Tele Semana - Caderneta Motocromos

 caderneta cromos motocromos telesemana_santa nostalgia 11092009 1

Estávamos em 1976 e a Tele Semana era a revista semanal que nos dava conta da programação da televisão, na altura apenas a RTP com os seus dois canais. Para além disso, a revista trazia diversos assuntos do mundo do espectáculo e temas de sociedade. Um pouco dentro da linha das revistas similares actuais, diga-se,  mas sem a quase pornografia.

Nessa altura, a Tele Semana trazia ainda um suplemento dedicado ao popular concurso da RTP "Terra a Terra, Minha Gente", apresentado pelo já saudoso Raúl Solnado. Para além do artigo que semanalmente falava sobre a realidade de um dos distritos de Portugal, na parte interior da contra-capa desse suplemento eram publicados semanalmente dois cromos de uma colecção chamada Motocromos.

Os cromos foram distribuídos no suplemento da revista desde a edição Nº 151 a 165, ou seja, ao longo de 15 semanas. Como se depreende pelo nome, os cromos eram dedicados ao mundo dos motociclos. Cada cromo representava um modelo de motociclo e as suas características técnicas.
Esses cromos, depois de recortados, podiam ser colados numa caderneta que tinha sido distribuída para o efeito. A colecção era de 30 cromos. Na caderneta existia um cupão que depois de preenchido poderia ser remetido à redacção da Tele Semana para entrar num sorteio de uma moto de modelo Honda CB 125.

A data limite de entrega dos cupões era o dia 30 de Abril de 1976 e o sorteio seria efectuado em 14 de Maio de 1976.
A caderneta tem as dimensões de 140 x 190 mm e para além dos espaços destinados à colagem dos cromos, exibia nas margens inferiores das páginas a publicidade das diversas empresas patrocinadoras do concurso.

Resta acrescentar que, apesar de ainda não ter idade para conduzir moto, decidi participar, coleccionando e enviando o cupão, mas, infelizmente, a moto foi parar a outras mãos.
Aqui ficam algumas imagens da caderneta Motocromos.

caderneta cromos motocromos telesemana_santa nostalgia 11092009 4
caderneta cromos motocromos telesemana_santa nostalgia 11092009 2
caderneta cromos motocromos telesemana_santa nostalgia 11092009 3
honda cb 125 santa nostalgia

Honda CB 125, o modelo de moto a que ficavam habilitados os coleccionadores da caderneta Motocromos.

Comentários

  1. Fernando Gonzalez17/01/12, 11:22

    Bom dia, aproveito para dizer que o blog está muito interessante.
    Quanto à Tele-semana também lançou em 1976 uma caderneta para um concurso, designado de tele cabeças.
    Ou seja saiam umas cabeças na tele semana para recortar e colar numa caderneta, em que parte do corpo já lá estava, era só colar no corpo certo.
    Tenho um exemplar.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF