Caderneta de cromos de futebol “Ídolos de Portugal” – 80/81 - Mabilgráfica

 

Para a época futebolística de 80/81, a editora Mabilgráfica lançou no mercado a colecção de cromos “Ídolos de Portugal”.

A caderneta apresenta as dimensões de 210 x 294 mm (folha A4), com 40 páginas e 256 cromos.

Para além das 16 equipas do Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão, são ainda representados os ídolos do passado das três grandes equipas, o SL Benfica, FC do Porto e Sporting CP. Estes ídolos do passado são cromos em caricatura, pela mão do mestre Francisco Zambujal.

Cada equipa que integra a caderneta é composta por 13 cromos, correspondendo a 11 jogadores, emblema e equipa em formação num cromo com o dobro do tamanho dos normais. Cada cromo normal tem as dimensões generosas de 57 x 85 mm.

Cada equipa tem direito a duas páginas da caderneta e para além dos cromos, existe um espaço com dados de caracterização do clube. Em cada cromo, o jogador é representado em pose, a corpo inteiro, numa bela moldura representando a configuração do mapa de Portugal. Na zona esquerda, num fundo degradé, o cromo ostenta o emblema, nº do cromo, o nome do jogador, sua posição na equipa e a sua idade. A capa apresenta um belo grafismo, com o mapa de Portugal  dividido pelas suas províncias preenchidas com imagens de acção de jogos de futebol.

Para mim, que tenho centenas de cadernetas, esta é uma das melhores colecções não só dos anos 80 como de sempre. Pela qualidade gráfica, qualidade das fotografias, pelos dados que comporta, pelo tamanho e quantidade dos cromos e ainda pelos cromos adicionais em caricaturas. Por conseguinte, foi uma das cadernetas que coleccionei com gosto e paixão.

Apesar da qualidade e beleza desta colecção editada pela Mabilgráfica, uma profícua editora dos anos 80, com sede na Amadora, a “Ídolos de Portugal” é uma caderneta relativamente abundante, aparecendo com frequência em sítios de venda a preços relativamente baratos. Em contrapartida, outras cadernetas de  fraca qualidade mas raras, atingem preços muito mais substanciais. Particularidades do coleccionismo.

 

cadernetra cromos idolos portugal sn01

cadernetra cromos idolos portugal sn02

cadernetra cromos idolos portugal sn03

cadernetra cromos idolos portugal sn04

cadernetra cromos idolos portugal sn05

cadernetra cromos idolos portugal sn06

*

*

*

Comentários

  1. ¿Joao- Luvas Pretas- Alves?

    ResponderEliminar
  2. cantinhodacasa25/10/09, 18:52

    Esta nostalgia é simplesmente fantástica.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. filomeno2006,
    o João Alves foi uma importante figura do Benfica, mas ainda não tem o estatuto de Ídolo.Neste momento não posso confirmar, mas penso que faz parte desta colecção.
    +++++
    Na temporada seguinte - 1975/76 - o Boavista FC ficou em 2º lugar tendo João Alves sido o melhor marcador da equipa com 15 golos.

    Foi um dos primeiros jogadores a triunfar no estrangeiro com a ida para Salamanca na época de 1976/77.

    Jogou no Benfica durante quatro épocas, entre 1978 e 1983, com um interregno de um ano em que alinhou no Paris Saint-Germain (79/80).

    Na época 1983/84 regressou ao Boavista. Em Março de 1985 assumiu o lugar de treinador do Boavista.

    Enquanto jogador foi Internacional pela Selecção Nacional - A por 35 vezes tendo marcado 3 golos.
    Actualmente é treinador de futebol, possuindo uma academia de futebol, a “Escola de Futebol Luvas Pretas”. Em 2007 regressou ao Benfica como novo responsável pela prospecção do Sport Lisboa e Benfica.

    ResponderEliminar
  4. cantinhodacasa,
    de facto, as colecções de cromos são uma das indeléveis recordações dos nossos tempos de criança e adolescente. Depois ficou o "bichinho" e hoje, mesmo adultos, continuamos ligados ao coleccionismo dos cromos.

    ResponderEliminar
  5. Compro Cromos da Coleção ÍDOLOS DE PORTUGAL (Edições Mabilgrafica)

    CROMOS EM FALTA:12-17-22-28-38-58-126-149-160-175-181-199-208-227-229-241-242-249-254

    Quem tenha e queira vender/trocar... Contacto: estevesjose@portugalmail.pt

    Gostava muito de terminar esta coleção dos tempos de infância (finais anos 70 / inicio dos 80)

    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma completa Tlm 910822399

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF