa prova acabou por ser o italiano Paolo Rossi, que se tornou também o melhor marcador da competição.


ases do mundial de espanha_santa nostalgia_contra capa_12092009

ases do mundial de espanha_santa nostalgia_int_12092009

ases do mundial de espanha_santa nostalgia_cromo platini_12092009

ases do mundial de espanha_santa nostalgia_maradona_12092009

Comentários

  1. Ante el fracaso del Combinado Español, hubo que resignarse con las canciones del gran Plácido Domingo: "Aúpa, España, Aúpa" y "El Mundial"( a ritmo de pasodoble........)

    ResponderEliminar
  2. Necesidad absolutamente imperiosa de que España cuente con un "Alfredo di Stéfano" o un "Marcos Antonio Senna", para poder afrontar con mínimas garantías un Campeonato Mundial de Fútbol......?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF