Linus – Coração de Leão

linus o leao 1

Em 1973 a RTP, a seguir ao almoço, logo a abrir a emissão, passava para gáudio da pequenada, onde me incluía, uma série de animação, "Linus", no orginal "Linus the Lionhearted", qualquer coisa como Linus Coração de Leão, numa analogia ao lendário rei inglês Ricardo.


A figura de Linus tem origem em 1960, nos Estados Unidos, como personagem publicitária, criado pela agência Ed Graham Productions, para a empresa  de cereiais Post General Foods.
A personagem teve tanto êxito que em 1964, patrocinada pela própria empresa, passou para uma série regular de TV, tendo sido produzidos 39 episódios de cerca de 15 minutos cada, em duas temporadas, exibidos entre 1964 e 1969 na CBS e depois na ABC.


Linus, como um leão que se preze, era o rei da selva de uma estranha ilha tropica, com estranhos habitantes, tais como Rory Raccoon, Billie Bird, Sascha Grouse, Sugar Bear, Granny Goodwitch, Dinny Kangaroo e o carteiro Loveable Truly, entre outros,  gerando situações próprias do mundo a animação.
A exemplo de outras séries da época, ainda no tempo do preto-e-branco, fazia por não perder um episódio.

linus o leao 2

linus o leao 3

Comentários

  1. Gostava muito do desenho e o nome não era Linus Coração de Leão e sim JANJÃO CORAÇÃO DE LEÃO, seu amigo urso Açúcar e o chinezinho que não me lembro o nome, mas o chavão não me sai da cabeça: "Molal da histólia... patati patatá
    abraços. Estou, há algum tempo procurando o desenho com a dublagem brasileira que era ótima. Se não me engano o Janjão era dublado pelo mesmo dublador de SHAZZAM, o gênio. O Urso Açúcar tinha uma voz meio gripada, era muito engraçado. Sei que um dos dubladores trabalhava na Praça é nossa.

    ResponderEliminar
  2. Não sei i nome do ator, mas era quem fazia o mendigo, da Praça é Nossa, com o bordão - Meu caro colega - fez a dublagem de muotos personagens, assim como Lima Duarte, também!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi.. A Praça da Alegria, que mais tarde virou, a Praça é nossa, teve dois mendigos. O primeiro foi Jorge Loredo (o Zé bonitinho), nos anos 50 até os anos 70, depois veio o Borges de Barros, que ficou mais tempo nos anos 70 e 80. Borges de Barros fazia a voz do Moe (dos Três Patetas) e do Dr.Smith (de Perdidos no espaço). Ambos morreram bem longevos...Zé Bonitinho com quase 90 anos e Borges com 84 anos. Ano passado e este ano, foram bem duros para a dublagem, muitos bons dubladores "das antigas" morreram pela praga do nosso século.
      Abração

      Eliminar
  3. A dublagem original foi feita pela Cinecastro .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF