Do meu livro de leitura da segunda classe, relembro hoje uma interessante historinha, que de vez em quando ainda me vem à memória; Trata-se de "O rato do monte e o rato do moinho".
A história tem uma mensagem explícita que pode ser facilmente transportada para a vida real já que tantas vezes, a troco de estilos de vida aparentemente mais modernos e confortáveis, corremos alguns riscos a eles associados. Poderia dar inúmeros exemplos mas fica o exercício para quem quiser.
Neste caso concreto, o rato do monte, bastante magro devido às suas privações, mas nem por isso menos ágil e saudável, percebe perfeitamente que a vida regalada do seu amigo, gorducho porque vivia na fartura, acabou por ser a sua perdição e terminou na boca do gato, afinal no papel de destino, de fatalidade.
*
*
*
O meu livro da 2.ª classe foi citado no vosso post de 21 Outubro de 2008. Porém, tenho perfeitas recordações desta e de outras histórias que, provavelmente, parecerão ridículas para alguns... Mas basta-me olhar para esses livros, tão ingénuos, tão simples e eis-me de volta aos meus 7 anos... eheheheheh ...
ResponderEliminarQue graça esta historinha... Ainda, também, me recordo das historinhas do meu primeiro livro escolar, algumas decoradas! E, olha, faz tempo... Bom, recordar é viver, não é mesmo?!
ResponderEliminarFoi também o meu livro de leitura. Adorava ter um exemplar. Emprestamos e depois já não devolvem.....Saudades
ResponderEliminar