Para a época futebolística de 80/81, a editora Mabilgráfica lançou no mercado a colecção de cromos “Ídolos de Portugal”.
A caderneta apresenta as dimensões de 210 x 294 mm (folha A4), com 40 páginas e 256 cromos.
Para além das 16 equipas do Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão, são ainda representados os ídolos do passado das três grandes equipas, o SL Benfica, FC do Porto e Sporting CP. Estes ídolos do passado são cromos em caricatura, pela mão do mestre Francisco Zambujal.
Cada equipa que integra a caderneta é composta por 13 cromos, correspondendo a 11 jogadores, emblema e equipa em formação num cromo com o dobro do tamanho dos normais. Cada cromo normal tem as dimensões generosas de 57 x 85 mm.
Cada equipa tem direito a duas páginas da caderneta e para além dos cromos, existe um espaço com dados de caracterização do clube. Em cada cromo, o jogador é representado em pose, a corpo inteiro, numa bela moldura representando a configuração do mapa de Portugal. Na zona esquerda, num fundo degradé, o cromo ostenta o emblema, nº do cromo, o nome do jogador, sua posição na equipa e a sua idade. A capa apresenta um belo grafismo, com o mapa de Portugal dividido pelas suas províncias preenchidas com imagens de acção de jogos de futebol.
Para mim, que tenho centenas de cadernetas, esta é uma das melhores colecções não só dos anos 80 como de sempre. Pela qualidade gráfica, qualidade das fotografias, pelos dados que comporta, pelo tamanho e quantidade dos cromos e ainda pelos cromos adicionais em caricaturas. Por conseguinte, foi uma das cadernetas que coleccionei com gosto e paixão.
Apesar da qualidade e beleza desta colecção editada pela Mabilgráfica, uma profícua editora dos anos 80, com sede na Amadora, a “Ídolos de Portugal” é uma caderneta relativamente abundante, aparecendo com frequência em sítios de venda a preços relativamente baratos. Em contrapartida, outras cadernetas de fraca qualidade mas raras, atingem preços muito mais substanciais. Particularidades do coleccionismo.
*
*
*
¿Joao- Luvas Pretas- Alves?
ResponderEliminarEsta nostalgia é simplesmente fantástica.
ResponderEliminarAbraço
filomeno2006,
ResponderEliminaro João Alves foi uma importante figura do Benfica, mas ainda não tem o estatuto de Ídolo.Neste momento não posso confirmar, mas penso que faz parte desta colecção.
+++++
Na temporada seguinte - 1975/76 - o Boavista FC ficou em 2º lugar tendo João Alves sido o melhor marcador da equipa com 15 golos.
Foi um dos primeiros jogadores a triunfar no estrangeiro com a ida para Salamanca na época de 1976/77.
Jogou no Benfica durante quatro épocas, entre 1978 e 1983, com um interregno de um ano em que alinhou no Paris Saint-Germain (79/80).
Na época 1983/84 regressou ao Boavista. Em Março de 1985 assumiu o lugar de treinador do Boavista.
Enquanto jogador foi Internacional pela Selecção Nacional - A por 35 vezes tendo marcado 3 golos.
Actualmente é treinador de futebol, possuindo uma academia de futebol, a “Escola de Futebol Luvas Pretas”. Em 2007 regressou ao Benfica como novo responsável pela prospecção do Sport Lisboa e Benfica.
cantinhodacasa,
ResponderEliminarde facto, as colecções de cromos são uma das indeléveis recordações dos nossos tempos de criança e adolescente. Depois ficou o "bichinho" e hoje, mesmo adultos, continuamos ligados ao coleccionismo dos cromos.
Compro Cromos da Coleção ÍDOLOS DE PORTUGAL (Edições Mabilgrafica)
ResponderEliminarCROMOS EM FALTA:12-17-22-28-38-58-126-149-160-175-181-199-208-227-229-241-242-249-254
Quem tenha e queira vender/trocar... Contacto: estevesjose@portugalmail.pt
Gostava muito de terminar esta coleção dos tempos de infância (finais anos 70 / inicio dos 80)
Obrigado
faltam-me alguns
ResponderEliminar