Confesso que não percebo nada de termos e conceitos ligados ao tratamento ou corte de cabelos, principalmente das senhoras. Para mim, corte de cabelo é à máquina zero, pente dois ou três, risco ao meio (tipo Paulo Bento), risco ao lado, e pouco mais. Por mim o barbeiro é visitado dus ou três vezes ao ano e chega. Já quanto às senhoras, sempre ao ritmo das modas, são um poço de despesas e à custa delas os cabeleireiros ou salões de beleza são bons negócios, desde há muito.
Neste contexto achei piada a este duplo cartaz publicitário publicado algures em Setembro de 1969, ou seja, há precisamente 40 anos.
O produto em causa, o ROJA-PLIX, é uma loção para o tratamento mis-en-plis (termo francês) e parece que servia para “disciplinar” os cabelos e fazer uns belos e ondulados caracóis, passe a quase redundância, e outros feitios curiosos que marcavam a moda nos anos 60. Achei interessante a banda desenhada, com a menina que visitou a praia das Maçãs, bem como o termo “plixante”, pelos vistos exclusivo do mundo dos cabeleireiros já que o dicionário português não tem a definição.
Fantástico,este blog! Muitos parabéns.
ResponderEliminarAlbertina,
ResponderEliminarobrigado pelo elogio.
Volte sempre!
Será que ainda se vende?
ResponderEliminarÉ muito antigo, mas a verdade é que era um produto muito bom! Lembro-me bem de, nos inícios dos 70's, pôr uma ampola de plix no cabelo da minha mãe quando ela fazia a 'mise'. Nesses tempos, também se usava, por vezes, cerveja ou água com açúcar em substituição do plix, para fixar bem a ondulação e manter o penteado mais tempo... gostei de recordar :)