Ruy, o Pequeno Cid

 ruy pequeno cid caderneta capa sn2

Hoje trago à memória a série de animação "Ruy, o pequeno Cid".
A série "Ruy o pequeno Cid", uma co-produção da espanhola BRB Internacional e a japonesa Nippon Animation, bem na linha gráfica de séries de culto como Heidi, Marco, e outras mais, retrata-nos de forma característica, a infância do conhecido herói da História de Espanha, Rodrigo Diaz de Vivar, el Cid Campeador.

A série é de 1980 e comporta 26 episódios de cerca de 30 minutos cada.
Não sendo já uma criança, sempre que podia via a série com o mesmo agrado dos mais pequenos, até porque me trazia à memória as brincadeiras de "capa e espada" dos meus bons tempos de meninice.

A série teve muito êxito tanto em Espanha como em Portugal e à custa disso foram produzidos e comercializados diversos artigos que exploravam a fgura, nomeadamente roupas, jogos, livros, brinquedos, incluindo uma colecção de 9 miniaturas em PVC, coloridas, com as personagens da série, figuras monocromáticas e ainda uma caderneta de 238 cromos, que coleccionei, editada pela Disvenda, que quase sempre dedicava colecções a este tipo de séries animadas.

As páginas centrais da caderneta apresentam as diversas figuras da série, como o próprio Ruy, como a sua inseparável amiga Jimena, a burra Peca e muitas outras, como os seus pais D. Diego Lainez e Teresa, e ainda o primo Alvar, Jeremias, Irmão Sineiro, Constâncio, Munho, Galindo, Félix, Autolin, o rival Ordonho, entre outros.


ruy pequeno cid sn3

ruy pequeno cid sn2

ruy pequeno cid caderneta capa sn3

ruy pequeno cid caderneta capa sn4

ruy pequeno cid caderneta capa sn5

Comentários

  1. jungle monkey27/03/11, 19:49

    puxa meu caro amigo...isso era mesmo velhos tempos lembro-me vagamento dele..adorava ver os episodios..e ja nessa altura tambem heid,marco,belle e bastiao,tom sawyer,conan o rapaz do futuro uma dos meus favouritos...as series iam ate 26 ou mais,,ja nao me lembro...olisseys 31,bouba acho que e assim se chamava..um indio com um amigo urso...sei la..foi um sucesso para a minha juventude...parabems amigo...em portugues penso que era o titulo " rui,valente..

    ResponderEliminar
  2. Alguém têm cromos para esta colecção? Tenho alguns repetidos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF