Hoje trazemos à memória a caderneta de cromos de caramelos “Jogadores da Bola”, uma edição da Fábrica de Confeitaria Produtos Altesa, L.da.
Esta colecção de cromos de caramelos é referenciada à época futebolística de 57/58, sendo que representa equipas que nessa época não integraram os participantes oficiais, tais como o V. Guimarães, Boavista, Sc Farense e Sp. da Covilhã, bem como, em contrapartida, omitiu clubes participantes, casos do Oriental de Lisboa e GD da CUF, tanto mais que a caderneta engloba 16 equipas contras as 14 oficiais, um desacerto que de resto não era novidade nas colecções de então.
Equipas representadas: Sporting, SL Benfica, FC Porto, CF Belenenses, Académica de Coimbra, Lus. de Évora, V. Setúbal, FC Barreirense, Caldas SC, SC Braga, Salgueiros, Torriense, V. Guimarães, Boavista FC, SC Farense e Sp. da Covilhã.
A caderneta, que apresenta na capa uma vistosa ilustração com uma cena de jogo do derby lisboeta e nacional Benfica – Sporting, segue a estrutura clássica de 11 cromos por página, com jogadores representados a corpo inteiro em pose num fundo amerelo e verde, que dá bom efeito ao conjunto dos cromos colados numa grelha floreada.
Como não podia deixar de ser, esta colecção tem a magia e nostalgia de todas as colecções de cromos de caramelos.
*
*
*
Sou autor do blogue "Glórias do Passado", in www.gloriasdopassado.pt.vu, espaço especialmente dedicado ao Vitoria de Guimarães e onde são recordadas historias e personagens do passado.
ResponderEliminarPara elaborar esse trabalho foi coleccionando varios artigos dedicados ao Vitoria, especialmente, colecções de futebol.
Assim, se fosse possivel, gostaria que me enviassem, com a maxima qualidade possivel, a pagina do Vitoria de Guimarães nesta colecção Jogadores da Bola 57/58 - Altesa.
Email: gloriasdopassado@gmail.com
Obrigado
Alberto de Castro Abreu