06/09/2009

Pequenos livros - Temas em 25 000 palavras - Agência Portuguesa de Revistas


Tenho na minha biblioteca uma colecção de pequenos livros cujos temas são, supostamente, desenvolvidos em 25 000 palavras. Digo supostamente porque obviamente nunca fiz essa contagem para confirmar mas também creio que esse rigor acaba por ser irrelevante para o caso. Mais palavra menos palavra..., mais arroba menos quintal..., como soí dizer-se.
A colecção que possuo comporta 12 números, correspondentes a outros tantos temas, mas desconheço se para além destes foram publicados outros já que na contra-capa dos livrinhos é referido como "alguns dos temas que pode conhecer em 25 000 palavras", deixando supor, pelo sentido, que poderão existir mais. Desconheço esse facto.
Cada livrinho tem as dimensões de 73 x 105 mm, cada um com aproximadamente entre 160 a 170 páginas. Apresentam uma espessura de 8 mm que permite o título e numeração na lombada.
Os temas abordados, como se poderá verificar, são todos eles interessantes e, apesar de resumidos tendo em conta o formato e o tal conceito das 25 000 palavras, apresentam um desenvolvimento bastante completo, ideal para estudantes ou, como diz o remate do título de cada tema, "para o homem que tem pressa".
Os livros não referem a data, mas tudo indica que sejam uma edição de meados dos anos 60. Os livrinhos foram editados pela Agência Portuguesa de Revistas com o copyright a pertencer à editora espanhola de Francisco Bruguera, também conhecida pelas suas excelentes colecções de cromos, algumas das quais foram editadas em Portugal pela Agência Portuguesa de Revistas nos anos 50 e 60.
Este formato reduzido, era realmente um formato de bolso, não do casaco mas da camisa, bastante fácil e cómodo de ler mesmo em circunstâncias peculiares como seja, deitado. O tamanho nunca foi, pois, um motivo para se deixar de ler livros.

25000 palavras santa nostalgia 03
25000 palavras santa nostalgia 04
25000 palavras santa nostalgia 01
25000 palavras santa nostalgia 02

2 comentários:

  1. Sí, recuerdo que también se hacía publicidad en España de esos libros de 25.000 palabras, sobre los años 70.........

    ResponderEliminar
  2. cantinhodacasa07/09/09, 22:06

    Como é possível recuperar todos testemunhos?
    Maravilhosa nostalgia.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: