Jogadores da Bola – 57/58 - Altesa

 

Hoje trazemos à memória a caderneta de cromos de caramelos “Jogadores da Bola”, uma edição da Fábrica de Confeitaria Produtos Altesa, L.da.

Esta colecção de cromos de caramelos é referenciada à época futebolística de 57/58, sendo que representa equipas que nessa época não integraram os participantes oficiais, tais como o V. Guimarães, Boavista, Sc Farense e Sp. da Covilhã, bem como, em contrapartida, omitiu clubes participantes, casos do Oriental de Lisboa e GD da CUF, tanto mais que a caderneta engloba 16 equipas contras as 14 oficiais, um desacerto que de resto não era novidade nas colecções de então.

Equipas representadas: Sporting, SL Benfica, FC Porto, CF Belenenses, Académica de Coimbra, Lus. de Évora, V. Setúbal, FC Barreirense, Caldas SC, SC Braga, Salgueiros, Torriense, V. Guimarães, Boavista FC, SC Farense e Sp. da Covilhã.

A caderneta, que apresenta na capa uma vistosa ilustração com uma cena de jogo do derby lisboeta e nacional Benfica – Sporting, segue a estrutura clássica de 11 cromos por página, com jogadores representados a corpo inteiro em pose num fundo amerelo e verde, que dá bom efeito ao conjunto dos cromos colados numa grelha floreada.

Como não podia deixar de ser, esta colecção tem a magia e nostalgia de todas as colecções de cromos de caramelos.

 

jogadores da bola altesa capa sn3

jogadores da bola altesa benfica cromo sn2

jogadores da bola altesa barreirense sn4

jogadores da bola altesa benfica cromo sn1

*

*

*

Comentários

  1. Sou autor do blogue "Glórias do Passado", in www.gloriasdopassado.pt.vu, espaço especialmente dedicado ao Vitoria de Guimarães e onde são recordadas historias e personagens do passado.

    Para elaborar esse trabalho foi coleccionando varios artigos dedicados ao Vitoria, especialmente, colecções de futebol.

    Assim, se fosse possivel, gostaria que me enviassem, com a maxima qualidade possivel, a pagina do Vitoria de Guimarães nesta colecção Jogadores da Bola 57/58 - Altesa.

    Email: gloriasdopassado@gmail.com

    Obrigado

    Alberto de Castro Abreu

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF