07/02/2010

Vós sereis o Meu Povo – Catecismo do 2º ano

 

Vós sereis o Meu Povo, é um catecismo elementar do 2º ano da Catequese, mandado imprimir em 1970, pelo Secretariado Nacional da Catequese.

Trata-se de uma adptação autorizada da versão francesa “Vous serez mom peuple”. Apresenta um grafismo e programa mais ligeiros, certamente menos clássico, que a linha do popular Catecismo Nacional que vigorou nos anos 50 e 60.

O catecismo tem a dimensão de 150 x 205 mm, 96 páginas e 31 lições. Ao contrário do clássico Catecismo Nacional, este volume é enriquecido sobretudo com fotografias a preto-e-branco. As poucas ilustrações, incluindo mapas, são da autoria de Baptista Mendes, que nessa altura também ilustrou os livros de religião do ensino primário, de que noutra ocasião falaremos.

Como curiosidade, segundo uma nota da edição, “a aprovação desta edição portuguesa é válida enquanto não estiver completo o texto actualizado do Catecismo Nacional Português, que se espera seja concluído com a urgência possível”.

 

catecismo 2ano sn1

catecismo 2ano sn2

catecismo 2ano sn3

catecismo 2ano sn4

Outros tópicos sobre catecismos:

O meu catecismo da primeira classe - “Doutrina Cristã – Catecismo Nacional - Vol. I"
Catecismos da Primeira Comunhão
"Que quereis de nós, Senhor?" - Catecismo da segunda classe
O Natal nos catecismos - I
- "Quem sóis Vós, Senhor?" - Catecismo do 1º ano - Iniciação

*

*

*

2 comentários:

  1. vitor martinez07/02/10, 22:59

    Vim aqui encontrar neste blog recordações que, algumas delas, já estavam algo adormecidas na minha memória!

    só por isso valeu a pena ter aqui chegado e ter dado um olhar por este blog, ainda que fugidio.

    convido-o a visitar o blog "OS BARDINOS", que administro, de um grupo tertúlico paço-arcuense, com rapazes de idade já algo respeitável e ao qual, grupo, não deixarei de recomendar vivamente a visita a este blog.

    com a devida vénia, permita-me que referencie num post do blog d'"OS BARDINOS" algo que me deixou quase de lágrima ao canto do olho, pois foi uma daquelas recordações guardadas lá bem no fundo e que de repente apareceu.

    Trata-se da referência aos famosos cartões-brindes populares de que eu, quando miúdo, era fã e que agora, ao fim de muitos anos, vejo novamente referenciados.

    bem-haja!!!

    vitor martinez

    OS BARDINOS: http://osbardinos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. O meu catecismo foi este...

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: