26/02/2010

Filuminismo – Figuras de sempre

 

No final dos anos 70 a Fosforeira Portuguesa – Espinho, lançou uma interessante colecção de carteiras de fósforos, com o tema “Figuras de Sempre”, retratando figuras ou profissões típicas do nosso Portugal. Não faltam profissões ou figuras como o vendedor de gravatas, o pedinte, o calceteiro, o soldado, a varina, a empregada doméstica, o vendedor de castanhas, o bêbado, o amolador, a fadista, etc.

Ao todo são 24 carteiras, com outros tantos belos desenhos num estilo caricaturado e deveras peculiar. Não consegui obter o nome do artista. Ainda cheguei a alvitrar o nome de Abel Manta, mas o estilo….Talvez os leitores possam ajudar a esclarecer esta autoria. Infelizmente, neste aspecto de obtenção de informações e dados sobre o filuminismo em Portugal, de facto constata-se uma lacuna enorme de informação. Sendo um tema clássico do coleccionismo, porventura a par da filatelia e numismática, e deveras interessante pela beleza e diversidade de temas, impressiona negativamente que quase não exista informação ao nível da web. Mesmo o Museu dos Fósforos, sediado na cidade de Tomar, que representa uma das maiores colecções europeias, não disponibiliza qualquer informação online,  o que seria interessante até para incentivo deste coleccionismo em particular. Mas, enfim…é o que temos.

Esta colecção, “Figuras de sempre”, embora de estilo diferente, está dentro da temática de outra colecção similar da mesma fábrica, a “Figuras Típicas”, também dos anos 70.

 

filuminismo_profissoes_sn_1   filuminismo_profissoes_sn_2
     
filuminismo_profissoes_sn_3   filuminismo_profissoes_sn_4
     
filuminismo_profissoes_sn_5   filuminismo_profissoes_sn_6
     
filuminismo_profissoes_sn_7   filuminismo_profissoes_sn_8
     
filuminismo_profissoes_sn_9   filuminismo_profissoes_sn_10
     
filuminismo_profissoes_sn_11   filuminismo_profissoes_sn_12
     
filuminismo_profissoes_sn_13   filuminismo_profissoes_sn_14
     
filuminismo_profissoes_sn_15   filuminismo_profissoes_sn_16
     
filuminismo_profissoes_sn_17   filuminismo_profissoes_sn_18
     
filuminismo_profissoes_sn_19   filuminismo_profissoes_sn_20
     
filuminismo_profissoes_sn_21   filuminismo_profissoes_sn_22
     
filuminismo_profissoes_sn_23   filuminismo_profissoes_sn_24
     

filuminismo_profissoes_sn_vendedor de castanhas

filuminismo_profissoes_sn_varina

*
*

1 comentário:

  1. Sabe, eu sou do Brasil, e por grande sorte encontrei esse site. Mas e de uma beleza tao grande.. e esse post foi tao lindo, que senti a necessidade de falar com voces. Parabens pelo blog tao interessante, nunca mudem. Obrigada.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: