21/09/2009

Roja Plix – Loção plixante para a sua mise-en-plis

 

roja plix_santa nostalgia 01

roja plix_santa nostalgia 02

Confesso que não percebo nada de termos e conceitos ligados ao tratamento ou corte de cabelos, principalmente das senhoras. Para mim, corte de cabelo é à máquina zero, pente dois ou três, risco ao meio (tipo Paulo Bento), risco ao lado, e pouco mais. Por mim o barbeiro é visitado dus ou três vezes ao ano e chega. Já quanto às senhoras, sempre ao ritmo das modas, são um poço de despesas e à custa delas os cabeleireiros ou salões de beleza são bons negócios, desde há muito.

Neste contexto achei piada a este duplo cartaz publicitário publicado algures em Setembro de 1969, ou seja, há precisamente 40 anos.

O produto em causa, o ROJA-PLIX,  é uma loção para o tratamento mis-en-plis (termo francês) e parece que servia para “disciplinar” os cabelos e fazer uns belos e ondulados caracóis, passe a quase redundância, e outros feitios curiosos que marcavam a moda nos anos 60. Achei interessante a banda desenhada, com a menina que visitou a praia das Maçãs, bem como o termo “plixante”, pelos vistos exclusivo do mundo dos cabeleireiros já que o dicionário português não tem a definição.

3 comentários:

  1. Fantástico,este blog! Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Albertina,
    obrigado pelo elogio.
    Volte sempre!

    ResponderEliminar
  3. Será que ainda se vende?
    É muito antigo, mas a verdade é que era um produto muito bom! Lembro-me bem de, nos inícios dos 70's, pôr uma ampola de plix no cabelo da minha mãe quando ela fazia a 'mise'. Nesses tempos, também se usava, por vezes, cerveja ou água com açúcar em substituição do plix, para fixar bem a ondulação e manter o penteado mais tempo... gostei de recordar :)

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: