07/10/2009

Dia Nacional dos Castelos

 

Hoje, 7 de Outubro, é Dia Nacional dos Castelos.


Os castelos são símbolos presentes de tempos passados. Erigidos a granito pelo querer e força bruta do homem, estes monumentos assumiram no seu tempo posições estratégicas de defesa de regiões, territórios e cidades.

Dentro das suas muralhas ou ao redor das mesmas, floresceram vilas e cidades. Alguns de arquitectura tosca e rudimentar, mas outros como autênticas obras de engenharia e arquitectura militar.

Desde os mais discretos e elegantes até aos mais sólidos e consistentes, Portugal está semeado destes notáveis monumentos, repletos de História e de histórias, reais e lendárias. De norte a sul e de oeste a este, resistem ainda bons exemplos como verdadeiros e palpáveis pedaços da nossa nacionalidade, recordando os tempos de independência, expansão e defesa do território que é hoje o nosso Portugal. Alguns bem conservados e dinamizados pelas autarquias e associações, outros, porém, abandonados à sua sorte, padecendo as agruras do tempo e dos tempos, mas também da indiferença das entidades oficiais.

Esta importância e este testemunho destes nossos monumentos militares estão gravados na própria bandeira portuguesa com o simbolismo dos sete castelos.


Para além dos aspectos históricos ligados a estas construções, enquanto fortalezas militares, com origens que se perdem nas primeiras civilizações, os castelos sempre nos transmitiram os ecos desses longínquos tempos bem como das batalhas dentro e fora das suas torres e ameias. Muitas vezes palcos sangrentos de lutas senhoriais mas também de defesa de soberanias e identidades, de povos e nações.


Todo esse tempo, que decorre dos primeiros tempos do Condado Portucalense até à consolidação do país e depois todo o período da Idade Média até ao séc. XV, sempre exerceu em mim um fascínio especial, desde criança, desde que tomei contacto com os primeiros livros de História. Este fascínio era ainda alimentado pelos filmes e séries de TV, como o Robin Hood, a Flecha Negra, e na Banda Desenhada com Oliver (Robin dos Bosques) herói habitual da revista O FALCÃO e ainda as aventuras do PRÍNCIPE VALENTE, pela pena do mestre Hal Foster.

Como memória desta data, publicamos de seguida um conjunto de 16 imagens de outros tantos castelos, reproduções de um conjunto de cadernos escolares dos anos 70, editados pela Ambar, denominado “Colecção Castelos de Portugal”. Esta colecção, muito bonita, para além das gravuras dos diferentes monumentos, representadas nas capas, apresenta nas contra-capas as histórias de cada castelo. Tenho a colecção completa, com os 16 cadernos, em estado de novos.

É uma colecção bem representativa dos castelos portugueses mas outros mais, igualmente belos e repletos de História, poderiam aqui ser lembrados, como o Castelo de Linhares da Beira, o Castelo de Celorico da Beira, o castelo de Trancoso, de Penela, do Lindoso, de Lamego, de Chaves, de Ansiães, de Belmonte, de santaré, de Tomar, de Sesimbra, do Marvão, de Arraiolos, do Alandroal e muitos outros, incluindo os fortes de Valença e Almeida.

 

castelo de guimares santa nostalgia 01

castelo de s jorge santa nostalgia 02

castelo de beja santa nostalgia 03

castelo da feira santa nostalgia 04

castelo de estremoz santa nostalgia 05

castelo de porto de mos santa nostalgia 06

castelo de almourol santa nostalgia 07

castelo de obidos santa nostalgia 08

castelo de penedono santa nostalgia 09

castelo de lanhoso santa nostalgia 10

castelo da lousa santa nostalgia 11

castelo de sabugal santa nostalgia 12

castelo de pombal santa nostalgia 13

castelo de leiria santa nostalgia 14

castelo de silves santa nostalgia 15

castelo de alter do chao santa nostalgia 16

*

*

*

5 comentários:

  1. lindos os nossos castelos!!!
    venho retribuir a visita ao meu blog, fiquei cliente deste cantinho aqui!

    ResponderEliminar
  2. lindos os nossos castelos!!!
    venho retribuir a visita ao meu blog, fiquei cliente deste cantinho aqui!

    ResponderEliminar
  3. cantinhodacasa08/10/09, 23:03

    São muitos os castelos que marcam a história do nosso país.
    Dois deles ficam bem perto de Braga.
    O castelo de Guimarães, que há anos não o visito, e o castelo de Lanhoso, no concelho onde trabalho, Póvoa de Lanhoso.
    Gostei destas imsgens simples.
    cantinho

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante, não só a qualidade do desenho mas a qualidade da memória que nos deixa.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom post. Não sabia da existência deste material.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: