Colecção Formiguinha – Editorial Majora

 

 

No universo dos livros infantis do meu tempo de criança, e de certamente de gerações anteriores e posteriores, a editora Majora tem um lugar especial, diria mesmo de primazia. Foram várias as colecçoes que marcaram de forma indelével o reino da imaginação e fantasia infantis nomeadamente com as chamadas histórias ou contos de fadas, a que acedia através da biblioteca itinerante da Gulbenkian.
Pessoalmente tenho exemplares de várias colecções de livros de contos infantis, nomeadamente  as mais luxuosas, como as séries Ouro e  Prata de “…e outros contos para crianças”, Varinha Mágica, Princesinha, Pintarroxo,  Pinto Calçudo, etç, mas, sobretudo, pelas suas características de formato e preço, destaco aqui a popular Colecção Formiguinha, que estou certo, encantou várias gerações de crianças e faz parte do seu imaginário.

Esta colecção, pelas escassas informações que tenho, teve pelo menos três séries, sendo que a primeira teve edição em meados dos anos 50, seguindo-se a segunda série, talvez nos anos 70 e a mais recente talvez dos anos 90. São informaçõees que entretanto pretendo confirmar.

A terceira série apresenta as mesmas capas da segunda, sendo que na contra-capa integra a informação gráfica adicional do código de barras.

A colecção é composta por 60 volumes no pequeno formato de 75 x 100 mm, com 16 páginas cada.

As capas das últimas séries são de autoria de Salvador e os desenhos interiores (4 a 5 por livro), a preto-e-branco, de César Abbot.

As histórias, são os resumos, adaptados por João Sereno, de conhecidos contos, predominantemente de origem tradicional e de Andersen, mas também dos Irmãos Grimm e Óscar Wilde, Perrault, Swift e do próprio adaptador.

A tarefa de adaptação, essencialmente redução dos originais, não terá sido fácil mas de um modo geral as historinhas condensam muito bem as versões originais.

 

coleccao formiguinha majora sn

formiguinha sn 15

formiguinha sn 01

formiguinha sn 02

formiguinha sn 05

formiguinha sn 03

formiguinha sn 04

formiguinha sn 06

formiguinha sn 07

formiguinha sn 08

formiguinha sn 09

formiguinha sn 10

formiguinha sn 11

formiguinha sn 12

formiguinha sn 13

formiguinha sn 14

Desculpem a desorganização numérica da reprodução de algumas das capas, mas, para já, foi o que se arranjou. Podem clicar nas imagens para visualizar em tamnho maior.

*

*

*

Comentários

  1. Tive tantos livros desta colecção.

    Há pouco tempo ainda comprei alguns, numa livraria/papelaria que ia fechar, e ofereci á minha afilhada.Adorou.

    ResponderEliminar
  2. Que saudades! Acho que os tive quase todos... Na altura, bem pequena mas já lendo bem, recebia 1 em troca de arrumar a cozinha toda á minha mâe e com que vontade eu arrumava. Era uma alegria.

    ResponderEliminar
  3. Já há muito tempo que procuro na internet referências ao Pinto Calçudo e é a primeira vez que encontro, tenho boas lembranças dessas histórias que ouvia contar no meu infantário. Gostava de saber se é possível colocar imagens no blog, agradecia profundamente. Marisa

    ResponderEliminar
  4. Uau.. Será que alguém me sabe dizer se consigo encontrar esses livros à venda ainda? e onde?
    Queria tanto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Tania Ramos. Tenho para venda a Colecção Completa que são 60 Historinhas Rigorosamente Novas. O custo são 40 euros por transferência Bancária mais Portes. Obrigada. O meu email para contacto: jspalmeira@gmail.com

      Eliminar
  5. ahahahah eu tenho o papagaio do capitao corneta :)

    ResponderEliminar
  6. Será que alguém tem para troca??
    Tenho repetidos e faltam me poucos ... obrigada

    ResponderEliminar
  7. gostava que podessem dizer e explicar como poderei adquirir a coleção da Formiguinha. Pois gostava de comprar para os meus filhos lerem uma coleção muito rica em conteúdo.
    O meu mail é Carlos_Cabedal@sapo.pt
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Tenho para venda a Colecção Completa (rigorosamente nova)que são 60 histórias. O custo são 40 euros por transferência bancária + portes. Também aceito pagamento contra entrega dos CTT. Obrigada. O meu email para contacto: jopocar@gmail.com

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Tem a colecção completa e como nova?
      Seria aceitável enviar à cobrança. Confesso que tenho um pequeno trauma com paramentos por transferência no OLX.

      Antecipadamente grata

      Bárbara Barbosa

      Eliminar
  8. Tenho cerca de 25 livrinhos da coleção Formiguinha. Refiro alguns no meu blogue

    ResponderEliminar
  9. Não acredito!!! Eu comprava um livro da formiguinha por semana em criança. Tinha-os presos num elástico castanhos para não os perder e devorava-os. Que belas recordações!

    ResponderEliminar
  10. Viva, se me puderem dizer onde arranjar a colecção completa, agradeço :=)

    fbc692000@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Tenho em meu poder a Colecção Completa da Formiguinha. É composta por 60 Historinhas e estão Rigorosamente Novas. Consigo arranjar mais do que uma Colecção. O preço são 41 euros já com Portes. Caso pretenda adquirir, contacte-me por email para o: jspalmeira@gmail.com - O pagamento será efectuado por transferência Bancária. Muito Obrigado

      Eliminar
    2. ola boa tarde! ainda tem os livros?

      Eliminar
    3. Bom dia Márcia Torres. Sim tenho. Obrigada

      Eliminar
  11. Eu também tenho a colecção completa, em óptimo estado, mas não dou, não troco, nem vendo a ninguém ! ehehehheheh

    ResponderEliminar
  12. tenho as historias da formiguiha.adoro ler mesmo com a idade que tenho.so me faltam 7 historias para ter a coleçao toda.se me poderem imformar omde emcontrar agradecia.
    vpatricia_varandas@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. eu tenho 51 livros da formiguinha e vendo por 50€, estao impecaveis ( so vendo todos)

    telem 919559504

    ResponderEliminar
  14. Tenho para venda a Colecção Completa das Historinhas da Formiguinha. São 60 na totalidade Rigorosamente Novas.O Valor são 42.50 euros e se quiserem por mais 8 euros forneço a Caixa Original das mesmas. Aos interessados(as) por favor contactem-me por email; jspalmeira@gmail.com. Sou de Braga e Colecciono Brinquedos Antigos Portugueses. Obrigados(as).

    ResponderEliminar
  15. Eu tenho a coleção completa em muito bom estado... e não vendo. Mas se aparecer um colecionador "louco" € 2.500,00 ihihihi

    ResponderEliminar
  16. Estão à venda no sitre da majora
    http://www.majora.pt/formiguinha

    ResponderEliminar
  17. Bom dia, adoro o vosso blog. Sou professora e fui aluna desta época. Ainda tenho todos os livros desta coleção.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF